Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Conduta Rural em Destaque

31/08/2005

:. Do mesmo autor
Comportamento Organizacional - Desafios da Gerência do Agronegócio.

Mudando a Conduta Rural

Conduta Rural Motivada

Vendendo para o Agronegócio

O Triângulo do Atendimento Rural

A gestão de pessoas no agronegócio

Arrumação e venda de produtos da agricultura familiar

Qualidade de Vida Rural

Gestão Comercial do Agronegócio – Novos Paradigmas

Modelo Técnico – Caminho do Agonegócio

Serviço Rural – Um Diferencial Competitivo

Comunicação informal no campo

Comportamento Organizacional - Craitividade Perdida

Comportamento Organizacional - Ousadia e Criatividade na Gestão de Pessas do Agronegócio

Comportamento organizacional – Cooperação Rural

Comportamento Organizacional - Educando a Organização Rural

Competência - caminho do sucesso

Conduta Empreendedora e Comunicação

Capital intelectual – instrumento de estímulo à renovação e ao desenvolvimento

Nesse artigo daremos a você – pequeno, médio ou grande produtor rural – uma visão geral do que vem a ser a Conduta Rural. Ela representa um campo de estudo que se dedica a investigar o impacto, ou seja, o que acontece quando indivíduos, grupos e a estrutura da organização interagem e os efeitos dessa interação sobre o comportamento de todas as pessoas ligadas ao trabalho campesino, sejam elas clientes internos (empregados) ou externos (consumidores finais dos produtos e serviços oriundos da produção rural).

O objetivo dessa área de estudo é aplicar os conhecimentos adquiridos em prol do aprimoramento da eficácia do trabalho desenvolvido no campo, bem como desenvolver condutas nos produtores rurais que possam facilitar a execução de suas tarefas diárias de forma mais adequada e saudável.

A Conduta Rural tem como foco principal o estudo de temas voltados a: motivação, comportamento de liderança e poder, comunicação interpessoal, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, desenvolvimento e percepção de atitudes, processos de mudanças, conflito, dimensionamento e pressão do trabalho, dentre outros.

Os comportamentos, de forma geral, são previsíveis, e o estudo sistemático deles representa um meio de se fazer previsões razoavelmente precisas. Quando falamos de estudo sistemático queremos dizer: observar os relacionamentos que ocorrem entre as pessoas (interpessoal), tentando atribuir causa e efeitos e baseando nossas conclusões ou evidências científicas em dados coletados sob condições controladas e medidos e interpretados de maneira razoavelmente rigorosa.

Nos dias de hoje a força de trabalho está, cada vez mais, diversificada – isso significa que o trabalho no campo está se tornando mais heterogêneas no que se refere à gênero, raça e etnia. Essas diferenças, se administradas de forma positiva, podem aumentar a criatividade e a inovação campesina, bem como aprimorar a tomada de decisão, oferecendo perspectivas diferentes para os problemas. Por outro lado, quando as diferenças não são tratadas adequadamente, existe um potencial maior para a entrada e saída (rotatividade) de pessoal na área rural, mais dificuldade de comunicação entre os empregados e mais conflitos entre as pessoas do campo.

Mas o que significa administrar? Administrar pode ser descrito como aprender a tomar decisões num ambiente de longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade. O mundo, na atualidade, é caracterizado pela velocidade em que as coisas acontecem – tudo muda de uma forma muito rápida. Assim sendo, administradores e empregados devem ajustar-se aos processos de mudança que ocorrem na vida moderna. Precisamos aprender a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade, em qualquer cenário e principalmente no âmbito rural.

O estudo da Conduta Rural pode oferecer orientações importantes que ajudarão os pequenos, médios e grandes produtores rurais a entenderem melhor o mundo de trabalho em constante mudança, a vencer a resistência à mudança e a criar uma cultura que possa obter lucro num ambiente rural de mudança.

Atualmente as pessoas que trabalham na realidade rural estão quase sempre se defrontando com dilemas éticos – situações nas quais são obrigados a definir a conduta correta e a errada. O pequeno, médio ou grande administrador rural, moderno, precisa criar um clima ético e saudável para que os empregados possam executar o trabalho de forma produtiva e não tenham dúvidas com relação ao que constitui um comportamento certo ou errado. Essas são algumas das áreas de interesse que fazem parte da pesquisa em Conduta Rural.

Algumas disciplinas são de vital importância para a pesquisa e o desenvolvimento da Conduta Rural, são elas: Psicologia, Sociologia, Psicologia Social, Antropologia e a Ciência Política.

José Carlos CairesEnvie um email!
Técncio de Nível Superior II - EMBRAPA/CPATC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Conduta Rural
    Bastante esclarecedor. Bem interessante, claro e coeso com as realidades atuais no campo.
    Maria Sulley Barreto - 10/08/09 21:41

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br