Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Conduta Rural Motivada

02/11/2005

:. Do mesmo autor
Comportamento Organizacional - Desafios da Gerência do Agronegócio.

Conduta Rural em Destaque

Mudando a Conduta Rural

Vendendo para o Agronegócio

O Triângulo do Atendimento Rural

A gestão de pessoas no agronegócio

Arrumação e venda de produtos da agricultura familiar

Qualidade de Vida Rural

Gestão Comercial do Agronegócio – Novos Paradigmas

Modelo Técnico – Caminho do Agonegócio

Serviço Rural – Um Diferencial Competitivo

Comunicação informal no campo

Comportamento Organizacional - Craitividade Perdida

Comportamento Organizacional - Ousadia e Criatividade na Gestão de Pessas do Agronegócio

Comportamento organizacional – Cooperação Rural

Comportamento Organizacional - Educando a Organização Rural

Competência - caminho do sucesso

Conduta Empreendedora e Comunicação

Capital intelectual – instrumento de estímulo à renovação e ao desenvolvimento

Para alguns, pouco importa o local onde trabalham – seja numa pequena, média ou grande propriedade rural. O que conta é o pagamento sair religiosamente no dia certo. Não há importância se a atividade rural é conhecida ou desconhecida, se possui problemas ou não. Mesmo sendo eficientes, são alheias ao fato da empresa campesina um ser vivo. Relacionam-se friamente – lembrando peças de uma máquina em funcionamento.

Estes trabalhadores podem executar de forma adequada as tarefas sob sua responsabilidade; se torna, entretanto, extremamente difícil motivá-los a caminhar um pouco além – caso apareça a necessidade de alguma mudança.

Até uma liderança carismática e forte, totalmente convencida das vantagens advindas de uma mudança na estrutura da organização ou na forma de se executar o trabalho, encontrará grande dificuldade em motivá-los a sair da indiferença e integrar-se, totalmente, no processo de mudança.

De onde vem essa frieza em relação à empresa rural? Certamente do pouco contato com os fatos e as pessoas a criaram e a mantiveram. Dos problemas que a organização passou, de suas histórias, das crenças e dos mitos que ali nasceram e que ditaram as regras de postura e comportamento.

Contratar um empregado significa muito mais do que simplesmente pagar pelos serviços profissionais de um indivíduo – significa inserir um elemento vivo na já vibrante cultura da empresa rural. Adaptá-lo nessa cultura é provê-lo de todas as informações que possam ajudá-lo a criar e manter um vínculo pessoal com a realidade do campo. É uma maneira de tentar garantir que cada empregado guarde em si o potencial de colaborar na edificação de um novo capítulo na história da empresa campesina, com a mesma paixão e a mesma dedicação de quem busca o próprio sucesso e a própria felicidade.

Quem deverá conduzir esse importantíssimo processo de integração do empregado recém chegado? O mais experiente (supervisor): aquele que ensinará e acompanhará, passo a passo, a execução das tarefas diárias. Mas como deverá fazê-lo, do seu jeito ou do jeito que o empregado se sinta bem? Vamos refletir um pouco!

O supervisor (o mias experiente) acostumado a mandar acha muito natural que sua vontade seja respeitada pelos empregados – sempre. A autoridade passa a ser uma coisa tão familiar que o seu exercício é feito indiscriminadamente, sobre tudo e todos, em ocasiões adequadas ou não.

Não é sempre que os experientes lidam com os novatos, assim como há assuntos e ocasiões nos quais não é necessário que prevaleçam somente o seu gosto ou o seus próprios ponto de vista.

Refletir sobre a oportunidade de determinar algo é um passo na direção certa para quem procura aprimorar seu relacionamento com os demais. Ouvir os empregados e respeitar suas vontades sempre que possível, faz com que se sintam reconhecidos e aceitos, aumentando sua auto-estima e confiança.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


José Carlos CairesEnvie um email!
Técncio de Nível Superior II - EMBRAPA/CPATC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • comentários artigo.
    O artigo além de ser de excelente qualidade, apresenta uma grande relexão sobre o tema da motivação no trabalho; tanto no âmbito urbano, quanto no rural. Gostaria de receber mais informações sobre o assunto motivação de pessoas. Diogo Morais.
    Diogo Morais - 21/11/05 19:59

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br