Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Conservação de Forragens no Cariri Paraibano.

04/01/2010

:. Do mesmo autor
Os serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil

Garantia safra: um programa de convivência com o semi-árido.

Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil

O Cariri paraibano está situado na região semi-árida do Nordeste Brasileiro, caracterizada principalmente por apresentar precipitações médias anuais iguais ou inferiores a 800 mm, insolação média de 2.800 h/ano, médias anuais de temperatura 23 a 27° C, regime irregular das chuvas (espaço/tempo), domínio do ecossistema Caatinga.

As condições climáticas do semi-árido condicionam as atividades econômicas, se voltarem para a agropecuária. Mas as lavouras alimentares geralmente apresentam produtividades baixas, devido principalmente à irregularidade das chuvas e os sistemas produtivos utilizados. Mediante estes fatos, a pecuária prevalece contribuindo substancialmente na estabilidade econômica dos agricultores do semi-árido. Entretanto, um dos maiores entraves tecnológicos para o êxito desta atividade é a produção de forragens para os rebanhos, em especial no período de estiagem. O principal objetivo desse artigo é relatar a aplicação de técnicas de conservação de forragem adotada\ realizada por produtores rurais do Cariri paraibano.

Com a orientação da Emater – PB, através do escritório local do município de Santo André – PB, os produtores rurais desse município, está adotando a técnica de Ensilagem a fim de viabilizar a exploração pecuária. A Ensilagem é uma técnica que consiste em preservar forragens por meio de fermentação anaeróbica, após o seu corte, picagem, compactação e vedação em silos.

O silo utilizado pelos produtores é do tipo superfície, onde a forragem é picada sobre uma camada de palha (para drenar a umidade da silagem e impedir o contato do solo com a forragem). A cada camada de 20 cm de material colocado, o mesmo é compactado, sobrepondo- se as camadas até atingir uma altura média de 1,2 m na parte central e nas bordas deixam-se uma altura menor, dando então um formato abaulado ao silo.

Após a última camada de forragem, é colocada uma lona preta impermeável cujas beiradas foram presas em valetas ao lado do silo. Sobre a lona foi colocado uma camada fina de areia, para ajudar na compactação, expulsão do ar da superfície e proteção da lona contra os raios solares. As principais forragens usadas pelos produtores são: Sorgo Forrageiro, Milho, Maniçoba e Capim Elefante.

A Ensilagem é um método de conservação que oferece uma menor dependência das condições climáticas da região, e que garante o fornecimento de alimento volumoso de qualidade e na quantidade adequada para os animais nos períodos de escassez de forragens, (período seco), contribuindo assim de forma fundamental na estabilização da atividade e, consequentemente na maximização dos índices da produção pecuária no município.

Sivaldo Ramos dos SantosEnvie um email!
Extensionista Rural - Emater - PB

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • conservação de forrafens no cariri paraibano
    Para que o sertanejo criador renha sustentabilidade é necessário que encontre meio para alimentar seu rebanho, mesmo sabendo que para alguns, a situação financeira não permite a eleboração de um silo, mesmo o mais barat. Seu artigo é muito importante, parabéns. Abraços José Martins de Souza
    Jose Martins de Souza - 29/03/10 17:52

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br