Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Controle biológico

07/11/2001

:. Do mesmo autor
Agronomia versus Biodiversidade

Trichoderma spp - microrganismo utilizado no controle de fitopatógenos

Atualmente, o progresso nas ciências agronômicas tem sido grande e constante, assim como a especialização de seus profissionais. Como em outras áreas, estão surgindo os super especialistas, os quais se tornam profissionais com sérias dificuldades na análise de problemas como um todo. O que sugere, principalmente em termos de problemas no meio agrícola, a inserção da preocupação com o meio ambiente. O uso indiscriminado de fungicidas, inseticidas e adubações desequilibradas está causando desvios metabólicos nas plantas e, conseqüentemente, reduzindo a biodiversidade dos ecossistemas.

Assim, os desequilíbrios nutricionais tornam as plantas susceptíveis às doenças e pragas, as quais estão intimamente relacionadas com o desconhecimento dos efeitos colaterais dos agrotóxicos, corretivos e fertilizantes, que, por sua vez, estão gerando a necessidade do uso cada vez maior de agrotóxicos nas culturas.

Com esta visão, o controle biológico surge como uma alternativa racional, extremamente necessária e essencial à agricultura na atualidade. Sabe-se que as plantas coevoluíram com os microrganismos, onde, vários produtos são excretados pelas plantas, como aminoácidos, ácidos orgânicos, açúcares, etc., os quais favorecem o crescimento dos mais variados seres vivos. Esta associação constante gerou a interdependência entre microrganismos e as plantas superiores.

A ocorrência de doenças e pragas é resultado do desequilíbrio ecológico, microbiológico e nutricional da planta, torna-se evidente que, nos centros de origem das plantas, as doenças e pragas não são devastadoras, pois o equilíbrio é mantido. Quando a planta é domesticada e cultivada em condições diferentes, em monocultura, adubação química e agrotóxicos, ocorre a destruição do ecossistema original, isto é, da microflora e fauna benéficas à planta. Assim, criam-se condições ideais para o surgimento de grandes epidemias de doenças e pragas da atualidade.

Doença é mais do que uma íntima interação entre patógeno e hospedeiro influenciada pelo ambiente. Doença é o resultado da interação entre hospedeiro, patógeno e diversos não patógenos que também habitam o sítio de infecção e que apresentam potencial para limitar a atividade do patógeno ou aumentar a resistência do hospedeiro. Portanto, o patógeno, o hospedeiro e os antagonistas são componentes do controle biológico, que estão sob a influência do ambiente, interagindo num sistema biológico.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Josiane Pacheco MenezesEnvie um email!
Bióloga - UFSM

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • o que é controle biologico
    oi,estava pesquisando para minha sobrinha e ñ achei nada nem figuras,aonde posso encontraresse assunto,agradeço.
    liliane RN - 26/04/11 14:34

  • monografia
    olá, estou fazendo minha monografia sobre controle biologico.sou aluno de especialização em microbiologia, e gostaria de saber se vc poderia eviar alguns dados
    sidney - 14/05/10 18:06

  • controle biologico de pragas
    jente porfavor precisso saber oque e controle biologico de pragas. porfavor miajuden..
    michael - 27/04/10 13:49

  • monografia
    ola, estou fazendo minha monografia sobre controle biologico de pragas. Sou aluna de ultimo ano de biologia, e gostaria de saber se vc nao poderia me enviar alguns dados?
    luciana - 12/09/08 08:28

  • Sugestão aos leitores dos artigos
    Olá Pessoal, tudo bom? Estava dando uma olhadinha no espaço para comentários e percebi as várias perguntas, como leitora do site a muitos anos, gostaria de esclarecer que este espaço é destinado a comentários por parte de nos usuários, para que sempre que possível posssamos trocar informações e conteúdo; eu particularmente sempre que tenho um tempinho acabo respondendo a algumas das perguntas de alguns colegas quando é da minha área de competência, mas sei bem com atualmente o nosso tempo é corrido. Também respondo diretamente ao interessado, pois as vezes acabo prestando consultoria. Acho importante este espaço até para que nossos colegas pequisadores saibam onde estão as maiores dúvidas e indagações e possam assim nortear usas pesquisas e seus artigos venham a sanar nossas dúvidas. Então temos que usar nosso bom censo e aproveitar as iniciativas de algumas pessoas, pois pelo que sei este site não é comercial e está prestando um serviço bacana para nosso meio, ampliando um conteúdo que pode ser útil para muitos. Então, caros colegas vamos colaborar. Uma sugestão: Se cada um que tiver um tempinho livre colaborar um pouco, vamos te muita informação disponível. Um grande abraço! Beatriz
    Beatriz - 28/08/08 14:37

  • controle biologico
    ola colegas!!!!!vcs podiam me falar o q é controle biologico preciso disso ate o dia 12-06-2008 estou grata!!!!!!!! me ajudem é uma pesquisa q tenho q entregar 17/06/2008 obrigado!!!!!!!!!!! Ass; karine apelido kaka
    karine - 10/06/08 09:46

  • controlo biologico de doenças
    o artigo devia abordar questoes practicas de controlo biologico dando exemplos onde e como foi usado esse metodo de controlo.
    filomena - 05/03/08 03:46

  • Controle Biológico
    olá, gostaria obter maiores informaçoes sobre controle biológico em plantas daninhas, mais especificamente em Commelina benghalensis (trapoeraba).. Estou a fazer minha monografia, e precisa saber mais a respeito... Espero resposta, obrigada!!!
    Naiara Maluf - 29/01/08 11:10

  • CONTROLE BIOLOGICO
    Ola colega, vc pode me indicar alguma instituição que eu possa fazer especialização em controle biologico, que esteja no estado de SP ou PR de preferencia. grato Jair
    JAIR DE PONTES - 20/01/08 06:50

  • CONTROLE DE PRAGAS
    ESSE ARTIGO FACILITOU AVIDA DE PESQUSADORES E INTERESSADOS NO ASSUNTO.
    QUEILANE VIEIRA DOS SANTOS - 13/06/07 17:16

  • aa
    Brigadão eu tirei 100 em educaçao ambiental por causa de vcs!!! Valeu
    Mandynha - 17/11/06 11:23

  • elogio
    Muito bom parabéns.
    anõnimo - 28/10/05 10:10

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br