Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Controle biológico da larva minadora dos citros através de parasitóides em Roraima

07/12/2005

:. Do mesmo autor
Controle de pragas poderá ser feito com inibidores de enzimas digestivas

Resistência de melancia ao pulgão Aphis gossypii

Levantamento de pragas em plantios de Acacia mangium em Roraima

Principais pragas e seus inimigos naturais na cultura da soja nos cerrados de Roraima

Principais pragas e seus inimigos naturais na cultura do feijão caupi nos cerrados de Roraima

Em Roraima a citricultura encontra-se em fase de expansão devido principalmente ao mercado potencial com o Estado do Amazonas e países vizinhos, bem como às condições de solo e clima propícias ao seu desenvolvimento.

A ocorrência de diversas pragas (larva minadora dos citros, pulgões, ácaros da leprose e da ferrugem, cochonilhas e brocas) contribuem significativamente para a redução da produção dos pomares cítricos no Estado.

Dentre essas pragas destaca-se a larva minadora dos citros Phyllocnistis citrella que ocorre em todo o Estado, nos ecossistemas de mata, cerrado e de altitude, apresentando infestações em torno de 60% das folhas.

Os danos causados pela larva minadora dos citros às plantas dependem do nível de infestação da praga, podendo comprometer a fotossíntese, causar queda prematura de folhas e impedir o desenvolvimento das brotações. Indiretamente, o ataque da praga pode também contribuir para a penetração e desenvolvimento de patógenos através dos tecidos lesionados, principalmente da bactéria do cancro cítrico, Xanthomonas axonopodis pv citri.

Como o uso de inseticidas não vem surtindo o efeito desejado, devido à larva do inseto se encontrar sob a epiderme foliar, o controle biológico surge como uma alternativa viável de controle.

A larva minadora dos citros possui um grande número de inimigos naturais, sendo os mais importantes pertencentes à ordem Hymenoptera. Em Roraima já foram observados os seguintes parasitóides nativos realizando o controle biológico da larva minadora dos citros: Galeopsomyia fausta (Família Eulophidae), Horismenus sp. (Família Eulophidae) e Elasmus sp. (Família Elasmidae).

A larva minadora dos citros foi introduzida no país em 1996 e para auxiliar no seu controle o parasitóide Ageniaspis citricola (Hymenoptera: Encyrtidae) foi introduzido no Brasil em 1998 e liberado nos pomares comerciais de citros do Estado de São Paulo. Avaliações conduzidas após a liberação do parasitóide demonstraram que esse inseto tem dado uma contribuição importante no controle da larva minadora dos citros.

Com o objetivo de avaliar a eficiência do controle biológico da larva minadora dos citros nas condições locais, a Embrapa Roraima está conduzindo um projeto que consiste na liberação e avaliação da taxa de parasitismo da larva minadora dos citros pelo parasitóide Ageniaspis citricola.

As primeiras avaliações após a liberação desse parasitóide têm demonstrado que as taxas de parasitismo da larva minadora dos citros por A. citricola tem sido superior a 50%, demonstrando que esse parasitóide pode auxiliar no manejo de P. citrella no estado de Roraima, contribuindo para a redução do uso de agrotóxicos e preservação do meio ambiente.

Alberto Luiz Marsaro JúniorEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • larvas
    tenho um pe de laranja poca na minha residencia mas quando elas amadorecem ficam cheio de larvas gostaria de saber como evitar isso grato vicente
    vicente paulo dos santos - 25/04/13 23:39

  • praga nas laranjas
    qual o remedio p combater os insetos que deu nos pes de laranjas e tangirinas, e como fazer p acabar c os fugos nas plantaçoes?
    denese - 01/06/11 23:46

  • problema c/pé de limão
    tenho um pé de limão taiti c/muda enxertada, plantado há mais de dois anos, ainda não começou dar frutos, e agora está apresentando pulgões; queria saber qual a solução p/combataer e o que devo fazer p/que possa dar frutos bons e logo. Obrigado, um abraço aos senhores. Bastos-SP
    luiz carlos chaleira - 29/04/10 09:56

  • controle biológico para o minador de citrus
    Bom dia, pessoal Não sou agricultora, mas tenho um jardim bem grande com pés de tangerina, laranja e acerola. O pé de tangerina e laranja estão infestados dessa praga. Como posso adquirir e qual o produto químico indicado para isso ? há possibilidade de adquirir também o inseto que realiza o controle biolólgico. Agradeço, desde já um contato.
    kely cristine - 16/04/10 07:25

  • larva minadora/cancro cítrico
    Bom dia pessoal, Aqui no Rio Grande do Sul há uma grande vinculação da larva minadora e do cancro cítrico. Uma das melhores formas que encontramos de neutralizar os prblemas com estas doenças foi a introdução de sistemas agroflorestais (SAF´s), afim de reestabelecer o equilibrio dentro da propriedade. Há propriedades que usam caldas sulfocálcicas e bordalesas para os diversos fins de controle, mas realmente, mas área onde já esta implantado o SAF á aproximadamente 12 anos o resultado é ecelente, não precisando de nenhum tipo de aplicação de controle, apenas faz podas de condução das nativas e do pomar, preferencialmente não faz roçadas, somente tombamento da vegetação no momento do raleio e colheita da fruta. Enfim, muito bom o SAF!! Abraço aos colegas. Angélica - Ecocitrus - Montenegro/RS
    Angélica - 26/03/10 11:46

  • larva minadora
    Sou de Serrana-SP, tenho 600 pés de limão taiti que vive constantemente atacados pela larva., além do controle biológico que, não sei como conseguir aqui em minha região, gostaria de saber qual inseticida poderia surtir efeito a esta praga. Obrigado/Laudemir
    Laudemir Foster- SP - 18/05/09 04:13

  • minador em citrus
    o controle mais eficiente ao combate do minador e´o uso de vertimec na epoca da brotação.
    pedro lopes dos santos - 20/03/09 21:25

  • larva minadora dos citros
    combater a alarva minadora dos citros
    Rita Gomes Moreira - 10/03/09 03:59

  • Larva Minadora
    Prezados Senhores, Tenho um pomar de 10 larangeiras(8 Pon-kan e 2 Lar Regional)de aprox. 1 ano, 60 cm, no meu quintal. Foram atacadas por Larva Minadora e como fiquei sabendo que as defensivas agrícolas (Abamectin, Lufenuron,Imidacloprid,Pyridaphenthion,Diflubenzuron, Tebufenozoide,Acephate,Chlorpyriphos,Deltamethrin) são muito fortes e perigosas,pretendo exterminar quebrando o ciclo de reprodução isto é, matando as larvas no 1o. e 2o. estágio manualmente até o desaparecimento da praga. Gostaria de receber a orientação dos senhores se isso é viável, e se os mosquitos (mariposa colocador de ovos)irão desaparecer. Histórico: Estava cultivando as larangeiras desde a semente no meu quintal e as mesmas estavam sadias e OK, até que um dia plantei + uma muda (comprada)de uma larangeira enxertada, e daí começou espalhar a desgraça. Por isso penso que o ciclo de desenvolvimento está dentro do meu quintal (tenho também 3 mangueiras, 3 abacateiros, 3 mamoeiros, 1 jambeiro, 1 goiabeira, flores e gramado). Obs: Moro no "Conj Morada do Sol" Aleixo- Manaus - AM (bairro nobre de Manaus que tem muitas árvores ao redor) e sou Engenheiro da Sony Brasil. Sem mamis para o momento, agradeço desde já a vossa atenção. Francisco Hashimoto - Manaus 27/09/2008.
    Francisco Hashimoto - 27/09/08 08:24

  • larva minadora
    Gostaria de saber tudo sobre larva minadora, desde quando surgiu, seus efeitos na citricultura, principais produtos para combate (detalhar o que puder sobre essa doença).
    clodoaldo - 28/05/08 08:59

  • muchamento de folhas no pomar de citricultura
    a um grande murchamento de folhas no meu pomar de citrus(tanja e limao), gostaria de saber o que fazer pra controlar essa molestia? estou com um certo receio de que seja larva minadoura, como combate-la? existe outro agente causador da mesma? grato aluiio henrique...
    aluizio henrique - 16/04/08 03:43

  • larva minadora
    Para mim foi muito imteressante por conhecer uma maneira de se combater a larva usando seu inimigo natural enves de usar agrotoxico
    wesley mesquita de freitas - 01/08/07 17:31

  • Aquisição do controle biologico
    Bom dia, Gostaria de saber se vcs estão disponibilizando o parasitóide Ageniaspis Citricola para a compra, pois tenho um pomar em Palotina-PR que apresenta ataque severo de larva minadora. O controle quimico não esta apresentando bom efeito. Se possivel, gostaria de estar comprando o parasitóide. Desde já agradeço Atenciosamente EngªAgrª Adriana Sornberger
    Adriana Sornberger - 01/03/06 11:07

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br