Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Corredores Ecológicos e Ecoturismo no Pantanal

03/04/2002

:. Do mesmo autor
Levantamento aéreo como ferramenta para conservação da biodiversidade no pantanal

Utilização econômica da fauna silvestre no brasil: o exemplo do jacaré-do-pantanal

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

Os corredores ecológicos, conectando as diferentes áreas de conservação, têm sido apontados como uma estratégia adequada para minimizar as perdas de espécies e de variabilidade genética associadas com o isolamento das áreas protegidas. No workshop "Ações Prioritárias para a Conservação do Cerrado e do Pantanal", realizado em março/98, em Brasília, pesquisadores e conservacionistas ali reunidos propuseram o estabelecimento de corredores ecológicos, ligando o Cerrado e o Pantanal, em especial, sugeriram três eixos se estendendo no sentido leste-oeste: o eixo superior, ao longo dos rios Cuiabá, São Lourenço e Piquiri; o eixo médio, ao longo do Rio Taquari, e o eixo inferior, ao longo dos rios Negro e Miranda .

O Governo de MS adotou o conceito de corredores em sua estratégia de conservação, incorporando-o em sua legislação e criando o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro e o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, além das três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), totalizando 133 mil ha de áreas protegidas, em locais estratégicos ao longo destes corredores. O investimento na criação e implantação dessas áreas pode chegar à ordem de 10 a 15 milhões de reais. Entretanto, desde que os Estados de MS e AM estão sendo pioneiros na adoção desta estratégia de conservação, a eficácia do estabelecimento de fluxo gênico e movimento da biota ao longo dos corredores ainda não foi devidamente demonstrada.

Paralelamente à criação de unidades de conservação, a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentado econômica e ecologicamente tem sido buscada pelos governos dos Estados de MS e MT. Na região do Pantanal a atividade de ecoturismo tem sido apontada como uma alternativa econômica de baixo impacto ambiental e vem se estabelecendo tendo na contemplação da fauna silvestre sua principal atração. Esta atividade agrega valor aos recursos naturais e gera empregos. Embora o turismo pesqueiro esteja consolidado no Pantanal e já represente a segunda atividade econômica da região, só recentemente as empresas do setor turístico despertaram para a potencialidade do ecoturismo. Mesmo assim, municípios como Corumbá já contam com pelo menos oito hotéis-fazendas e quatro operadoras oferecendo "safaris fotográficos", além de grupos independentes que oferecem uma espécie de "turismo selvagem" a jovens vindos principalmente da Europa.

Na atualidade, os passeios e "safaris fotográficos" vendidos aos turistas são, em geral, deficientes em qualidade, principalmente por causa do baixo nível de informação sobre a biologia e ecologia das espécies pantaneiras passados pelos guias turísticos. Esta deficiência deve-se não somente ao despreparo desses guias, mas também à pouca informação científica disponível sobre a maioria das espécies do Pantanal. O crescimento desse tipo de atividade não será sustentável, se não for adequadamente exercida, com base em informações fornecidas pela pesquisa científica e decodificada para os guias turísticos e público geral.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Guilherme de Miranda MourãoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • falta de informação sobre espécies
    Caro Guilherme, Descordo quando dizes que à pouca informação científica disponível sobre a maioria das espécies do Pantanal. Pelo contrário, há bastante informação, basta saber onde procurá-la! Não vejo o ecoturismo trabalhando juntamente com os biólogos, profissionais que possuem o conhececimento sobre as espécies que cita. O trabalho dos biólogos não se restringe apenas a academia científica, basta as empresas de ecoturismo investirem em pessoal qualificado.
    Karla - 25/03/09 16:59

  • corredores ecologico
    Estratégias que buscam pela proteção e conservação da biodiversidade devem ser motivo de grande comemoração, uma vez que oportunizam o que é tido como um direito e dever de todos cidadãos segundo o artigo 225 da constituição: "todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e esencial a sádia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e gerações futuras."
    Geovânia de S. A.M - Colorado RO - 11/01/09 19:07

  • corredores ecologico
    Curioso o artigo.Todas as tentativas de proteger a amazonia e outros lugares parece brincadeira, ja que quem causa o dano no meio ambiente não são habitantes naturais destas areas a punição só é feita no caboclo da terra. O verdadeiro causador deveria ter seus bens apreendidos e investir em reflorestamento e que certo
    rosilene - 18/11/08 00:19

  • Interessante o artigo.
    Achei o arquivo muito interresante,estou pesquisando alguns temas para mha monografia e achei esse tema muito interresante,gostaria de saber mais sobre o assunto me aprofundar mais,sera que você podia me dar umas dicas??Desde ja agradeco e aguardo resposta.
    HEVERTON - 18/02/07 23:55

  • Corredores Ecológicos
    Gostei muito desse artigo. É bem instrutivo. Parabéns Fátima
    Maria de Fátima Silveira Medeiros - 18/03/06 23:43

  • comentário
    Artigo muito informativo...
    Luiz Paulo Ribeiro - 17/10/05 18:24

  • Adorei este Artigo
    Eu sou aluno de uma escola estadual e nosso professor de geografia nos trouxe até a sala de informática para pesquisar sobre corredor ecológico e achei essse texto e ele adoreu o artigo , e passou para todos....
    Gagrione - 30/06/05 08:58

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br