Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Crédito rural e trajetória individual na pequena propriedade familiar.

18/08/2004

:. Do mesmo autor
A promoção do Desenvolvimento Territorial em Rondônia.

A comunicação no processo organizativo para o manejo florestal comunitário em assentamento rural

Agricultura sustentável e resgate do conhecimento tradicional.

A concepção de agricultura familiar como aquela praticada em pequenas propriedades onde trabalham famílias inteiras, com no máximo dois empregados, têm orientado a política de financiamento agrícola. Seguro, renegociação das dívidas atrasadas, descontos para quem pagar em dia, preços mínimos a valor de mercado e compromisso de compra de parte da produção são algumas das condições oferecidas pela política governamental.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) oferece vários planos de crédito, uma linha para cada necessidade do pequeno agricultor. Nove novas linhas de crédito para agricultura familiar foram criadas em 2003, dentre as quais, uma destinada as mulheres agricultoras e outra ao jovem rural. Elas são um indicador de que a política governamental está sintonizada com as mudanças que ocorreram no âmbito de unidades de produção familiar, onde as estratégias de reprodução mudaram para se ajustar às crescentes pressões de comportamento individualista.

Em pesquisa realizada junto a 52 unidades de agricultores familiares, que no processo de colonização dirigida migraram para Nova União - Rondônia, ao analisar as estratégias de reprodução social das famílias migrantes, quanto ao investimento no capital cultural e no capital econômico (fundiário), constatou-se a tendência ao estabelecimento de sistemas produtivos individuais, ainda que dentro de uma propriedade coletiva (familiar). O comportamento individualista, de membros de uma unidade de produção familiar, corresponde as mudanças no comportamento produtivo humano, baseado na procura por obter renda individual.

Em um sistema de produção da agricultura familiar, embora os pais , ainda projetem suas aspirações nos filhos, estes em geral não correspondem às estratégias familiares de encaminhamento pensadas pelos pais, e desenvolvem trajetórias individuais, seja saindo da propriedade ou permanecendo , mas com uma produção individualizada.

As decisões dos filhos por uma trajetória individual se manifestam, não só em relação à permanência na propriedade, mas também quando rejeitam continuar os estudos ou seguir a mesma religião dos pais. Vários depoimentos, dão mostras dessa independência dos filhos, que na opinião dos pais , cedo se manifesta : “a partir dos 15 anos já estava criando asas”; “os filhos quando se pegam de maior, ninguém consegue segurar eles” , “a gente não quer que saia, mas não tem jeito de segurar”.

A individualização da produção ocorre principalmente na cafeicultura e na criação de gado, por meio de um arranjo em que se trabalha parte coletiva e uma parcela individual, como explica o depoimento de um agricultor: “Tenho dois filhos na propriedade, um solteiro e um casado. Cada qual cuida do seu plantio , por sua conta, desde solteiro".

O acesso ao crédito por mulheres agricultoras e jovens rurais, permite o desenvolvimento de atividades geradoras de renda na propriedade, e ao mesmo tempo evita trajetórias, em geral empreendidas pelos filhos, para fora da propriedade, cumprindo assim seu objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir a permanência das unidades familiares enquanto espaço de produção e reprodução social.

Vania Beatriz V. de OliveiraEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFRO

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • idividuação da produção familiar
    Só é possível a produção individual se hão houver necessidade da continuidade produtiva, com curvas de níveis e outros elementos. A gestão compatilhada ou rotativa de consenso entre os membros da família talvez seja a melhor solução.
    dezinho f. brito - 25/08/08 10:11

  • urgente
    Olá tudo bem? Eu gostei muito de seu artigo, estou fazendo um trabalho sobre isso vc poderia me enviar esse artigo no meu email? fico grata desde já obrigado! att Adriana
    Adriana - 20/08/07 21:57

  • credito pronaf negado.
    Olá Vania,fico feliz em vc. abordar esse assunto,pois quero comentar que já fui atrás deste credito e me foi negado por eu ter somente 2 alqueires de terra. tenho uma filha que e´ eng. agronoma e nós estamos pensando em cultivar orquideas,mais nos diseram que por ser somente 2 alqueires eles n~.poderiam pegar esta terra como garntia.agora eu te pergunto qual a garantia que os assentados tem para dar para eles?,pois sei que eles tem direitos ao credito,mais eu sendo proprietaria da terra n~tenh, obrigada pelo desabafo.cleusa
    cleusa Gonçalves - 17/03/07 01:21

  • comentários
    Olá Vania, estou tentando fazer minha monografia baseada em fatos da agricultura familiar. Será que realmente os pequenos produtores sabem da existência desses programas, porque a maioria não consegue os beneficios dos programas e muitas das vezes os grandes produtores tem um acesso mais facilitado, até mesmo pelos gerentes dos bancos?
    Celma - 29/03/06 13:51

  • credito para a Af
    muito interessante esse artio, parabéns! Mas gostaria de saber como ter acesso a crédito do Pronaf?
    Maria da Conceição - 14/12/05 04:17

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br