Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Densidade e espaçamento como fatores de produtividade na cultura do milho

22/08/2005

:. Do mesmo autor
Sorgo, uma opção a mais para os agricultores roraimenses

Variedade de milho Sol da Manhã: opção para solos de baixa fertilidade

O milho é cultivado em todos os Estados do Brasil e em quase todas as propriedades agrícolas, tanto na agricultura familiar quanto na de exportação e está presente em toda cadeia produtiva animal. É uma cultura de grande e diversificada utilização na sociedade moderna e um dos produtos agrícolas de mais ampla distribuição mundial, tanto na produção, quanto no consumo. Dentre as espécies originárias das Américas, o milho é, certamente, o de maior importância econômica e social em nível mundial. Em termos de área semeada e de produção de grãos, é o segundo cereal de maior importância no Brasil, sendo que, apenas nos últimos anos, perdeu a primeira colocação para a cultura da soja.

Embora o Brasil seja o terceiro maior produtor mundial de milho, não se destaca da mesma forma quanto à produtividade. Em países como França, Itália e Estados Unidos da América, a produtividade média de milho é superior a 8.000 quilos por hectare (kg/ha), enquanto no Brasil está em torno de 3.300 kg/ha, inferior à produtividade média mundial que, em 2001, foi de 4.427 kg/ha. No entanto, a produtividade brasileira tem crescido sistematicamente, passando de 1.874 kg/ha, em 1990, para 3.330 kg/ha, em 2004. Esse aumento de produtividade se dá, em parte, pelo uso cada vez mais amplo, por parte dos agricultores, de cultivares melhoradas e aperfeiçoamento das condições de cultivo, com a adoção de tecnologias modernas, como correção do solo, adubação, controle eficiente de plantas daninhas e pragas, uso de máquinas mais eficientes e precisas para plantio, aplicação de defensivos, etc.

Dentre os fatores que afetam a produtividade na cultura do milho está a densidade de plantio, que pode ser definida como o número de plantas por unidade de área. A densidade recomendada para as cultivares modernas varia de 40 mil a 70 mil plantas por hectare, com espaçamento entre linhas de 0,80 m a 1,00 m, podendo chegar a 80 mil plantas por hectare em espaçamentos reduzidos (45 a 50 cm).

O uso de espaçamento reduzido e maior densidade de plantas na cultura do milho já vem sendo estudado há muito tempo, porém apenas recentemente vem sendo adotada de forma mais ampla pelos agricultores. Resultados de ensaios conduzidos nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil relatam ganhos de até 14% com a adoção desta prática. Já na região norte pouco se sabe a respeito desta questão.

É importante que o agricultor antes de adotar essa prática em toda sua área faça um pequeno teste para se certificar se realmente ela contribuirá para o aumento da produtividade nas suas condições de cultivo. Informações sobre áreas vizinhas, nas quais essa prática esteja sendo utilizada, ou dados obtidos em órgãos de pesquisa da região também são importantes para uma tomada de decisão por parte do produtor.

A fim de auxiliar os produtores do estado de Roraima a decidir sobre o uso ou não de altas densidades associadas ao espaçamento reduzido, a Embrapa Roraima está conduzindo um ensaio no Campo Experimental Água Boa, município de Boa Vista (RR), no qual está em avaliação a performance de sete cultivares de milho em dois espaçamentos (45 e 90 cm) e quatro densidades de plantio (30.000, 45.000, 60.000 e 75.000 plantas por hectare). Com base nos resultados obtidos nesse ensaio a Embrapa Roraima poderá recomendar ou não o uso desta prática e poderá ainda tirar conclusões sobre qual a melhor densidade de plantas para cada uma das cultivares estudadas para cada espaçamento considerado.

Com isso a Embrapa espera continuar contribuindo cada vez mais para o progresso da nossa agricultura não só nas áreas já tradicionalmente cultivadas como também nas novas fronteiras agrícolas.

Aloisio Alcântara VilarinhoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • estou fazendo a minha monografia e quero saber a altura media de milho da variedade matuba
    obrigada pela atncao
    Dorica - 23/07/15 13:43

  • produtividade do milho variedade
    Achei muito interesanto, gostaria de saber mas coisa nova do milho
    Cicero Firmino de Lacerda - 15/02/12 17:22

  • plantio de milho na palhada
    Bom dia, senhor Aluisio eu gosto muito de planta milho na minha região as pessoas não tem a cultura de palnta na palhada eu gostaria que o senhor falase mais sobre palntio na palhada
    wendell jose de andrade - 30/12/09 08:52

  • Minha monografia.
    Estou fazendo minha monografia e estou precisando de material sobre o assunto: características agronomicas e morfológicas da cultura do milho. Obrigado pela atenção!! até mais
    Emerson dos Santos Ferreira - 01/12/09 01:59

  • espaçamento do milho
    Pretendo plantar uma áera de milho para silagem de aproximadamente 4ha. Quero usar espaçamento reduzido e tenho algumas duvidas: Quantas sementes devem cair por metro linear. Qual o melhor espaçamento 50 ou 60 cm Fazer capina química é possivel Obrigado pela atenção
    Matheus Marlletta - 24/07/09 01:42

  • millho
    por favor estou fazendo minha monografia sobre o milh, preciso de ajuda na area de distribuiçao geografica,propriedade farmacologica, composição quimica.
    angelica xavier - 12/05/09 10:31

  • O MILHO
    Parabens.o conteudo esta otimo!!! me ajudou muito!! tenho anos e estou me preparando para o vestibular!! e adorei o conteudo!!! AGRONOMIA!!! LE VAI EU!!! PARABENS.
    ana carolina pereira costa silva - 28/04/09 14:41

  • espaçamento?
    Sera que o espaçamento na cultura do milho é um bicho de duas cabeças.Nao vejo nada disso.
    lusofono - 08/04/09 07:11

  • características agronomicas e morfológicas do milho
    Estou fazendo minha monografia e estou prcisando de material sobre o assunto: características agronomicas e morfológicas da cultura do milho
    Advânio Kiirten - 24/09/08 17:43

  • espaçamento do milho
    espaçamento de milho
    joao vinicius - 27/08/08 10:17

  • espaçamento do milho
    es
    joao vinicius - 26/08/08 09:46

  • espaçamento do milho
    quero sober sobre espaçamento de milho
    joao vinicius - 26/08/08 09:23

  • espaçamento do milho

    joao vinicius - 26/08/08 09:15

  • Re: espaçamento do milho
    Prezada Nathalia, O que posso te dizer é que o uso de espaçamento reduzido (50 ou 60 cm de espaçamento entre fileiras) na densidade normal recomendada para a cultivar adotada pode ser usado em qualquer situação, desde que seja do seu interesse. Se não melhorar a produtividade, também não deve prejudicar. O aumento na densidade associado à redução do espaçamento, no entanto, deve ser visto com certo cuidado. Em condições de estresse hídrico, devido a falta de chuvas, ou estresse nutricional, por exemplo, a produção seria muito mais prejudicada numa plantação com alta densidade do que numa com densidade normal para a cultura. Desta forma, a adoção desta prática só deve ser feita se você tiver certeza de que a cultura terá todas as condições favoráveis para expressar o máximo do pontencial produtivo. Ainda assim, recomendo que você experimente primeiro numa área pequena e, com base no resultado alcançado, decida sobre o uso da técnica em área total ou numa parcela maior da propriedade. Outra coisa importante a considerar é que nem todas as cultivares de milho no mercado são apropriadas para utilização com esta prática. Desta forma, veja junto com os órgãos de pesquisa ou assistência técnica da sua região materiais que possam ser utilizados. Caso não possam orientá-la, novamente vale a recomendação de experimentar em área pequena para posteriormente expandir, dependendo do resultado.
    Aloisio Alcântara Vilarinho - 14/08/08 04:15

  • espaçamento do milho
    Olá! queria obter informações sobre espaçamentos de milho! e saber se posso utilizar o espaçamento de 0,15X1,0m! obrigada!
    Nathalia - 08/07/08 02:40

  • orientação
    Olá, gostaria que me orientasse na parte de adubação do milho, tenho uma chácara e quero plantar assim que começar as chuvas e quero plantar junto com um maracujá. e também uma área separada que tenho disponivel. Um abraço ATT: Givanildo
    Givanildo César Mendes - 10/06/08 04:15

  • sorgo
    quero saber espaçamento da cultura para padrão de sementes e para grãos
    ailton - 18/03/08 11:00

  • espaçamento na cultura do milho
    Gostaria de obter resultados comparativos de produtividades com espaçamentos reduzidos na cultura do milho, que sejam informações obtidas sob varias situações de clima. Na minha opinião 1m e 0,9m de entrelinhas deve sim ser reduzido, porem para: 0,5m 0,45m é exagerado impedindo a incidência de luz nas folias baixeiras facilitando a entradas de doenças na planta, sem contar que são necessários investimento consideráveis nas colheitadeiras para efetuar a colheita com espaçamento reduzido.
    Paulo Clovis Scariot - 01/03/08 09:38

  • espaçamento na cultura de milho
    Ola, o eu nome e Helton e estou pesquisando sobre qual o melhor espaçamento para plantar milho, nós plantamos com 0.90cm e 0.45cm, e tenho feito varias obs. Só q a minha duvida esta em achar um espaçamento ideal, até por q eu fui em alguns produtores q estão utilizando 0.60cm e outros 0.70cm e estão colhendo entre 9.000 e 11.000 kls ha, e nós na faixa de 7.100 a 7.450 kls ha.E as variedades são as mesmas. Gostaria de ter mais informações para tomar uma decisão.
    Helton Pelisson - 21/09/07 10:19

  • espaçamento do milho safrinha.
    Sou aluno do curso de "TECNOLOGIA EM AGRONOMIA" da unigran(MS).Gostaria de receber material sobre:ESPAÇAMENTO E DENSIDADE NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA. Obrigado. Sebastião-03/07/2007
    Sebastião F. Santos - 03/07/07 11:42

  • ola,
    gostaria de saber quantos grao de milho tem em um saco de 60 kg aproximadamente. Desde ja agradeço...
    darlann - 17/04/07 19:30

  • espaçamento do milho
    gostaria de receber todas as informações possíveis sobre o espaçamento na cultura do milho. sou estudante da 1º turma do curso de Tecnologia em Agronegócio da FATEC de Itapetininga.Obrigado PS:achei muito ótimo todo o conteúdo
    Alex Sandro de Almeida - 13/04/07 09:41

  • Ensaios de milho
    Sou mocambicano novo na area de investigadocão do milho, gostei muito do vosso artigo. Quero também fazer um ensaio de espacamento e densidade das variedades libertas em Mocambique, gostava de trocar experiencias com vosco e receber mais opiniões sobre o assunto, visto voces terem feito muitos estudos na area. Estou também a pensar em fazer estudos de consociacao do milho com outras culturas, se tiverem artigos que possam me ajudar agradecia muito. Muito obrigado pelo tempo concedido Egas Nhamucho
    Egas Jeremias Nhamucho - 04/03/07 04:52

  • Espacamento do Milho
    Fica evidenciado, depois de estudos científicos , a necessidade de darmos ênfase as caracteristicas edafo-climáticas de cada regiao ao tentarmos recomendar espacamentos para produtores!!! Devemos acabar com os termos espacamento convencional para regional e ainda levantarmos mais estudos sobre niveis de fertilidade e caracteristicas fisicas dos solos em cada setor regional. Itamar Porangaba Al. Eng. Agr. - UFAL
    Itamar Porangaba - 06/04/06 11:00

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br