Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Desmama de bezerros com base no desenvolvimento corporal

05/11/2002

:. Do mesmo autor
Irrigação e adubação nitrogenada do capim Tanzânia em Parnaíba - Piauí

Produção de matéria seca do capim Cameroon Parnaíba - Piauí

Autores: Expedito Aguiar Lopes, João Avelar Magalhães e Raimundo Bezerra de Araújo Neto

Toda cria bovina adquire, mais cedo ou mais tarde com o seu tempo de vida, a capacidade de se nutrir exclusivamente de plantas forrageiras. Essa capacidade nutricional plena depende do desenvolvimento do rúmen ou pança do animal.

A freqüência da mamada, a quantidade de leite ingerida e o tipo de aleitamento influenciam o crescimento, o desenvolvimento do rúmen e a saúde dos animais.

Embora as crias obtenham um crescimento mais rápido alimentando-se exclusivamente de leite por um período muito longo, o desenvolvimento do rúmen é retardado.Se a desmama ocorrer antes do estádio adequado de desenvolvimento, as crias sofrerão um estresse muito intenso, resultando em perda de peso e de crescimento, diminuição da resistência às doenças com elevação dos índices de mortalidade dos animais jovens. Em contrapartida, o aleitamento prolongado das crias - embora promova o crescimento animal rápido - retarda o processo de digestão dos alimentos sólidos (ração concentrada) e fibrosos (capins e outras forrageiras em geral), além de acarretar prejuízos para o produtor, decorrentes da maior quantidade de leite consumida e de despesas extras com mão-de-obra.

Assim, é necessária a combinação do crescimento máximo do animal com o desenvolvimento precoce e funcional do rúmen para que ocorra uma desmama bem sucedida. Além disso, o desenvolvimento rápido de um rúmen funcionalmente ativo é importante por ocasião da desmama pois proporciona a utilização eficiente dos alimentos fibrosos como o feno e o pasto. Por tudo isso, a desmama é uma fase muito crítica no processo de manejo das crias.

Desmama precoce

A antecipação do desaleitamento ou a adoção da desmama precoce tem como finalidade primordial reduzir os custos com a alimentação das crias, uma vez que o leite integral é um alimento muito caro, mediante uma menor quantidade de leite consumida com conseqüente maior disponibilidade de leite para venda.

Critérios para efetuar a desmama

Nas condições nacionais, existe uma grande diversidade de procedimentos na forma de criação de bezerros, dificultando a adoção de critérios adequados para desamamentar. Dessa forma, a desmama pode ser feita com base na idade da cria, na quantidade de ração consumida diariamente no ganho de peso. no peso corporal e na combinação desses critérios.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Expedito Aguiar LopesEnvie um email!
Pesquisador - EMBRABA/CNPC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • DESMAMA DE BEZERROS
    OBRIGADO PELA MATERIA, POIS TENHO INTERECE DE IMPLANTAR EM MINHA PROPRIEDADE UM SISTEMA QUE MELHORES RESULTADOS FINAIS.
    CARLOS FERNANDES - 01/02/03 18:31

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br