Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Dinamismo do agronegócio brasileiro

13/04/2001

A história econômica brasileira, com suas implicações sociais, políticas e culturais, tem fortes raízes junto ao agronegócio. Foi a exploração de uma madeira, o pau brasil, que deu nome definitivo ao nosso País. O processo de colonização e crescimento está ligado a vários ciclos agroindustriais, como a cana-de-açúcar, com grande desenvolvimento no Nordeste; a borracha dá pujança à região amazônica, transformando Manaus num metrópole mundial, no início do século; mais recentemente, o café torna-se a mais importante fonte de poupança interna e o principal financiador do processo de industrialização.

O progresso do Sul do Brasil também está ligado ao agronegócio. A pecuária domina os pampas; a exploração da madeira nas serras e a agricultura se desenvolve com a participação das várias etnias que compõem o mosaico populacional da região: portugueses, migrantes italianos, alemães, poloneses e outros. Da poupança da agricultura, instalam-se agroindústrias, como a do vinho e dos móveis, da carne bovina, de suínos e aves. De um campo trabalhador e próspero surgem vilas e cidades que concentram serviços mais especializados e irradiam sua influência.

Mas o caminho do sucesso do agronegócio brasileiro e sulista não foi trilhado sem percalços. Gerações passadas, mesmo com grande espírito empreendedor e aventureiro, não dispunham de facilidades de infra-estrutura, como estradas e armazéns; a industrialização dos produtos era realizada em máquinas precárias, como os moinhos coloniais de pedra, os engenhos de cana tocados a força animal; as dificuldades de transporte de produtos agrícolas in natura ou processados dos centros produtores aos centros consumidores. A maioria venceu e como prova aí estão a agricultura moderna, as eficientes agroindústrias e as pujantes cidades do interior, principalmente do Centro-Sul e Centro-Oeste. Alguns sossobraram no próprio campo, outros migraram para as cidades; outros aguardam condições mais favoráveis para mudar de atividade.

A partir dos anos 70, o agronegócio brasileiro entra numa acelerada fase de modernização, com diversificação da produção, aumento da produção e da eficiência, notadamente da terra e da mão-de-obra. O aumento da eficiência da mão-de-obra está relacionada com a mecanização e a disponibilização de energia elétrica. Novas variedades de culturas e pastagens, aliadas a fertilizantes químicos, defensivos e práticas culturais mais eficientes permitem que se produza mais, em uma mesma área. O exemplo mais recente dessa transformação é o soja, que seguido do milho, torna-se o grande desbravador de novas fronteiras agrícolas, principalmente no Centro-Oeste. De uma produção de 1,5 milhões de toneladas, no início da década de 70, atinge a mais de 30 milhões de t., nos últimos dois anos, um crescimento de 20 vezes em menos de 30 anos. À transformação nas culturas de soja e milho, segue-se a espetacular evolução de suínos e aves.

O agronegócio brasileiro compreende atividades econômicas ligadas, basicamente, a: (i) insumos para a agricultura, como fertilizantes, defensivos, corretivos; (ii) a produção agrícola, compreendendo lavouras, pecuária, florestas e extrativismo; (iii) a agroindustrialização dos produtos primários; (iv) transporte e comercialização de produtos primários e processados.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 próxima Topo da página


Elisio ContiniEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Agronegocio 2010
    Sou aluna 6ºPeriodo Ciencias Contabeis na Universidade Norte do Parana - Unopar em Ipatinga Minas Gerais acho excelente a contribuiçao com esta matéria pois muito enriquecerá o conhecimentos dos alunos em outras áreas principalmente para os estudantes de Ipatinga que tem conhecimento na área comercial e industria e nada em agricultura.
    Edite Teixeira - 26/08/10 22:24

  • Projeto Final
    Sou aluna do Curso de Engenharia de Agronegócios da Universidade Federal Fluminense e, estou fazendo meu Projeto final, e este artigo veio ajudar com a evolução do Agronegócio que precisava citar. A importância deste setor na economia. Parabéns pelo trabalho.
    Fernanda Custodio de Seixas Bona - 20/05/10 18:51

  • Agronegócio
    O artigo veio aumentar o meu conhecimento sobre o agronegócio brasileiro, sou aluna do curso de Administração do Campus III -Bananeiras/UFPB, estou no 6º periodo. Parabéns pelo maravilhoso artigo,que sem sombra de dúvida me ajudou e muito a concluir um relatorio sobre agronegocio brasileiro. Minha turma de administração agradece.
    Rosilane - 02/03/10 20:32

  • Agronegócio
    O artigo em questão nos dá conhecimentos básicos e profundos do que venha ser o agronegócio. Apesar da falta de uma infraestrutura para a maioria dos que lidam com o setor, é bastante claro que apesar de tudo, o Brasil é uma das potências do mundo, na parte que lhe confere. Parabéns pelo registro do deste rico conteúdo, que aliás, nos ajudará no curso de ADM da Faculdade Serra da Mesa (FASEM-Uruaçu-Go.), 5º período. Nossa turma agradece.
    Ismar Lopes dos Reis - 15/02/10 16:20

  • Agronegócio
    O documento veio aumentar o meu conhecimento sobre o agronegócio no brasil, sou aluno do curso de geografia da Universidade Regional do Cariri - URCA, e nós temos grande interesse no assunto; parabéns pelo documento.
    Ivanildo Ferreira dos Santos - 14/02/10 00:30

  • agronegócio
    Tão bom que vale a pena atualizar os dados do texto!
    Jocinaldo - 01/12/09 16:14

  • Muito bom o artigo
    Só agora tive oportunidade de ler esse artigo e não posso deixar de parabenizá-lo e demonstrar o reconhecimento da importância de um material como esse que, de certa forma, serve de norte para quem tem interesse sobre o assunto. Um bom resumo e explanação da realidade brasileira sobre o agronegócio que poderia e deveria ser muito mais bem aproveitado em nosso país.
    Paulo Gustavo Coutinho de Araújo - 28/09/09 00:58

  • Agronegócio
    Alguem poderia me dar uma opinião sobre o futuro do agronegócio brasileiro em termos de informatização
    Solicitação - 12/05/09 03:29

  • Artigo
    Seu artigo: Dinamismo do Agronegócio Brasileiro, é fundamental para o esclarecimento da importância da utilização desse tipo de energia, diante de um quadro de degradação ambiental e de incertezas em relação ao andamento do mercados globais.Ótimo texto.
    rosicler schäfer - 16/01/08 11:09

  • comentário
    Este é um artigo muito bom, mostrando-nos realmente as forças que temos para expandirmos o agronegócio no Brasil e as critícas em relação as politicas investidas no mesmo. Parabéns!
    Alisson Vinicius - 14/09/07 15:59

  • comentário
    Este é um artigo muito bom, mostrando-nos realmente as forças que temos para expandirmos o agronegócio no Brasil e as critícas em relação as politicas investidas no mesmo. Parabéns!
    Alisson Vinicius - 14/09/07 15:59

  • comentário
    Este é um artigo muito bom, mostrando-nos realmente as forças que temos para expandirmos o agronegócio no Brasil e as critícas em relação as politicas investidas no mesmo. Parabéns!
    Alisson Vinicius - 14/09/07 15:59

  • Comentários
    Parabens pelo excelente artigo. Bem colocado o fechamento, pois sabemos que o agronegócio é que move nosso país, e se nossos governantes não se voltarem p/ele, corremos o risco de perdermos as conquistas conseguidas após a década de 1990, principalmente a abertura de mercados o que possibilitou ao pais maior dinamismo p/o comercio internacional. Regina economista
    Regina Pazebão Marson - 04/02/06 10:56

  • Projeto final
    Estou Fazendo um projeto de conclusão de curso, do curso de analise de sistemas e tenho como base uma empresa de agronegócios, que atua na parte de grãos. Gostaria de algum material que eu pudesse utilizar para apresentar esse tipo de empresa!! Aguardo Obrigado!!
    Wesley Akahoshi - 11/05/05 05:09

  • Conclusão de curso
    nos estamos fazendo a conclusão de curso sobre produtos organicos e gostariamos de ter informações atuais de quem conhece o assunto
    Marcia Ramos - 15/03/05 18:50

  • escola
    oi....meu nome e fawzi eu tenho 14 anos. eu estou estudando na escola coisas sobre agronegocio, e tenho que fazer um trabalho so que eu nao acho nada. Se vcs lerem esse comentario ate o dia 22 abril me faca um texto falando o que e a importancia do agronegocio para economia brasileira, o que e agronegocio, a importancia da tecnologia para a producao do campo, principais produtos do campo brasiliro. e por favor!!! me respondam no meu e-mail
    fawzi - 21/04/04 21:07

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br