Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
E o Jacaré do Pantanal pode também se contaminar por Mercúrio?

21/02/2005

:. Do mesmo autor
Pantanal: Um bioma ameaçado

A Problemática Socioeconômica e Ambiental da Bacia do Rio Taquari e Perspectivas

O Agronegócio no Pantanal e a Necessidade de Diversificação Agropecuária

Tendências do Agronegócio no Pantanal e a Globalização da Economia

Pantanal: Risco de Contaminação por Biocidas

Potencial do Agronegócio no Pantanal e a Demanda por Tecnologias

O Pantanal e a acontaminação por Mercúrio

Níveis de Mercúrio na Carne de Peixes como Indicadores de Contaminação do Pantanal.

A EMBRAPA e a conservação do Pantanal

Penas de aves como indicadores de mercúrio no pantanal

O jacaré do Pantanal (Caimam crocodilus yacare), por ser um carnívoro, que se encontra no topo de uma cadeia alimentar, tem elevado potencial de bioacumulação de mercúrio. O Pantanal é a maior bacia alagável do mundo e tem uma inigualável importância ecológica, em função de sua fauna e flora únicas. Mas, nem por isso, tem sido poupado, nas últimas décadas, de ações humanas prejudiciais, tais como o lançamento de defensivos agrícolas (pesticidas) e de mercúrio, em função da atividade garimpeira de ouro.

O mercúrio é um metal muito empregado na extração de ouro de aluvião, principalmente em Poconé, em Mato Grosso, desde o início dos anos 80, por sua propriedade de aglutinar pequenas partículas de ouro, pela ormação de amálgama (liga de mercúrio + ouro). É considerado o mais tóxico dos metais, especialmente na forma de metilmercúrio. É, ainda, bioacumulável, isto é, capaz de se acumular nos tecidos dos organismos que estão nos níveis mais altos das cadeias alimentares. Suas propriedades cancerígena, mutagênica e teratogênica, estão comprovadas cientificamente. Estudos da Embrapa Pantanal, realizados nos anos 90, evidenciaram níveis de contaminação, por mercúrio, em sedimentos, moluscos e peixes provenientes do rio Bento Gomes em Poconé/MT.

Esse mesmo estudo também detectou contaminação de peixes, capturados no rio Cuiabá, nas proximidades de Porto Cercado. Conforme já se esperava, os peixes carnívoros, tais como dourado, pintado, piranha e cachara, apresentaram os níveis mais elevados, alguns se situando acima do nível crítico (500 nanogramas por grama – peso úmido), estabelecido para consumo humano pela Organização Mundial de Saúde e pela legislação brasileira. Esta é também a concentração limite, estabelecida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) para proteção das comunidades aquáticas.

A Embrapa Pantanal, preocupada com a conservação da fauna regional, está estudando a possibilidade de manejar populações de jacarés em condições naturais, nesta região, tendo em vista a determinação de cotas de extração que não comprometam a sua estrutura. É claro que a viabilidade dessa premissa depende de alterações substanciais na legislação relativa à fauna brasileira. Diante dessa possibilidade futura, o conhecimento dos níveis de mercúrio e metil mercúrio na carne do jacaré do Pantanal, reveste-se de grande importância ecológica e de saúde pública.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Luiz Marques VieiraEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAP
Reinaldo Calixto de CamposEnvie um email!
Pesquisador - PUC-Rio

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br