Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Ervilha é alternativa para alimentação de suínos

11/07/2003

Por: Gilberto Omar Tomm, Gustavo Julio Mello Monteiro de Lima, Claudio Bellaver, Luis Gonçalves Paraboni e Beatriz Donida

A produção de ervilhas (Pisum sativum L.) além de permitir a utilização de grãos na alimentação humana, pode visar outras finalidades (http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/p_co09.htm). Cultivares de ervilhas de tegumento marrom (Pisum sativum L. var. Arvense), como a cultivar BRS Forrageira (http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/p_do18.htm) recentemente lançada pela Embrapa, constituem opção de cultura anual destinada ao uso como forragem ou para cobertura de solo precedendo especialmente gramíneas, como o milho. Ervilha apresenta desenvolvimento inicial mais rápido e o ciclo mais curto que a ervilhaca comum (Vicia sativa) e a ervilhaca peluda (Vicia villosa), as leguminosas anuais de inverno mais utilizadas no sul do Brasil. Existem também cultivares adequadas a utilização como fonte protéica na produção de ração para suínos e aves amplamente utilizadas em países com França e Canadá.

Ervilha é produzida no inverno, período em que milhões de hectares de terra permanecem em pousio ou são subutilizados no Sul do Brasil. Grãos de ervilha são colhidos em outubro e novembro, quando os estoques de milho são reduzidos e os preços de milho na região Sul do Brasil atingem o pico. Com freqüente escassez de milho, grãos de ervilha constituem excelente opção de alimento para os animais, porque a ervilha é colhida justamente na entre-safra de milho, o que propicia redução no custo das rações e aumento da rentabilidade, especialmente nas pequenas propriedades. Além disso, ervilha apresenta características que a tornam altamente desejável: é rica fonte de aminoácidos e não apresenta níveis altos de fatores antinutricionais como os verificados em outras leguminosas, como a soja. Por não necessitar processamento térmico para sua utilização, grãos de ervilha permitem reduzir os custos com matéria prima para rações decorrentes de transporte, intermediação e processos industriais necessários à utilização do farelo de soja, principal fonte de proteínas utilizada em rações animais. Assim, a produção e uso de ervilha pode constituir fator decisivo para aumento da rentabilidade dos sistemas de produção de grãos e de suínos, especialmente em propriedades familiares, pois essa cultura também incorpora nitrogênio e cobre o solo no inverno, importantes benefícios para aumentar a sustentabilidade.

Para a disponibilizar essas vantagens ao agronegócio Sul-Brasileiro, a Embrapa Trigo realizou pesquisas que identificaram cultivares adaptadas à região, e disponibilizou as informações na publicação "Desempenho de genótipos de ervilha, de lentilha e de grão-de-bico no Planalto Médio do Rio Grande do Sul". Em parceria com a COTREL foram desenvolvidas tecnologias que permitem reduzir os custos de produção, através da redução da densidade de semeadura (http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/p_ci08.htm) e o controle das doenças mais limitantes à produção de ervilha. Como parte desse esforço a Embrapa Suínos e Aves desenvolveu as primeiras pesquisas no Brasil para a utilização comercial de grãos de ervilha crua em rações de suínos.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Gilberto Omar TommEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CNPT

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • aaa
    Importante esta matéria que traz uma alterativa para o suinocultor,de alimentçaõ para os suinos,tendo uma alternativatambem como uma cultura de invero e também,como rotaçaõ de cultura,é a principal,reduzindo os cultos de alimentaçaõ,Esta matéria deve ser mais divulgada pelos orgãos de pesquisa.
    Robison Cristiano knecht - 30/04/09 01:09

  • ERVILHACA COMO ALTERNATIVA DE RAÇAÕ PARA SUINOS
    Importante esta matéria que traz uma alterativa para o suinocultor,de alimentçaõ para os suinos,tendo uma alternativatambem como uma cultura de invero e também,como rotaçaõ de cultura,é a principal,reduzindo os cultos de alimentaçaõ,Esta matéria deve ser mais divulgada pelos orgãos de pesquisa.
    EROMAR MIGUEL DE TOLEDO - 03/11/06 11:51

  • de espanha urgente
    e uma boa discoberta sobre a ervilha tem bastante forma de manejar e bastante utel muitos nutrientes le dejeso bueno progreso mas preciso de uma informacao de vc que nesecito uma grande cantidade de bolota que e uma fruta ou um coco encontrado nas regioes do norte do pais ja tenho resposta pero nesecito mais podemos falar de negocios um abraco ........
    guthemberg - 22/06/04 12:57

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br