Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Estudos das Iguanas no Pantanal

14/02/2005

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

A Iguana iguana, tem uma grande área de distribuição geográfica, nos Países da América Central e do Sul. Em Países, como a Venezuela, Panamá, Nicarágua e a Guatemala as iguanas têm um papel no desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais, no aproveitamento do couro, carne e ovos. No Brasil, a espécie é conhecida como sinimbu ou camaleão, e tem distribuição na região Amazônica, parte da região Centro-Oeste, Pantanal, e na Caatinga.

A espécie pertence à família Iguanidae, alcança um grande tamanho e pode ser domesticada facilmente se criada desde pequena. As iguanas são animais herbívoros, alimentam-se de uma variedade de plantas, mas existem especulações de que os jovens de iguanas podem ser insetívoros, ou seja, alimentam-se de insetos. O comportamento das fêmeas de iguanas de realizar migrações para nidificar (fazer ninhos) ao longo das margens de rios, córregos e riachos, tem sido relatado como fator de sobrevivência da espécie. Praticamente não existem estudos da biologia, requisitos de habitats e do potencial de utilização da espécie no Brasil.

Há 10 anos, a Embrapa Pantanal realizou uma pesquisa para estudar a reprodução das iguanas no rio Paraguai, Pantanal Sul, Brasil. Observou-se alta densidade de ocorrência nas margens do Rio Paraguai, sendo a observação facilitada pelo comportamento de soleamento no final do período seco. Na época, foram encontradas fêmeas reprodutivas ao lado dos ninhos, com comprimento rostro-anal entre 31 a 39,5 cm. Todos os ninhos localizados nas margens do rio, estavam em sistemas de colônias, sendo a produção média de ovos por ninho de 14. A cobra, Eunects notaeus foi considerada predadora de ovos de iguanas.

As fêmeas grávidas de Iguana iguana geralmente se movimentam para as margens do rio Paraguai, no final do período seco no Pantanal. Nessas áreas as fêmeas de sinimbu ou camaleão, concentram-se para reprodução, escavando seus ninhos para formação de colônias. Esse comportamento de agregação para reprodução também pode ser observado em outros Países, em que a espécie ocorre. A identificação de áreas de nidificação das iguanas no rio Paraguai é um fator importante para a reprodução das fêmeas, garantindo a sobrevivência dos jovens ao longo dos anos, facilitando assim futuras ações de conservação e pesquisa com as iguanas no Pantanal.

Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • como achar iguanas para criar
    ola sou de Volta redonda RJ tem como vocês me dizerem aonde perto do RJ posso encontrar um criadouro?espero sua resposta obriigado!!
    Hierro - 18/12/11 02:47

  • elas podem morder, ou somente usam o rabo como defe?
    Muito legal o artigo, vai me ajudar bastante como cuidar da minha iguana, eu moro em um conjunto que tem uma mata virgem ainda, e essas iguanas ou camaleao como sao chamadas vivem invadindo os nossos quintais por ser final de rua e divisa com a mata, eu queria saber se posso criar em um aquário e quantas no máximo posso criar? valeu!!
    ANDRE PONCIANO - 30/12/08 01:04

  • Como alimentar
    Gostaria de saber como faço para alimentar corretamente minha iguana, e quando alimentá-la?
    Pedro Paulo Ribeiro de Souza Mendes - 12/07/07 06:10

  • iguanas
    Eu procuro aprofundamentos sobre iguanas,tipo se esses bichos são personhentos, que tipo de vegetal que eles se alimentam, se eles podem se reproduzir em cativeiro, por entre outros detalhes. espero poder contar com vocês, muito obrigado.
    Ricardo Menezes - 04/04/07 10:19

  • cria
    tenho um casal de iguanas,a femea fugiu no mes de novembro/dezembro, não lembro, apareceu hoje dia 29/01- com a barriga bem inchada, será que ela vai dar cria? que mês eles se acasalam? e qual o tempo p/ ela botar ovos caso esteja mesmo? e como devo deixar o terrário apropriado, agradeço pelas respostas e entro em contato para deixar notícias, obrigado.
    fernanda - 29/01/07 08:20

  • Fotos
    Muito boa sua reportagem, serviu para o que eu queria mais faltou um detalhe... Se tivesse como por fotos nas reportagens... É sempre bom ter uma noção do animal q falamos!!! Brigado...
    Naiara - 06/09/05 10:38

  • Iguanas
    Adorei o artigo,mas queria mais detalhes sobre comportamento,como criar,como educar... Espero poder encontrar fulturamente o que procuro.
    ammy-lee - 01/08/05 23:23

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br