Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Imageamento com aeromodelos para Agricultura de Precisão

26/09/2005

:. Do mesmo autor
Software permite avaliar comportamento de insetos e diminuir uso de pesticidas nas lavouras

As técnicas de produção têm evoluído com a utilização das novas tecnologias de monitoramento do campo. Em especial, sistemas que permitem identificar, registrar e certificar as evoluções e resultados. Esta informação combinada com a geoinformação pode direcionar várias ações no campo durante o ciclo do cultivo ou em datas posteriores à colheita, possibilitando localizar e fornecer um diagnóstico preciso da área de cultivo. A partir daí, podem ser elaborados os mapas de recomendações: descompactação, fertilidade, aplicação de insumos em taxa variável, entre outros.

Uma das geoinformações mais importantes no monitoramento agrícola têm sido as imagens aéreas georreferenciadas. Estas, aliadas ao processamento rápido e a transformação da informação contida na imagem em mapas temáticos, são certamente os fatores de sucesso no monitoramento agrícola.

A partir das imagens, o mais importante é extrair as informações importantes para o gerente da propriedade. Assim, são necessários sistemas de processamento que facilite este tipo de extração de informações. É este tipo de trabalho que tem sido desenvolvido na Embrapa Instrumentação Agropecuária.

O correto é reconhecer a necessidade, problema ou os possíveis benefícios, fazer o levantamento dos dados a serem utilizados, e nestes casos as imagens são fundamentais. Para tanto, diferentes sistemas de captura de imagens têm sido testados, em especial os aeromodelos e veículos aéreos não tripulados.

Os meios tradicionais de monitoramento aéreo utilizam aeronaves tripuladas ou satélites. O custo de operação dessas aeronaves torna o seu uso proibitivo em pequenas e médias propriedades agrícolas, principalmente quando são necessárias imagens obtidas com uma periodicidade muito elevada ou em grande quantidade. A utilização de meios não convencionais para a obtenção dessas imagens aéreas pode minimizar de forma significativa o seu custo. O uso de aeronaves em escala reduzida, apresenta muitas vantagens em relação à utilização de aeronaves convencionais, apesar de ter também suas desvantagens. Além de um custo muito baixo por imagem, essas aeronaves podem operar em condições impraticáveis para as aeronaves tripuladas.

Os veículos aéreos não tripulados (VANT) não possuem um operador humano a bordo, seguem os mesmos princípios de operação das aeronaves convencionais e normalmente são de tamanho reduzido. Com a miniaturização dos componentes eletrônicos e o incremento do poder de processamento dos computadores, tornou-se possível a utilização de VANT em diversas áreas.

O projeto da Embrapa e USP tem seu principal objetivo a substituição de aeronaves convencionais utilizadas na obtenção de fotografias aéreas, para monitoramento de áreas agrícolas e áreas sujeitas a problemas ambientais, por VANTs de pequeno porte que realizam missões pré-estabelecidas pelos usuários. O processamento de imagens é desenvolvido na EMBRAPA Instrumentação Agropecuária de São Carlos e as aeronaves pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP.

Lúcio André de Castro JorgeEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CNPDIA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Agricultura de precisao
    Artigo excelente !
    José Esteves Rabello - 06/10/08 16:13

  • complementando dúvidas Sr. Fabiano Dolata
    Prezado Sr. Fabiano, Neste resumo infelizmente não é possóvel detalhar nossa proposta de monitoramento, que é totalmente inovadora e diferente do que se tem convencionalmente em cartografia convencional. Volto com uma pergunta, quando vc faz uma amostragem de solo sa sua propriedade e cruza a informação de um mapa de solos, com produtividade etc, isto não é agricultura de precisão?
    Lúcio André de Castro Jorge - 07/08/07 18:13

  • Aplicação de aeromodelos na agricultura
    Nossa agricultura está tão fora da realidade que dá vergonha de ser da área. Só mesmo com redução de custos ao extremo se conseguirá avançar pensando em ainda aplicar alguma tecnologia. Entretanto, precisamos de tecnologias que além de viabilizar aplicações mais uniforme de insumos, corregindo deficiências localizadas, tragam retorno ao bolso do agricultor. Parabéns pela matéria.
    Amilton Santiago - 27/03/06 20:20

  • agronegocio
    Eu estou cursando a faculdade de agronegócios, e quando li sua matéria,gostei muito, pois se relaciona com a minha area.PARABÉNS
    Márcia Comin - 13/03/06 17:34

  • Bom artigo.
    Boa noite, Gostei das informações que encontrei nesse seu artigo, eu gostaria de obter maiores informações do uso de VANT´s para monitoramento das áreas cultiváveis/cultivadas. Tenho interesse em toda e qualquer informação que possa ser levantada do campo pois estou desenvolvendo, particularmente, um ensaio sobre um sistema de rastreabilidade de grãos. Provavelmente venha a desenvolver esse ensaio em um mestrado. Se puder me mandar maiores informações ou links para outros artigos relacionados ficarei muito grato. Atenciosamente, Gustavo Santos
    Gustavo Santos - 13/02/06 19:28

  • Agricultura de Precisão
    Sendo conhecedor da área de mapeamento tenho apenas de deixar uma questão no "ar": o que é classificado com agricultura de precisão? precisão para mim e para a maioria dos profissionais que trabalham com mapas está na ordem de milimetros/centímetros. aqui, sem dúvida está não é a precisão desejada para o caso, mas da mesma forma tem-se a questão: como são referenciadas as imagens obtidas ao sistema brasileiro (SAD-69)? São obtidas coordenadas após a obtenção das imagens com equipamentos topográficos? é apresentado um mosaico ou as imagens são ortoretificadas? Não pretendo deixar uma críticas, mas o que é agricultura de precisão?
    Fabiano Dolata - 22/11/05 16:12

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br