Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

09/07/2004

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

A reprodução dos jacarés é um dos parâmetros essenciais para programa de conservação e utilização das espécies de crocodilianos, tanto na natureza como em cativeiro. No Brasil, ocorrem seis espécies de jacarés da família Alligatoridae, sendo que cinco delas, Melanosuchus niger (jacaré-açu), Caiman crocodilus crocodilus (jacaré-tinga), Caiman crocodilus yacare (jacaré-do-Pantanal), Caiman latirostris (jacaré-do-papo-amarelo), e Paleosuchus trigonatus (jacaré-coroa) possuem estudos sobre alguns aspectos da reprodução. No entanto, nada tem sido relatado na literatura sobre a reprodução de Paleosuchus palpebrosus (jacaré-paguá).

As espécies de jacarés, da família Alligatoridae, fazem seus ninhos em montes com restos de folhagens e gravetos próximos de corpos de água, também na vegetação flutuante. O tamanho e a composição dos ninhos depende mais da qualidade do habitat e da disponibilidade de material vegetal utilizado nos ninhos. A radiação solar e a decomposição da vegetação contribuem para aumento da temperatura do ninho.

A radiação solar e a decomposição da vegetação contribuem para aumento da temperatura do ninho. A temperatura em que os ovos são incubados determina o sexo dos jacarés, e normalmente temperaturas baixas, entre 28 a 30oC, produzem fêmeas e temperaturas altas, acima de 30oC produzem machos. O habitat e as variáveis ambientais na fase reprodutiva, seguramente determinam a sobrevivência das espécies de crocodilianos ano após ano.

O período de reprodução dos jacarés brasileiros predomina no final da estação seca, com o nível da água ainda baixo, temperatura altas e as primeiras chuvas que possivelmente sinalizam as fêmeas a fazerem as posturas dos ovos. Da postura dos ovos até a eclosão dos jovens pode demorar até 70 dias, dependendo das condições de incubação dos ovos e dos cuidados das fêmeas. O número de ovos depende principalmente do estado nutricional e do tamanho das fêmeas, que pode variar entre habitats e entre anos.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • adorei o artigo
    adorei esse artigo pois me tirou de mu grande susto pois tinha prova e não sabia nada sobre eles.OBRIGADA......
    cristiane - 03/11/11 20:53

  • Reprodução dos jacarés
    Esse artigo foi uma verdadeira benção, pois me tirou de um grade sufoco. Muito Obrigada!
    Deleane Karla - 30/03/11 09:04

  • MONOGRAFIA
    GOSTEI DO ARTIGO, POIS ESTOU REALIZANDO MINHA MONOGRAFIA SOBRE JACARÉS NO RIO DAS MORTES EM NOVA XAVANTINA-MT.ESSE ARTIGO ACRESCENTOU MEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA.
    GEANE - 24/03/07 13:47

  • Conservação dos jacarés
    Achei bem interessante o artigo, sou aluna do curso de Zootecnia e precisei fazer uma pesquisa sobre esse tema, porém acho que poderia ter aprofundado melhor no assunto.
    Lilian - 07/06/06 11:44

  • jacarés
    Amei o artigo, muito bom mesmo, além de ser muito interessante. Gostei muito
    Alini - 20/05/06 14:00

  • Adorei o artigo
    Sou estudante de biologia o artigo está me sendo muito útil,pois estou querendo montar um projeto sobre jacarés na minha região.Moro em Minas na região centro-oeste.E agradeceria muito se fosse possível que vcs me mandassem mais informações sobre a espécie que ocorre na minha região.Desde já agradeço a atenção.
    Izabela gonçalves duarte - 08/03/06 15:30

  • Jacares
    Queria fazer uma pergunta e nao um comentario sobre o artigo. Queria saber qual a importancia dos jacares na cadeia alimentar? Quais as consequencias de sua extincao, ou diminuicao de sua populacao? Obrigada!
    Paula Cristina - 17/01/06 09:54

  • Jacarés
    O seu artigo A importância dos estudos reprodutivos na conservação dos jacarés brasileiros é muito bom e nos dá uma visão e embasamento sobre a importância da preservação ambiental no desenvolvimento e crescimento das espécies de reptéis.
    hildaBrainer - 08/08/05 08:04

  • importância dos estudos reprodutivos na conservação dos jacarés brasileiros
    Achei o artigo bastante interessante. Não sou profissional da área, mas fui gerada e passei grande parte da minha infância e adolescência no vale do Rio Araguaia, por isso sou muito ligada a assuntos relativos à preservação ambiental. Passo as férias de julho com toda a família em um afluente do Araguaia, o Rio do Peixe. Fiquei assustada com a quantidade de piranhas no rio este julho último e notei a ausencia de jacarés, muito frequentes na região, nos anos anteriores. É possível fazer algo junto aos órgãos oficiais? Poderia dar-me algumas orientações sobre quem contactar? Muito obrigada, Léa
    Léa Carvalho - 27/12/04 00:03

  • chato
    não achei nada legal achei uma porcaria falo.
    ana - 30/08/04 16:55

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br