Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Importância da identificação de populações do carrapato dos bovinos resistentes a bases carrapaticidas

10/09/2009

:. Do mesmo autor
Febre Maculosa: Uma Doença do meio rural

A resistência a pesticidas encontra-se amplamente difundida entre as populações do carrapato dos bovinos, Rhipicephalus microplus, um dos mais importantes parasitas dos rebanhos bovinos no Brasil e demais regiões localizadas entre os paralelos 32º Norte e 32º Sul do globo terrestre. O carrapato dos bovinos é uma das principais pragas do gado bovino na América do Sul, Central e a Austrália, além de gerar problemas também em partes da África e da Ásia. O diagnóstico precoce da resistência é importante para permitir o uso mais adequado dos grupos químicos disponíveis para controle, minimizar a aplicação de pesticidas e reduzir a proliferação de populações resistentes aos princípios ativos mais utilizados.

Atualmente, ferramentas de diagnóstico molecular estão à disposição e vêm sendo utilizadas com eficiência em estudos epidemiológicos, fundamentais para quantificar os fatores de risco para a resistência. Além disso, opções alternativas de controle parasitário e manejo da resistência são prioritárias para que se possa reduzir a dependência química e o desenvolvimento da resistência, bem como o conseqüente aumento dos custos de produção e dos riscos ambientais e à saúde daqueles que trabalham e, ou, consomem alimentos de origem animal.

O carrapato dos bovinos encontra-se amplamente difundido no Brasil, o qual possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, estimado em 200 milhões de animais. O carrapato dos bovinos é o principal vetor de patologias de alta morbidade e mortalidade como a anaplasmose e a babesiose bovina, patógenos também associados aos prejuízos determinados pela infestação por carrapatos, os quais determinam anemia, queda na produção e até mesmo a morte de bovinos.

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


Luciana Gatto BritoEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFRO

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br