Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Introdução de espécies - uma das maiores causa de perda de biodiversidade

03/03/2005

:. Do mesmo autor
PELD - Programa Ecológico de Longa Duração dos Recursos Hídricos do Pantanal

A importância dos estudos limnológicos: 16 anos no pantanal

Mexilhão Dourado No Pantanal – Um problema ambiental e econômico

O Mexilhão Dourado causará danos ecológicos na Bacia do Miranda

Contaminação de corpos d'água na região de Corumbá

Poluição por pesticidas no Pantanal

Espécies de plantas, animais ou microorganismos introduzidos a um ecossistema do qual não fazem parte originalmente são chamados de exóticos, e, se adaptam, propagam e exercem dominância, prejudicando processos naturais e espécies nativas, são chamadas espécies exóticas invasoras. Então, nem toda espécie exótica é invasora.

O mundo globalizado tem favorecido a introdução de espécies e, consequentemente, a sua homogeneização ao longo dos continentes, sendo a introdução de espécies uma das maiores causas de perda de biodiversidade no planeta.

Os impactos das introduções sobre a biota nativa podem ser imperceptíveis, sendo a espécie incorporada ao novo ambiente de tal forma que passe a ser vista como nativa, como espécies de mangueira e limoeiro, comuns nos nossos quintais. Por outro lado, estes impactos podem ser catastróficos, uma vez que estas espécies podem causar profundas alterações na estrutura dos ecossistemas ou mesmo danos econômicos.

O Instituto Horus tem cadastrado 73 espécies de plantas e 71 de animais exóticos no Brasil, embora nem todas se transformem em pragas. Um caso recente de praga terrestre é do caramujo africano Achatina fulica, introduzido como criação para alimentação humana, que se alastrou por quase todo o Brasil, se tornando praga agrícola, especialmente no litoral. Atacam e destroem plantações de pequena agricultura, como a mandioca, batata-doce, carás, feijão, amendoim, abóbora, mamão, tomate e verduras diversas.

Uma forma de dispersão de espécies é pela navegação marítima ou de águas interiores. No Brasil, são transportados por via marítima aproximadamente 95% de todo o comércio exterior. As transferências de organismos nocivos através da água de lastro dos navios têm sido desastrosas e têm crescido alarmantemente, causando danos aos ecossistemas marinhos, prejuízos à saúde humana, como no caso do Vibrio Colerae, responsável por inúmeros casos de cólera no mundo, à biodiversidade, às atividades pesqueiras e de maricultura, resultando em um problema global, em virtude do impacto ecológico e econômico nos vários ecossistemas.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Márcia Divina de OliveiraEnvie um email!
Pesquisadores - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • especies exoticas
    adorei é sempre bom saber algo mais
    amanda silva - 06/12/10 18:36

  • Introdução de espécies
    parabens e obrigado. excelente o material de vcs, foi de extrema ajuda para meu trabalho :)
    Drielly - 06/05/10 10:00

  • introdução de espécies exoticas
    MuitoO Obrigada conseguii muitas coisas legais e interesantes. Mais uma vez obrigada e esperoo q ajude muito mais pessoas alem dii mim ....Bejoos e abraços q Deus esteja com vosco
    Samantha - 22/04/09 10:24

  • introduçao de especies
    foi de muito aproveito esse, para meu trabalho da faculdade.
    graciete - 09/03/09 01:17

  • introduçao de especies
    foi de muito aproveito esse, para meu trabalho da faculdade.
    graciete - 09/03/09 01:17

  • medica
    sou apaixonada por espécies ,muito bom o se trabalho!parabens!
    nayara - 15/11/08 05:30

  • espécies exoticas
    Deveria ter um texto de comparação entre os beneficios e malefícios sobre espécies exoticas, adorei o trabalho da autora Marcia Divina de Oliveira, mas queria saber mais. obrigada, Maria de Fátima
    maria de fatima a.l - 28/10/08 08:22

  • especies exotica
    eu queria muito ver e saber as definiçao das especies exoticas
    suellen - 13/06/08 01:44

  • Introdução de espécies exóticas
    Faço o curso de Pedagogia. Esse artigo foi bastante útil para o estudo, dentro da disciplina Metodologia do ensino de Ciências. Obrigada a todos. Estarei sempre de olho nesse site rsrsrs.
    Nane - 13/02/08 10:27

  • texto introdução de especies
    otimo trabalho otima pesquisa obrigado!!!!!!
    estevao - 18/08/06 20:38

  • Agricultura
    Bom muito bom esse conteúdo que acabei de lê... muito importante para a população se conscientizar...
    Bruno Menezes Almeida - 04/11/05 01:55

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br