Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Irrigação e adubação nitrogenada do capim Tanzânia em Parnaíba - Piauí

28/02/2004

:. Do mesmo autor
Produção de matéria seca do capim Cameroon Parnaíba - Piauí

Comportamento produtivo e reprodutivo de vacas mestiças mantidas em pastejo de capim-elefante, em parnaíba - Piauí

Na região Nordeste do Brasil a pecuária leiteira exibe índices de produtividade muito baixos, com uma grande variação nos níveis de tecnologia utilizados. Os sistemas de produção de leite a pasto constituem alternativas de baixo custo, comparativamente aos sistemas baseados no uso de concentrados. Esses sistemas têm sido majoritariamente baseados no uso de capim-elefante. No entanto, várias outras gramíneas podem ter potencial para uso nos sistemas de produção de leite. A avaliação de plantas forrageiras, visando a seleção de espécies é fundamental, principalmente ao se considerar que a produtividade e o valor nutritivo de uma pastagem dependem muito do manejo adotado, sofrendo grande influência das condições ambientais. No processo de avaliação, estudos de adubação que venham permitir que a planta expresse todo o seu potencial produtivo, eliminando a influência negativa da baixa fertilidade do solo, são de alta importância.

No Piauí, a existência de um longo período seco, acompanhado de altas temperaturas, constitui, além da baixa fertilidade dos solos, efeito restritivo ao crescimento das plantas forrageiras, resultando em reduzida disponibilidade de forragem e baixo valor nutritivo do material remanescente das pastagens. A irrigação, quando possível, elimina esta sazonalidade de produção das pastagens, com efeito benéfico sobre a produção dos animais em pastejo. Além disso, nessas áreas com temperatura e radiação constantes, a irrigação tem a oportunidade de mostrar maior viabilidade técnico-econômica, em comparação a outras regiões do país localizadas em maiores latitudes.

Na formulação de um sistema de produção de leite em pastagem irrigada nas condições da região nordestina, é fundamental obter-se informações que subsidiem recomendações próprias, dentre outras, em relação à: i) resposta da espécie/cultivar forrageira ao pastejo intensivo em função da quantidade de água de irrigação e dos níveis de fertilização aplicados para as condições regionais; ii) maneira mais eficiente (econômica e biologicamente) de produzir forragem irrigada; iii) momento (idade) adequado para colocar os animais e retirá-los da pastagem; e iv) potencial de produção de leite (capacidade de suporte) de cada forrageira. É imprescindível, portanto, estudos dessa natureza, visando encontrar respostas para esses questionamentos.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Braz Henrique Nunes RodriguesEnvie um email!
Pesquisador - CPAMN

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Solicitação de mais informações
    Prezados Autores Boa tarde! Estou trabalhabdo com capim tanzânia irrigado por aspersão fixa. Porém, ainda não tenho informações sobre esta gramínea cultivada em solo arenosos, sob irrigação. Desta forma, desejaria saber qual foi o sistema de irrigação utilizado neste trabalho realizado aí no Piauí e qual textura do solo da área.
    José Nunes - 02/01/13 18:35

  • imformação
    gostaria de saber o teor de germinação do capim tanzania
    elionilton feitosa - 01/12/08 04:54

  • Analise do Tanzania
    É recomendável para artigos técnicos que objetivem também outros públicos (prático), forneça um Resumo que dê conclusões. Isto facilita a compreensão da sopa de letrinhas. Se eu estiver errado, me desculpem.
    Roberto - 15/09/08 11:36

  • informação
    prezado pesquisador sou academico do quarto periodo de biologia , estou iniciando um projeto de irrigação em tanque classe a. portanto gostaria de receber informações sobre este trabalho.
    eronindes rodrigues dos santos - 22/06/04 17:06

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br