Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Irrigando a ervilha

16/11/2005

:. Do mesmo autor
Irrigando o feijoeiro

A ervilha é um alimento muito saudável na alimentação humana, sendo um prato de fácil preparo e uso na mesa. Pode ser consumida na forma de grãos secos reidratados e na forma de grãos verdes recém colhidos ou ainda como enlatados e congelados. Essa cultura que pode ser explorada em pequenas áreas, usando mão-de-obra familiar, pode ser uma boa opção para utilização na mesa do pequeno agricultor.

Por ser uma planta cultivada em regiões de clima temperado ou subtropical, exige temperaturas amenas durante o seu ciclo, pode ser cultivada com sucesso nos Cerrados, chegando a produzir até 3 mil quilos por hectare, sendo portanto uma boa opção para o plantio no período da entressafra sob regime de irrigação. O plantio deve ocorrer a partir da segunda semana de abril até o final de maio. É importante levar em consideração a temperatura e o início das chuvas na região, fazendo-se com que a colheita não coincida com esse período, evitando-se assim, prejuízos irreversíveis na qualidade dos grãos colhidos.

O produtor deve ficar atento para o início do florescimento até a fase de enchimento de grãos ou período de reprodução da planta. Nessa fase, a cultura precisa de maiores cuidados até mesmo com a quantidade de água de irrigação para a obtenção de maiores produções. A aplicação de aproximadamente 450 mm de água bem distribuídos durante todo o ciclo é suficiente para obter grandes produções para as cultivares de ciclo longo (110 dias). Isto implica em irrigações de aproximadamente 33 mm por semana, até cerca de 95 dias após plantio.

Logo após a semeadura faz-se quatro irrigações com intervalos de dois dias entre elas, de aproximadamente 15 mm cada, para uma boa germinação e estabelecimento da lavoura.

Em solo com operações comuns de preparo já realizadas com adubação e correções necessárias, pode fazer a semeadura na profundidade de 3 a 4 cm, evitando-se o contato da semente com o adubo na linha de plantio, num espaçamento de 17 a 20 cm entre fileiras. A quantidade de sementes por hectare varia de acordo com o tamanho dos grãos da cultivar a ser plantada e seu potencial germinativo, mas geralmente situa-se entre 200 e 150 kg.

Sebastião Francisco FigueredoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAC
Juscelino Antônio de AzevedoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • plantio de evilha novbale do paranapanema
    sou agricoltor no municipio de pedrinhas paulista e gostari de esperimentar ocultivo de evilha devido que ja tenho uma irgacao ja planto tomate e gostaria de plantar um produto para agregar mais valor..... saudacoes muito obrigado sou agricoltor a 40 anos gostaria saber se tem alguma empresa que fas parceria
    GIACOMO DI RAIMO - 19/05/10 19:43

  • ervilha e o semiarido
    e possivel o cultivo da ervilha no sertão nordestino , visto que o clima é quente, como fazer?
    elza - 14/06/09 07:19

  • ervilhas
    Gostei muito das informaçoes do site... Agora vou fazer o plantio de acordo com as instruções do documentario.. Valeu....muchas gracias....
    Angélica Cristina Neivert - 05/04/07 19:30

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br