Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Levantamento de pragas em plantios de Acacia mangium em Roraima

27/01/2006

:. Do mesmo autor
Controle de pragas poderá ser feito com inibidores de enzimas digestivas

Resistência de melancia ao pulgão Aphis gossypii

Controle biológico da larva minadora dos citros através de parasitóides em Roraima

Principais pragas e seus inimigos naturais na cultura da soja nos cerrados de Roraima

Principais pragas e seus inimigos naturais na cultura do feijão caupi nos cerrados de Roraima

O gênero Acacia, com aproximadamente 2.000.000 ha plantados em todo o mundo, apresenta uma relevante importância do ponto de vista social e industrial no reflorestamento tropical. As espécies de maior utilização são Acacia mangium e Acacia auriculiformis sendo suas produções direcionadas para polpa de celulose, madeira para movelaria e construção, matéria-prima para compensados, combustível, controle de erosão, quebra-vento e sombreamento.

Os primeiros plantios de Acacia mangium em Roraima ocorreram em 1999 com o objetivo de avaliar seu crescimento nas condições de cerrado. Atualmente, estão plantados, aproximadamente, 22.000 ha.

Um dos fatores que contribuem para a redução da produtividade da cultura é a presença de insetos-praga. Os danos observados vão desde desfolhamentos, reduções de altura e até morte das árvores. Os principais insetos causadores desses danos são besouros, lagartas e formigas.

Nesse sentido, a Embrapa Roraima – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - está desenvolvendo um projeto de pesquisa que visa identificar os principais insetos que causam danos nos plantios de Acacia mangium no Estado.

Já foram observados os seguintes insetos danificando os plantios comerciais: o besouro-amarelo Costalimaita ferruginea e a mosca branca Bemisia tabaci. Diversos outros insetos, ainda não identificados, já foram observados atacando a cultura. A identificação desses insetos está em andamento e, em breve, mais informações serão divulgadas na mídia e em publicações científicas.

Alberto Luiz Marsaro JúniorEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • brocas acacia nao e viavel no cerrado
    plantei 400 arvores e nao aprovei arvore muito fragil plantei eucalipto e os que vingaram sao imunes a pragas acacia repito e super fragil principalmente as brocas nao vale a pena madeira sempre oca
    nando dias n - 12/08/15 11:15

  • consorcio
    É possivél consorciar acacia mangiom com eucalyptus já implantado.
    carlos r fonseca - 18/06/12 09:37

  • plantio de acacias
    tenho uma plantaçao de acacias de 9 meses estou observando alguma plantas com folhas amareladas, será que é doença ou falta de nutrientes?
    jane - 09/10/11 19:38

  • Exploração sustentável da Acacia mangium
    Prezados internautas, Tive a felicidade de participar da introdução da Acacia mangium no Brasil, plantando as primeiras sementes recebidas da Australia e ha 29 anos pesquiso esta espécie, presto consultorias, palestras de motivação, sementes etc. Agora, depois de 11 anos de pesquisas, desenvolvemos os CINCO PRIMEIROS CLONES SUPERIORES desta espécie e passaremos a produzir sementes de pomar clonal - melhor semente que possa existir, independente da espécie. Tomem cuidado ao fazer reflorestamentos sem avaliação prévia dos solos, clima e avaliação da aptidão climática e edáfica, podendo resultar em mortes de plantas, baixo crescimento, madeira de baixa qualidade e até morte de plantas a partir do segundo ou terceiro ano de plantio, em consequencia da existencia de camadas de impedimento nos solo, seca prolongada ou ocorrência de doenças ou ataque de formigas. O sistema de exploração mais rentável é o AGROSILVIPASTORIL - APICOLA.
    Dr. Flávio pereira Silva - 27/08/11 06:36

  • levantamento de pragas em acacia
    o nome do fungo é atelocauda digitada
    edis rezende - 26/08/11 16:44

  • Plantio da acácia em Goiás
    Eu e meu marido queremos plantar acácia em nossa fazenda, mas verificamos que (em Goiás) poucos conhecem a mesma e quase nada sabem sobre o cultivo em si. Pelo que li, parece que é uma planta muito suscetível à podridão.O clima de Goiás é bom para a planta? É mais rentável que o eucalipto, se levarmos em consideração os cuidados fitosanitários necessários?
    Ledna Gentil - 20/08/11 22:06

  • DOENÇA DAS ACACIAS
    Complemnetado artigo anterior sobre fungos, cabe esclarecer que é na lida das mudas que se adquirie o fungo. Quando se adquire muda ja pronta, devemos aplicar antifungicos em forma de imersao em agua, e aguardar 3 dias para plantio. Lembrar que o fungo de aspecto branco, como se tivesse jogado talco nas folhas estao normalmente associados a Acaros, dai a necessidade de usar tambem um inseticida em forma de pulverizaçao (Decis). Mais informaçoes 064-922108591
    DR EDIS REZENDE - 24/01/11 10:15

  • FUNGOS NAS ACACIAS
    A morte precoce das acacias se deve a presença de um fungo que vem desde a raiz ate atingir a planta ja com 4 a 6 meses. Ele suga a seiva da folha, ela seca dai ate atingir a ponteira da planta, fazendo com que ela morra. Para prevenir tal situaçao,no plantio colocar em uma caixa dagua de 500 litros de agua, 140 ml de Klapp (formicida), 100 ml de Decis e 100 ml de antifungico e merculhar as bandejas com mudas, na véspera de plantio. Quando o fungo atingir a arvore com mais de 3 metros entao a soluçao e pulverizar a lavoura com trator com a haste do pulverizador na horizontal passando no espaços entres as arvores.
    EDIS REZENDE - 04/01/11 10:22

  • morte de acacia
    como ja dito anteriormente as arvores começam a secar de cima para baixo e já estão com mais de 20% de morte em 06 meses. O mesmo problema está ocorrendo em outras plantações no Centro Oeste. Solicito se alguém tiver conhecimento de como evitar mais mortes por favor entrar em contato através do telefone 62 8416 6278
    deuselino valadares dos santos - 09/11/10 12:10

  • Morte de acacia mangium
    Tenho 200 ha de acacia, sendo que 100 ha com arvores de um ano e meio. Com apromidamente 04 metros de altura, 10% das arvores começaram a morrer sem nenhuma causa aparente. O que fazer?
    deuselino valadares - 03/10/10 04:00

  • gostaria de plantar acacia
    presado amigo estou com bastante duvida sobre o plantio de acacia, gostaria de saber se á uma vantagem do plantio de acacia frente ao eucalipto, me conte se possivel suas vantagens, agradeço desde ja grato rinaldo
    rinaldo alves dos dos santos - 09/12/09 12:09

  • Doenças da Acacia Mangium
    Oi! Gostei do artigo... Eu tenho um reflorestamento de Acacia mangium no sul de Minas Gerais. Após uns meses de plantio elas apresentaram uma doença, parece um fungo branco que da na folhagem, e depois a muda atacada vai amarelando ate a planta secar e morrer. Estou preucupado! Não sei que tipo de doença ou fungo estão atacando as Acacias...elas estão com +/- uns 8 a 9 meses de idade e grande parte estão com isso. Se caso souber quais fungos atacam a Acacia, por favor me de uma dica de como acbar com eesse fungo. Caso queira eu tenho foto das plantas atacadas para facilitar a indentificação da doença. Agradeço antecipadamente, Ravih.
    Ravih - 17/11/09 17:20

  • Acacia
    Tenho lido alguns artigos sobre esta especie e estou muito interessado em plantar uma área, mas tenho muitas duvidas de quais pragas e doenças esta cultura é suseptivel, e se realmente esta cultura pode ser utilizada como pastagem em apicultura e se o ataque destas pragas e doenças atrapalharia a implantação de um sistema apicula.
    fagner - 21/05/09 17:17

  • acácia
    Bom dia! Temos em andamento um plantio de acácia e tenho interesse no controle de pragas. Por favor me passe mais informações. Grato
    samuel souza - 20/01/09 13:52

  • o artigo
    gostei apesar de ter poucos dados. obrigado.
    gmastergram - 23/01/08 16:19

  • Fungos
    Em conversa com um biologo especialista em reflorestamento, me falou que esta variedade de arvore teria um problema com um determinado fungo que ela seria muito fragil a este fungo. Gostaria de saber mais a fundo, sobre esta variedade pois é de grande interesse.
    Roberto Silveira de Mello - 28/11/07 21:28

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br