Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Mais adubo para o agronegócio

10/08/2004

:. Do mesmo autor
Qualidade Total no Agronegócio

Brasil que tem dado certo

Oportunidades e ameaças da visibilidade

A produção agropecuária tem algumas peculiaridades. Sofre influências de clima, pragas, doenças, sazonalidade, dificuldades de armazenamento, entre vários outros fatores que são próprios da atividade. Isto faz com que o sistema agroindustrial tenha formas de gestão e de coordenação diferentes de outros setores.

Os produtores têm que, cada dia mais, utilizar tecnologia de ponta, agricultura de precisão, tecnologia de informação, máquinas mais modernas, produtos que agridam menos o ambiente, entre outros para competir num mercado amplo e cruel.

A agricultura empresarial que bate recordes, que garante uma balança comercial positiva, que evita que o país entre em default, que promove saldos positivos no balanço de pagamentos, que gera empregos com menor custo, que é responsável pela maior contribuição individual no crescimento do país (um dos poucos setores que cresce), que melhora a distribuição espacial de riquezas, deve contar também com o poderoso “adubo” das condições macroeconômicas estáveis.

Juros e impostos mais competitivos com o mercado internacional, crédito na medida, luta por mercados internacionais mais livres, câmbio flutuante, menor regulação estatal, tecnologia gerada nos competentes órgãos “brasucas” de pesquisa e pela iniciativa privada, entre outros, são tão importantes quanto os fertilizantes e defensivos mais eficientes e que causam menor “depreciação” da natureza, as vacinas, o manejo nas plantações e criações, técnicas de qualidade total, certificados de origem e/ou qualidade, etc.

Porém devemos enfrentar alguns problemas para tornar o atual desenvolvimento do agronegócio nacional sustentável ao longo do tempo.

Temos gargalos na logística, com portos nada efetivos, má conservação de estradas, pouca disponibilidade de transporte ferroviário, pouca disponibilidade de armazéns, inclusive dentro das porteiras brasileiras. O sistema agroindustrial brasileiro sofre ainda com a tensão social no campo, com grupos organizados que utilizam técnicas de intimidação e provocação aos produtores e que desafia o Estado de direito. Temos problemas sérios de distribuição de renda, que deprime o mercado consumidor interno.

Temos outros problemas pontuais que dificilmente constam da agenda de trabalho dos órgãos públicos e de setores organizados do setor. Muitas vezes trabalhamos com a ótica da geração de tecnologia produtiva, do crédito, da extensão rural, etc. Não devemos abandoná-las, mas isto deve tornar-se rotina.

Devemos criar uma nova agenda para o setor, enfrentando os assuntos logística, distribuição de renda, melhoria social no campo, educação e saúde do trabalhador rural, entre outros, como assuntos próprios do setor. Mãos a obra!

José Eduardo Ferreira da SilvaEnvie um email!
Diretor de Comercialização - SEAPA - MG

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Mais adubo para o agronegócio
    Curto e abrangente. Muito bom tocar na existência da Fábrica de Sem-Terra.
    Leo Darck da Costa - 12/05/05 13:48

  • agronegocios
    o agronegocios sem duvida é o vetor da economia, me interesso mto pelo assunto, e este artigo foi de grande valia.
    maristela - 18/02/05 08:15

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br