Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Manejo de pragas agrícolas com fungos entomopatogênicos

02/08/2007

O Manejo de pragas agrícolas tem sido realizado principalmente através de agentes químicos, porém esses agentes muitas vezes (nem sempre) prejudicam a saúde humana e ocasionam efeitos maléficos em inimigos naturais e polinizadores.

Os fungos entomopatogênicos são microrganismos que causam doenças em insetos, principalmente em insetos de importância agrícola. São os principais responsáveis pela mortalidade natural de insetos-praga em agroecossistemas, atuando dessa maneira no controle biológico de pragas.

No Brasil ocorre um grande número de espécies de fungos entomopatogênicos, causando epizootias que mantém as pragas sob controle. O termo epizootia refere-se a ocorrência generalizada dos microrganismos atacando severamente as pragas e promovendo o seu controle.

Esses fungos entomopatogênicos, além de constituírem 80% das enfermidades responsáveis pelos surtos epizoóticos dos ecossistemas e agroecossistemas, são de mais fácil disseminação, pois algumas espécies possuem a capacidade de penetrar através da cutícula íntegra de artrópodes e atingir diretamente a hemocele, até mesmo no caso de cochonilhas providas de carapaça. Em se tratando de fungos imperfeitos como os Hifomicetos, os propágulos viáveis (conídios ou fragmentos de hifas), a colonização do inseto e a exteriorização do fungo sobre o cadáver infectado permitem a sua rápida disseminação pelo vento.

Existem alguns fungos importantes no controle biológico de pragas em nível de campo. Entre eles, as espécies Metharizium anisopliae, Beauveria bassiana e Nomuraea rileyi são as mais freqüentes em agroecossistemas.

O Metharizium anisopliae (Metsch) é um importante fungo cuja ocorrência já foi assinalada em mais de 300 espécies de insetos. No Brasil, esse fungo tem sido estudado sobre diversas pragas como Mahanarva posticata (cigarrinha da cana), Diatraea saccharalis (broca-da-cana), Nezara viridula (percevejo-verde da soja), Piezodorus guildini (percevejo-verde-pequeno da soja), Hypothenemus hampei (broca-do-café), apresentando um grande potencial no controle biológico. O principal exemplo de sucesso na utilização de Metharizium é no controle biológico de cigarrinhas, principalmente na cana-de-açúcar e pastagens. Existem inclusive várias marcas comerciais desse agente registradas no Ministério da Agricultura.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Gustavo Luís Mamoré MartinsEnvie um email!
Engenheiro Agrônomo/Mestrando - UNESP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Fungos etomopatogênicos
    Muito bom, concordo com o ivan. Simples e muito explicativo. Parabéns
    Gabriel Cabús - 04/08/11 19:41

  • Fungos
    Adorei o artigo, está totlamente dentro do contexto que buscava, com explicações sucintas!!
    Clau - 14/10/09 07:01

  • artigo
    ótimo artigo. muito bem escrito! parabéns novamente.
    Dhyego Thomazoni - 21/07/08 08:42

  • fungos entomopatogênicos
    Gostei do artigo. Está simples e explicativo. Parabéns
    Ivan Arruda - 14/11/07 15:24

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br