Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Movimento dos Jacarés no pantanal

16/04/2004

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

O Jacaré-do-Pantanal, Caiman crocodilus yacare, é uma espécie que está amplamente distribuída na planície pantaneira. Apresenta grande potencial para utilização sustentada e vem sendo estudado sob diversos aspectos da sua biologia. As técnicas de monitoramento foram geradas para avaliar as tendências dos estoques populacionais e já existem informações disponíveis sobre: estrutura de tamanho, razão sexual e aspectos reprodutivos; comportamento de termorregulação; movimento e área de uso; espermatogênese e vitelogênese; dieta e nutrição; grau de parasitismo e composição química corporal dos indivíduos. Em cativeiro, foram desenvolvidos estudos sobre os diferentes aspectos da criação e feita uma proposta de monitoramento de coleta de ovos. No entanto, é necessário gerar os conhecimentos sobre a história de vida e dinâmica populacional do jacaré no seu ambiente natural, sob efeito das práticas do manejo.

A utilização sustentada da vida silvestre vem sendo reconhecida como uma importante ferramenta para promover a conservação dos ambientes naturais e da preservação da biodiversidade. Esse procedimento de desenvolvimento através do uso dos recursos tem sido direcionado aos países tropicais onde os ecossistemas naturais ainda não foram completamente modificados ou destruídos.

O manejo do Jacaré-do-Pantanal vem sendo feito tanto em sistemas fechados como em sistemas abertos de criação. Desde a década de 80, várias maneiras de utilização do jacaré têm sido tentadas. A criação em sistema fechado, denominada “Farming”, consiste na manutenção de adultos reprodutivos e na criação dos jovens até o abate. Poucos criadores optam por essa prática de manejo, pelo alto custo da manutenção das matrizes e dos jovens. A criação em sistema aberto, denominada “Ranching”, consiste na coleta de ovos ou jovens oriundos da natureza, na criação dos animais até o abate e conseqüente devolução ao ambiente natural de uma parcela dos jovens. Essa forma de utilização foi legalizada através da PORTARIA 126 de 1990, que regulamenta a criação, restringindo-a à área de distribuição da subespécie. O manejo extensivo ou desfrute de adultos da natureza é outra forma de utilização com fins de conservação da espécie e de seus habitats naturais. No entanto, a Lei 5.197 de 1967, proíbe qualquer uso da fauna em estado selvagem e, consequentemente, seu comércio. A Embrapa Pantanal vem, ao longo dessas duas últimas décadas, promovendo pesquisas sobre o conceito de “Conservação através do Uso” do Jacaré-do-Pantanal.

Em 1995, o governo brasileiro autorizou uma experiência de extração experimental de Jacaré-do-Pantanal para testar a viabilidade do programa de uso sustentável e aumentar o entendimento da dinâmica populacional de Caiman crocodilus yacare. No entanto, os efeitos de programas da extração não podem ser avaliados sem informações sobre o movimento local, que afeta o número e faixa etária dos jacarés sujeitos à extração e a dispersão que determina o recrutamento potencial de indivíduos de áreas com menores pressões de extração.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • jacaré do pantanal
    o jacaré sempre nos dá a impressão de um animal muito agressivo ,ou será quando tem fome mas o que nos parece como em filmes ou comentários eles com fotografias, como para outros animais, eles dão a impressão que vão atacar ou é impressão, se cai algo dentro dágua onde estão eu não queria estar..., a criação tria qual finalidade pois tudo o que Deus creou, naturalmente existe uma finalidade dentre muitas que o ser humano ainda desconhece, o abate que é citado ou melhor referido na página, qual é a finalidade? será para diminuir reprodução?como o jacaré concorre para proteção do ambiente e para a conservação e sustentação da natureza, quais são os prós eos que não serviriam para o ambiente em que vivem, eles quasi nunca estão sós como devemos pensar e analisar o seu temperamento para com o ser humano, na televisão apareceu um homem que tem um amigo - um jacaré, não é faantastico, aliásquando temoas por amigo qualquer que seja o animal pois são verdadeiros amigos quando não acontece de estranhar , por isso precisamos saber escolher os amigos, tudo depende de nós os seres racionais quando no viver muita vez vemos o ser humano agir pior do que um ser irracional.
    Neyde da Costa - 08/03/11 12:53

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br