Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

27/07/2004

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

Diversos estudos têm mostrado que os animais se deslocam para encontrar alimento, e que a disponibilidade deste alimento pode, também, ser causa de movimentos direcionados. Os crocodilianos movem-se por muitas razões. Os animais fazem movimentos em pequena escala, para forragear, evitar predadores, encontrar acasalamentos, e interações agonísticas. Para isso, os animais precisam tomar decisões sobre seu movimento, quando mover, onde mover, e como mover.

Os crocodilianos decidem quando mover provavelmente influenciados por fatores ambientais e disponibilidade de habitat e alimento. A decisão de para onde mover pode ser em movimentos diários, entre a água e a terra, movimentos curtos entre lagos e poças, e movimento a longo prazo entre habitats. Caiman crocodilus yacare ocorrem em altas densidades em habitats sazonalmente inundados no Pantanal do Brasil, e estoques de alimento durante a estação seca provavelmente influenciam no seu movimento entre poças.

Em 10 levantamentos noturnos realizados pela Embrapa Pantanal, entre os anos de1989 a 1999, os jacarés e rãs foram contados em um lago alcalino (pH de 9.0-9.9) da fazenda Nhumirim, propriedade da Embrapa Pantanal. Os resultados mostraram que em somente dois levantamentos foram registradas altas densidades de jacarés (> 500 indivíduos), e coincidiram com as altas densidades das rãs (> 100 adultos e grandes girinos/m2 ). Em outros levantamentos, com baixa densidade de girinos poucos jacarés permaneceram no lago. Durante o período de altas concentrações das rãs, jacarés foram marcados e após a redução das densidades de rãs, alguns foram recapturados distante 5 km, e o número total de jacarés no lago diminuiu drasticamente.

A reprodução explosiva de Pseudis paradoxa (rã), no lago, aparentemente causou as altas concentrações dos jacarés, com a diminuição da densidade de sapos, o número de jacarés também foi reduzido a poucos indivíduos. Pode-se dizer que o movimento dos jacarés foi estimulado pelas variações nas concentrações de alimento que ocorreram no lago. Sugerindo que os jacarés detectam e movem em resposta a mudança na densidade de presas, e que seus movimentos refletem estas variações. Possivelmente, os jacarés usam informações sobre a distribuição temporal e espacial de alimento, que podem ser adquirida por sua experiência na área do Pantanal.

O indivíduos de jacaré-do-Pantanal podem fazer movimentos diários, entre a água e a terra para termoregular, movimentos curtos entre lagos e poças para alimentar e acasalar, e movimentos a longo prazo entre habitats de lagos e rios para dispersar. A compreensão desses movimentos e suas causas dependem da escala temporal e espacial do estudo, principalmente em áreas sazonalmente inundadas como o Pantanal, que refletem nas mudanças de habitats e de alimento.

Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • jacares
    Muito lindo oassunto meu filho fez uma pesquiza sobre jacares para um trabalho do colegio, foi muito instrutivo.
    Gleida - 05/03/13 16:05

  • OS JACARES
    oiiiiiiiiiiiii???gostei muito sobre esse assunto dos jacares entâo tomem muito cuidado.
    VANESSA - 29/11/06 17:48

  • jacaré
    gostei muito, por que gosto muito desse animal............ sou de Bonito Ms
    leandro henrique - 14/11/06 13:12

  • jacare
    gostei mas poderia ter fotos
    themis - 30/04/06 12:51

  • gostei
    muito enteresante
    tiago - 04/01/06 11:12

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br