Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Mudando a Conduta Rural

21/09/2005

:. Do mesmo autor
Comportamento Organizacional - Desafios da Gerência do Agronegócio.

Conduta Rural em Destaque

Conduta Rural Motivada

Vendendo para o Agronegócio

O Triângulo do Atendimento Rural

A gestão de pessoas no agronegócio

Arrumação e venda de produtos da agricultura familiar

Qualidade de Vida Rural

Gestão Comercial do Agronegócio – Novos Paradigmas

Modelo Técnico – Caminho do Agonegócio

Serviço Rural – Um Diferencial Competitivo

Comunicação informal no campo

Comportamento Organizacional - Craitividade Perdida

Comportamento Organizacional - Ousadia e Criatividade na Gestão de Pessas do Agronegócio

Comportamento organizacional – Cooperação Rural

Comportamento Organizacional - Educando a Organização Rural

Competência - caminho do sucesso

Conduta Empreendedora e Comunicação

Capital intelectual – instrumento de estímulo à renovação e ao desenvolvimento

O Treino prático, além de melhorar o desempenho, pode fornecer ao produtor rural a condição que ele precisa para participar, de maneira mais eficaz, na consolidação da sua pequena ou média produção. O objetivo específico do treinamento é capacitar os produtores rurais para responderem aos desafios – quer seja na esfera pessoal (ligado ao ego) ou profissional (ligada à tarefa) – que o espaço rural do mundo moderno coloca diante de todos as pessoas ligadas à vida campesina .

A área rural também tem uma importante missão do ponto de vista empresarial. Vamos esclarecer esse ponto: missão significa aquilo que a toda e qualquer empresa – quer seja rural ou não – se propõe a fazer para garantir a sua sobrevivência. A missão precisa ser estabelecida em conformidade com os produtos e serviços que a organização coloca à disposição de seu público alvo (clientela). Vejamos um exemplo: A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – tem a missão de visualizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural com foco no agronegócio, por meio de geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira. Ufa! Que missão grande! Se você assim pensou, pensou certo. É assim mesmo! Toda organização precisa, ao pensar e escrever sua missão, contemplar tudo que seja de vital importância à sua sobrevivência.

Uma vez estabelecida a missão, a organização precisa preparar aquilo que ela possui de maior valor: o seu capital humano – as pessoas. Nesse aspecto temos verificado, constantemente, que as ações empreendidas pelas empresas rurais para melhorar o desempenho dos empregados estão estruturadas de forma a fazer com que o empregado desempenhe, de forma cada vez melhor, as tarefas que fazem parte integrante de suas lida diária. O foco, nesse caso, está voltado somente para a execução das tarefas.

Você, que é empregado rural ou foi contratado recentemente por uma empresa rural, que tenha um grau mínimo de organização, participará de alguns treinamentos. Os programas de treinamento podem ser divididos em 2 (dois) grupos: O primeiro é denominado de Treinamento de Integração: que visa dar ao homem do campo, geralmente àquele que acaba de ser contratado, uma visão geral da organização rural em termos de sua missão, metas e planos de trabalho, bem como de sua estrutura organizacional – sua rede de comando. Já o segundo recebe o nome de Treinamento de Formação: que tem como foco a preparação do homem do campo, para que ele execute, de forma mais eficaz, as tarefas diárias que estão sobre sua responsabilidade.

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


José Carlos CairesEnvie um email!
Técncio de Nível Superior II - EMBRAPA/CPATC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • organização rural
    Gostei muito dos artigos que li nesse site. Acho que vão me ajudar muito, já que estou fazendo mestrado em Goiânia. Meu trabalho procura avaliar o nível de comprometimento da Extensão Rural com a organização dos pequenos produtores rurais em determinada região de Goiás, num determinado periodo. Caso tenham algum material que poderia me auxiliar, desde já agradeço. Eng. Agr. Mauricio A.Gomes e Extensionista Rural.
    Mauricio Alves Gomes - 30/10/05 11:15

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br