Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
O plantio direto na capoeira como alternativa ao uso do fogo na agricultura familiar em Roraima

01/02/2007

:. Do mesmo autor
O plantio direto na capoeira e as melhorias na fertilidade do solo utilizado para agricultura familiar no Estado de Roraima

A grande maioria das pessoas, inclusive aquelas que não estão diretamente ligadas à agricultura, já ouviu falar sobre o sistema de plantio direto (SPD) na palha. Nesse sistema, os processos de revolvimento do solo são evitados o máximo possível e a semeadura da cultura de interesse é feita diretamente no solo coberto por uma camada de palha, por sua vez, obtida em plantio anterior com esta finalidade.

No Brasil, o sistema de plantio direto na palha foi iniciado na década de 70, principalmente nos Estados do sul do País. Desde então, após inúmeras pesquisas realizadas para solucionar os problemas ligados ao “novo sistema de produção”, a prática passou a ser difundida e utilizada em todo País. O termo “plantio direto na palha” passou a fazer parte do dia-a-dia de muitos agricultores e tornou-se uma realidade, não só nas lavouras destinadas à produção de grãos, mas inclusive na maior região canavieira do país.

Como é comum em todas as práticas agrícolas, o sistema de plantio direto apresenta desvantagens e vantagens. As desvantagens estão relacionadas, principalmente, às dificuldades de adaptação das técnicas a serem empregadas (implementos específicos, uso de determinados defensivos, manejo diferenciado da adubação, sistema de colheita, manejo de pragas e doenças, etc.). Dentre as vantagens do sistema, um dos mais fortes apelos é o ambiental, fundamentado na busca por maior sustentabilidade do sistema produtivo.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Mirian Cristina Gomes CostaEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Agradeço
    Muito boa essa pagina, nela eu encontrara tudo o que preciso para meu trabalho. Como serei uma tecnica florestal precisei saber um pouco desse tema. Nao me aprofundar pois nao usarei em minha carreira. Mas OBRIGADA por me ajudar.
    Daniela Carolina Alves - 08/05/12 10:32

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br