Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
O plantio direto na capoeira e as melhorias na fertilidade do solo utilizado para agricultura familiar no Estado de Roraima

01/02/2007

:. Do mesmo autor
O plantio direto na capoeira como alternativa ao uso do fogo na agricultura familiar em Roraima

Na busca por uma alternativa viável ao uso do fogo no preparo de áreas de capoeira, a Embrapa, em parceria com outras instituições nacionais e estrangeiras, iniciou o Projeto Tipitamba. Durante aproximadamente dez anos, as atividades do Tipitamba se concentraram no Estado do Pará. Porém, nos últimos anos, a proposta de trituração de capoeira trazida pelo Tipitamba passou a ser testada nos demais Estados da Amazônia brasileira.

No início de 2006 as atividades de pesquisa do Projeto Tipitamba foram efetivamente implementadas no Estado de Roraima. Dentre as atividades de pesquisa que estão em andamento, foram instalados experimentos cujo principal objetivo é determinar níveis de insumos que viabilizem a produção em sistemas consorciados (milho, arroz, feijão-caupi), com menor relação custo/benefício para o produtor, utilizando-se a tecnologia de plantio direto na capoeira a partir de sua trituração com implemento específico.

Conscientes do elevado custo do implemento, dos processos utilizados para triturar a capoeira e da condução da lavoura, as pesquisas têm sido feitas objetivando respostas não só em curto prazo, mas principalmente em médio e longo prazos. As pesquisas realizadas em outras regiões brasileiras sobre o sistema de plantio direto na palha indicam melhorias na fertilidade química, física e biológica do solo. Dentre tais melhorias, vale mencionar os efeitos da palha ainda não decomposta como cobertura de solo. Essa palha proporciona proteção contra erosão, reduzindo o impacto das gotas de chuva e, conseqüentemente, o escorrimento superficial. A palha também proporciona maior equilíbrio na temperatura do solo, evitando a incidência direta da luz solar.

Além dos efeitos favoráveis da presença da palha não decomposta, o material já decomposto também é benéfico. Em longo prazo, a decomposição da palha pode aumentar os teores de matéria orgânica do solo. Na fase final do processo de decomposição, forma-se uma substância denominada húmus que contém nutrientes que podem ser utilizados para nutrir as plantas que crescerão no local. Também é importante considerar o efeito do húmus como condicionador de solo, pois em função das características da estrutura orgânica, essa substância agrega as partículas, melhorando assim a estrutura física do solo.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Mirian Cristina Gomes CostaEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • plantio direto na c apoeira e mato
    planto pinus no roçadp sem fogo, o resultado e fantastico o mato diminui e as formigas nao incomodam, se queimar as formigas nao tem material e nao dao sossego.
    mario mallet - 22/07/08 20:41

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br