Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
O porquê da educação ambiental?

31/10/2005

:. Do mesmo autor
Contribuição da educação ambiental sobre a ciência moderna e o papel do cientista neste contexto

Consciência e Liberdade: a contribuição das abordagens participativas para “aquisição de poder”

A conservação da qualidade do meio ambiente e, conseqüentemente, da qualidade de vida tem sido uma preocupação da sociedade desde há algum tempo. Intensifica-se, com isto, a demanda por atividades que estimulem o desenvolvimento de uma consciência ambiental, não só ecológica, do ponto de vista da natureza, mas também visando às questões social, cultural e econômica relacionada à existência do homem.

Dessa forma, uma suposta sociedade sustentável pressupõe a crítica às relações sociais e de produção, tanto ao tipo de valor, como ao uso dos recursos e produtos da natureza. Segundo a equipe da Embrapa Pantanal, devemos partir do princípio de que a educação ambiental é uma proposta que deveria alterar de forma considerável o modelo tradicional de educação, não sendo necessariamente uma prática pedagógica voltada para a transmissão de conhecimentos sobre ecologia no sentido reduzido da palavra.

Seu propósito fundamental é mostrar as correlações econômicas, políticas, sociais, culturais e ecológicas do mundo, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento de um espírito de responsabilidade e solidariedade entre os indivíduos e as sociedades.

A modernização agrícola e seu desenvolvimento técnico geraram o aumento da degradação ambiental, uma aceleração da degradação do solo por uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes químicos e até mesmo do emprego de maquinário agrícola sem o manejo adequado recomendado tecnicamente. Esse conjunto de fatores tem causado grandes danos aos animais, às plantas, às águas e ao próprio homem, chegando neste momento crítico em que tal avanço tecnológico necessita ser repensado de maneira crítica para garantir inclusive sua própria sustentabilidade. Apesar de haverem grandes investimentos nas pesquisas ligados à agropecuária brasileira, o processo de adoção tecnológica ainda é complexo por diversos motivos que não são o tema agora. Aumentamos a produtividade em menores áreas, mas a conservação ambiental ainda nos preocupa.

Existe certo consenso de que a consciência ecológica se constrói, de um lado, na busca de tecnologias alternativas visando superar ou restringir os constrangimentos que o padrão tecnológico coloca ao meio ambiente cotidiano. De outro lado ela se constrói pelo movimento social em luta. Pensando no desenvolvimento desta consciência e de uma sociedade sustentável é possível problematizar sobre o papel da educação ambiental como instrumento crítico de reflexão do modelo de desenvolvimento que cada sujeito define como sendo o seu e o impacto que estas escolhas individuais tem dentro da coletividade.

O debate sobre a educação ambiental no Brasil é relativamente recente. Há vários trabalhos sendo realizados e algumas discussões sobre a elaboração teórica que possa fundamentar a sua prática. É importante considerar a reflexão sobre a prática, referindo-me a relação teoria/prática, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá, e a prática apenas ativismo. Essa reflexão se torna fundamental para que fujamos do oportunismo que ronda a temática.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Cristhiane AmâncioEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Educação Ambiental
    Hoje mais do que nunca é necessário um olhar e atitudes mais críticas sobre tudo, das noças ações relacionadas ao meio ambiente. qualquer atitude por mais simples que seja, pode afetar ou ajudar o planeta. Pra isso, temos que ter dentro de nós a capacidade de sensibilização diante da tematica. Não basta só acharmos bonito, temos que agir e se entregar de corpo e alma a essa cauca, afinal, é nossa vida que esta em jogo e o futuro das proximas gerações!!
    Sipriano Ribeiro Coelho - 10/12/10 13:55

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL
    Me preocupo muito com o meio ambiente,pois nos dias de hoje ...é quase impossivel ver as ruas da cidade limpas;rios e Lagos não serem poluidos.É preciso que cada um faça sua parte;preserve a natureza;ame a Deus e a si mesmo.
    samara monteiro andrade - 30/07/10 19:16

  • o porquê da educação ambiental?
    Gosto quando a autora fala que a educação ambiental não deve ser restrito a transmissão de conteúdos ecológicos, pois o que a sociedade precisa é participar,sentir-se parte integrante do meio ambiente. Assim terá consciência de estar se auto-destruindo com suas ações destruidoras. Quando o educando perceber essa relação, por si próprio fará sua parte.
    marilza - 29/06/09 23:12

  • EDUCAÇAO AMBIENTAL
    COMO EDUCADORA ACHO QUE A EDUC. AMBIENTAL DEVE SER TRABALHADA DESDE DE CEDO PARA QUE POSSAMOS FORMAR CIDADAOS CONCIENTES.
    EIVANIA LIRA - 12/03/09 16:50

  • porque da educaçâo ambiental
    Gostei do artigo porque ele mostra como é importante e fundamental que o homem tenha conciencia de como é fundamental a conservaçâo do meio ambiente .
    Jorge do Rosário Brandão - 31/10/08 12:43

  • comentários
    Li seu artigo sobre a educação ambiental, acehi muito importante, é necsário que as pessoas se conscientizem da importância de preservar o nosso meio ambiente. Portanto é preciso muito empenho e amor a natureza.
    RITA MARIA FERREIRA CASTELO BEZERRA - 29/06/08 11:07

  • o porque da educação ambiental
    realmente é de estarrecer a questão ambiental, devemos conscientizar deste problema, precisando adotar uma politica que visa exclusivamente na defesa do meio ambiente
    josé Aparecido Gomes da Silva - 26/11/07 11:55

  • artigo
    não só gostei como vou publica-lo em nosso jornal, porem gostara de saber, o quê voces acham da reciclagem do oleo comistivel. estamos uerendo iniciar uma campanha em nossa comunidade.
    agilson - 06/11/07 03:51

  • o porque da educação ambiental
    muito bom para a reflexão da área da educação e do público leitor em geral.
    rosângela rodrigues - 23/08/07 12:34

  • O PORQUê DA EDUCAçãO AMBIENTAL?
    Adorei esse artigo ele é simples e completo...relata fatos que os brasileiros em geral precisam saber.
    Wanessa Souza - 27/10/06 10:26

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br