Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Oferta e demanda no mercado de café

25/10/2004

:. Do mesmo autor
Deterioração dos termos de troca e a necessidade de agregar valor ao café

Os modelos de mercado na economia são classificados da maneira mais comuns de quatro maneiras: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista, cada qual possuem seus aspectos particulares, pode-se dizer que as característica mais importantes que as dimensionam seriam: a quantidade de empresas, tipo de produto e o contexto da empresa no mercado.

Os produtos agrícolas que o Brasil produz possuem características bem comuns, que seria a forte concorrência, por possuir um grande número de produtores e a liberdade de escolha para produzir gerada pela baixa barreira à entrada e saída, daí pode-se dizer que a grande maioria dos produtos pertencem a um mercado de concorrência perfeita, cada produtor decide-se como, quanto e quando vai produzir da sua melhor maneira.

Dentre a gama de produtos gerados pelo campo, o café é um dos mais tradicionais da agricultura brasileira, possui uma relação direta com a evolução da nossa história, através dele viveu-se momentos áureos, como também, estado de penúria. Desde do século XVIII até aos dias de hoje muitas mudanças ocorreram e vem ocorrendo, advindas dessa cultura que chegou a ser o único financiador da economia do país e até os dias de hoje tem uma participação importância para a nossa economia.

São Paulo que sempre foi um dos maiores produtores do país foi dando espaço a outras regiões, pois a realidade das profundas transformações que foram acontecendo em nossa sociedade fizeram com que toda a estrutura do método de produção e das áreas produtivas fossem sofrendo alterações gradativas aos longo dos anos.

Apesar do país ter se transformado muito desde do início do século passado até aos dias de hoje, o café continua sendo um grande participante para a balança comercial do Brasil. Muitas localidades no Brasil são extremamente dependentes desse produto para o desenvolvimento da região, o bom resultado do valor do café no mercado internacional possui uma relação direta com o nível da renda da população dependente dessa cultura.

Muitas das vezes o governo para evitar uma bruta queda de produtividade, ele efetua a política de preço mínimo de mercado, garantindo a produção, mas essa política é basicamente psicológica, ela somente dá uma garantia ao produtor que ele terá o custo mínimo da sua produção garantido, e muitas das vezes nem isso. Com a política de preços mínimos o governo intervém na livre concorrência vindo de encontro a teoria clássica da economia, quem ganha na verdade com isso é o próprio governo que evita a escassez e a oscilação, eliminando as incertezas que geram especulações, evitando um súbito aumento do preço do produto.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Frank Astor do NascimentoEnvie um email!
Professor - FACIG

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • a marra vilia dese saiti,
    esse saiti é uma merda fodase o criador seu merda
    veddsa - 17/09/13 14:48

  • cafe
    como e feita a produçao do cafe nos dias de hoje ?
    ana clara - 12/09/11 18:53

  • o cafe

    maria luiza - 09/09/11 08:52

  • cafe
    eu queria saber sobre a produçao do cafe
    karol - 24/08/11 21:00

  • preço do café
    Gostaria de entender o porquê do café do estado do Espíto santo, tão bom quanto 0 mineiro, quanto o paulista e quanto aos outros Estados, vale a metade do preço dos outros Estados (me refiro ao arábico)? Será que, como tudo nesse país, têm rolo de políticos corrúpitos nisso?
    Aluizio Pereira - 28/04/11 18:45

  • Preco do cafe
    Acho q o preco do cafe deve subir mesmo porque os agricultores rurais estao investindo cada vez mais no uso de implementos agricolas e no uso de maquinas para a fertilizacao do solo para q haja uma boa colheita...
    ane - 23/12/10 12:53

  • café
    sou de agricultura familiar, produzir cafe hoje depende de muita tecnologia, não é como antigamente. Para acompanhar essas inovaçoes não consigo. Será se eu fizer emprestimo para aquisiçao de maquinário, implementos e implantacão de novas lavouras; consigo mais tarde pagar os emprestimos e obter lucro? Alguem pode me responder!
    Adriano - 27/09/10 18:53

  • produção de café nos dias de hoje
    trabalho de escola
    caio luiz belmiro da silva - 29/08/10 15:32

  • CAFÉ
    Amigos de infortunio, estou no segmento do café a 10 anos pois sou muito teimoso. Quem ganha dinheiro com café nao é o pobre do agricultor que planta, trata, colhe e na hora de vender os preços estão rediculos. Infelizmente quem ganha dinheiro com café sao os atravessadores, cooperativas e capitalistas. Nos temos que vender sempre café a preços baixissimos para pagar financiamentos que vencem sempre na epoca em que o café esta com preços la em baixo. Nao devemos nos empolgar quando temos um ano de colheita boa, pois ja na proxima, teremos redução de pelo menos 60% de colheita e nossos comprimossos com mão de obra, insumos,colheitas e gastos diversos sao sempre os mesmos. Portanto quando fizerem uma planilha de custos façam sempre bi-anual e garanto que estaram trocando seis por meia duzia. Preço minimo do café hoje,deveria ser um salario minimo como sempre foi historicamente. Não se iludam com esta colheita e preços aparentemente bons, podem me cobrar futuramente Abraços aos enganados
    roberto pellegrino - 18/08/10 19:01

  • discaso ao produtor de cafe
    me intrigo toda vez q assisto o globo rural ou outro programa parecido, nem os meios de comunicaçao nem o governo se manifesta para atualizar aos produtores que nao tem ascesso a essa informaçao, a real situçao do mercado de cafe,pelo contrario fica abrindo linhas de creditos para o cultivo do produto sem oferecer garantia de preços e de mercado, se continuar com esse preço e com estes custos estamos ferrados na hora de pagar os financiamestos, e ai governantis,qual e a sua intençao!!!
    d rivelino biazatti - 26/04/10 08:11

  • cafe
    enquanto o governo intervir na vida finanseira do produtor ele vai continuar produzindo mais do que pode e isso vai forssar os preços para baixo ou seja vai trabalhar contra ele mesmo ou seja exeço de produçao preços baixos
    osmar - 10/02/10 13:28

  • o cultivo do cafe em 2009 e como e feito
    qualquer viajante que percorre as terras paulistas ha cem anos ficaria imprensionado com a influnencia do cafe nas paisagens e na economia da regiao
    thatiane lima silva - 29/10/09 12:59

  • erradicação do café
    eu acho que hoje em dia esta tão dificil trabalhar com produção de café que deveria novamente como no passado ser banido das lavouras brasileiras
    lindomar - 27/10/09 11:26

  • mundo
    o mundo esta sofrendo varios problemas com o aquecimento global[poluicao das fabricas,enchentes,lixo em todo os lugares,etc. vamos mudar o mundo?
    julia - 13/10/09 08:49

  • quero saber como é feita a produção do café nós dias de Hoje?

    romulo - 08/10/09 07:52

  • producao de cafe nos dias de hoje
    eu queria que vcs acresentase a producao de cafe nao dias de hoje
    giovana - 22/09/09 06:46

  • preço do cafe
    na minha opiniao, o preço do cafe ate que nao esta ruim, o problema e que os produtos que trabalhamos na cafeicultura e que nao param de subir com isto ficamos em desvantagem e produzindo cafe com lucros negativos, nunca vi um movimento para nao subir tantos os defensivos agriculas,o que precisa e o governo convocar para uma avaliaçao os fabricantes de adubos e outros para uma avaliaçao porque os aumentos sao tao desproporcional aos da cafeicultura.
    moyses taveira - 02/04/09 11:31

  • preço do cafe
    na minha opiniao, o preço do cafe ate que nao esta ruim, o problema e que os produtos que trabalhamos na cafeicultura e que nao param de subir com isto ficamos em desvantagem e produzindo cafe com lucros negativos, nunca vi um movimento para nao subir tantos os defensivos agriculas,o que precisa e o governo convocar para uma avaliaçao os fabricantes de adubos e outros para uma avaliaçao porque os aumentos sao tao desproporcional aos da cafeicultura.
    moiseyses taveira - 02/04/09 11:24

  • Oferta e
    Como produdor de cafe sinto na pele os efeitos, mais da demanda que da oferta. Nesse mercado salve-se quem puder, ja que as autoridades fecham os olhos para quem pruduz no Brasil, valorizam sim, os especuladores, atravessadores, agiotas, maneira mais "facil" de se gerar riquezas. Tomara que a crise, principalmente nas bolsas do mundo, abra os olhos dos nossos governantes para a realidade e valorizem mais quem planta e e' capaz de matar a fome das pessoas. Vejo como saida realmente fazer com o cafe, produto dos mais antigos e nobres, gerador de riquezas e base do crescimento do Brasil, atinjam atraves de Markting as na'coes que ainda nao o consomem. Acho importante esse espa'co que voces nos oferecem, oportunidade de interac'ao entre produtor, comentarista, estudantes e consumidores. J.Nunes.
    oferta e demanda - 22/11/08 10:29

  • cafe
    Muito bom seu comentario, bem embasado e claro, melhor seria se fosse atualizado ja que o mercado de cafe altera de humor com tanta rapidez, carece de comentario e orienta'cao na mesma medida. Abra'cos
    J Nunes - 22/11/08 10:02

  • oferta e demanda
    Estou realizando um trabalho sobre oferta e demanda no mercado de café. Se estiver como me enviar algo sobre este assunto me ajudaria muito.desde ja muito obrigada
    Franciely da Costa - 01/10/08 08:31

  • CAFÉ
    achei bem legal se informamos mais sobre o café
    jorge - 21/09/08 04:37

  • trabalho
    Olá, bom dia gostaria que voçês me ajudasse a fazer um trabalho que estou fazendo sobre o café, precisaria resolver alguns temas do meu trabalho como: sistema de compra e negocio, formação de preços e risco, origem e procedencia. Obrigado
    Alexandre da Silva Melo - 06/09/08 11:59

  • Preço do Café
    Sou de opinião de que devemos produzir menos cafè. No setor café, assim como na agricultura demodo geral é realmente muito difícil saber a quantidade de produção, pois,envolvolve muitos fatores, pricipalmente o relativo ao clima tempo, por outro lado o número muito grande deagricultores. A produção é sempre estimado nunca sabemos exatamente. Não é o caso das industrias, que são em numero reduzido e tem condições de produzir de acordo com a demanda do mercado e assim consegem impor o seu preço. Não ocorre o mesmo na agricultura, como são milhares de produtores é muito dificil exercermos um controle efetivo da produção em rem relaçãoa demanda.- Sou de opinião de que para termos um preço que proporcione lucratividade é produzir menos, sempre menos que a demanda. O agricultor é um monstro qu3e não sabe a força que possui. Falemos um pouco de alimentos. O mundo começa a reclamar que os alimentos estão começando a subir, não é para menos, durante muitos anos verificamos o descaso dos governantes em relação a produção dealimentos. O agricultor não é obrigado a assumior todo e qualquer tipo de riscos de produção e ainda ficar a merce do mercado, que sempre e desfavorável ao produtor. Só mesmo quando está escaço o produto é que os preços melhoram, então é prciso diminuir a produção para podermos ter algum lucro. Os governantes gatam de fazer demagogia na cabeça do agricultor, dizendo que eles os governantes é que barateiam os preços dos alimentos, quando na realidade é o agricultor é que produziu. Chegou o momento de os agricultores e governantes sentarem numa mesa redonda e entrar num entendimento, prometendo também assumir juntamente com o agricultor todos os riscos pertinente a esta atividade, não só, ma também, proporcionar lucros, pois sem estes, não haverá novos investimentos, consequentemente o desenvolvimento. Obrigado pelo espaço.
    Massakatu Iano - 12/07/08 10:10

  • Demanda e oferta.
    É possivel enviar para min um conceito bem definido deste assunto. E
    jose maria serfatil - 10/04/08 08:42

  • Oferta e Demanda
    O Brasil é um dos países que mais consume e exporta café.Enquanto no Brasil tem pessoas que não vivem sem o café em outros lugares do mundo existem pessoas que nem ao menos sabem da sua existência.Se o país e o governo investissem mais em marketing com certeza aumentaria o consumo e a exportação. Assim a oferta e a demanda aumentaria...
    Flávia Batista de Assis - 09/03/08 22:34

  • Marketing e suas implicações.
    Diante do contexto,o que pode-se perceber é uma verdadeira problematização em relação à estabilidade econômica do café, produto brasileiro e que por isso devemos considerá-lo, pois atua significativamente na nossa economia. Para que possamos ter retorno com determinado produto, é necessário que o mesmo crie a necessidade de ser consumido, ou seja, esse produto precisa ser buscado. Disso conclui-se a união entre Marketing e Economia, pois é através daquele que vamos despertar nosso mercado consumidor, usando os Meios de Comunicação de Massa para despertar a indústria do consumo.
    Bruno Santos - 08/03/08 23:18

  • a oferta e a demanda
    como acontece com a maioria dos agricultores do pais que produzem muito não so o cafe como qualquer outro produto ex. soja . sempre existirá uma disputa ocirrada pelo comercio de seu produtos decidindo quanto vai querer vender essa mercadoria. se o preço que eles querem pelo produto forem alto com certeza vão vender menos ai a demanda sera menor. deveriam sim expandir o mercado internacional para exportar esses produtos . ja que o pais não suporta a oferta.
    ricardo nascimento - 07/03/08 11:33

  • Oferta e demanda no Mercado de café
    Todos as comentários deste artigo, realmente estão acontecendo, acredito que temos um trunfo na mão, como somos o maior produtor mundial, se trabalhar-mos com safra zero, os altos e baixos preços seriam praticamente inexistente, teriamos condições de ditar o mercado, a grosso modo teriamos 40 milhões de sacas por ano para comercializar, sem ter que ficar preocupado com super safra, que sempre derruba o preço do nosso produto final, ( sacas de café )ainda mais quando exportadores negociam mal esta super safra. Temos outro problema que é o cambial, a mão de obra com este dolar baixo passou de U$$ 117 dolar de R$3,00 ( salario minimo )para U$$ 239 dolar de R$ 2.05, não existe atividade rural que consegue suportar estas situações adversas, já temos muitas como seca, muita chuva, chuva de pedra etc.
    Luiz Claudio Barreira Zanatta - 27/04/07 15:34

  • oferta e demanda do café
    Achei o assunto muito interessante para as minhas pesquisas sobre o ferta e demanda. O texto é bastante esclarecedor
    Maximiliano de Paula Wouters - 18/04/07 06:08

  • as informacoes do site
    Eu entrei no Google me encontrei esse site que achei maravilhoso, pois, tem tudo que precisava para minha pesquisa escolar sobre o cafe atualmente.Voces estao de PARABENS!!!
    Ana Beatriz C. S. Batista - 11/09/06 20:39

  • logistica
    estou fazendo minha monografia e o meu tema é logistica de estoque, e aqui em Brasilia ñ tenho muitas fontes!gostaria de sua ajuda este é um dos topicos logistica ADMINISTRAÇÃO DA LOGISTICA DE MATERIAIS E ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS
    vania lucia de medeiro - 12/04/06 14:33

  • Super produção de café
    É sabido que as crises mundial do café sempre foram provocados pela super produção, salvo a de 1.929 que foi pela quebra da Bolça de Nova York, afora isso não há dúvidas é sempre pelo excesso de ofertas do produto. Só que parece que os produtores ainda não acordaram quanto a isso. Sempre que ocorre um longo periodo de crise, a naturalmente uma redução de oferta do produto, isso ocorre poreque, há naturalmente a descapitalização do produtor e como consequencia a perda de capacidade para investir; segunda consequencia, baixa produtividade da lavoura; terceira consequencia, muitos começam a abandonar as lavouras; em virtude dos maus tratos e baixa produtividade, naturalmente diminui também a oferta, aí o preço aparece, mas, o pior de tudo isso é porque uma grande maioria destes produtores não sabe o porque começa a melhorar de preço e, entusiasmado com o preço começa a plantar de novo indisciminadamente e daí novamente envolto com a crise. Reivindica ajuda ao Governo e, este promete ajuda, mas, proleta, muitas vezes não ajuda, fica só na promessa. Sempre foi assim, todas as crises foi exatamente pela super produção, ainda nos dias de hoje. A solução seria equilibrar a oferta em relação ao consumo, acho muito dificil, pois, o ser humano é ambicioso,ou melhor ganancioso, cada um quer ser melhor que o outro, causas do progresso mas também do fracasso. É preciso fazer esforço para conquistarmos alguma coisa na vida, mas, esse mesmo esforço,o seu emprego é inversamente proporcional quanto ao resultado. Vejamos porque, se provocarmos a tal super produção, excesso de oferta o preço ao invés de subir, desce é a lei do mercado, não há que a revogue. acrdito que o mundo é assim, cada um que se proteja como pode. Ganância e Ambição é da natureza humana portanto acho dificil buscarmos equilíbrio no mercado decommodits. Salve se quempuder.
    Massakatu Iano - 05/06/05 06:06

  • estrutura do mercado
    maravilhoso
    neto - 25/05/05 09:41

  • Café no Brasil
    Frank Astor do Nascimento o seu comentário està muito bom, mas na minha opinião você deveria atualizar mas os seus artigos. Falar um pouco do que está ocorrendo neste ano de 2005. Parabéns você éum ótimo comentarita!
    Natalya Aparecida - 14/05/05 21:32

  • Funcionamento de um mercado, dentro de um sistema capitalista
    Sou estudante do curso de Ciências Contábeis pela FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista - Bahia. Estou no 2º Semestre do curso no qual o tema do meu trabalho é REFLETIR O FUNCIONAMENTO DE UM MERCADO, DENTRO DE UM SISTEMA CAPITALISTA na seguinte forma: 01 - Estrutura da demanda; 02 - Estrutura da oferta; 03 - Fatores que interferem positivamente no funcionamentodo mercado; 04 - Fatores que interferem negativamente no funcionamento do mercado; 05 - Ação do Estado (União, Estado e Municípios; 06 - Influência de fatores externos aoa dito mercado, que afetam o seu funcionamento, tais como, ingresso de novos ofertantes, comportamento de outros mercados, que possuem estreita relação com o mercado analisado, etc; 07 - Influência da política econômica; Gostaria de mais materias sobre o tema podemos continuar nos comunicando e trocando textos e inf. Um abraço Carlos.
    Carlos Alberto Santos - 21/04/05 15:55

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br