Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Os ensinamentos do "mal da vaca louca"

10/05/2001

:. Do mesmo autor
Crise de energia: culpa de São Pedro ou falta de panejamento?

O “Mal da Vaca Louca”, reconhecida no meio científico como Ecelofalopatia Esponginoforme Bovina - EEB, nomenclatura utilizada em português para a BSE- Bovine Songiform Encephalophaty, é uma moléstia crônica degenerativa que afeta o sistema nervoso dos bovinos

Os primeiros diagnósticos desta doença foram apurados em 1986 e, no ano seguinte, vários casos foram constatados. Segundo Pinazza (2001, p. 10), a causa desta doença foi identificada de maneira efetiva em 1987 e sua disseminação na população bovina advinha do consumo de farinha de carne e osso oriundos de carcaça de animais contaminados e incorporados à ração, sem que se descartasse outras formas de contaminação, a exemplo da transmissão vertical da vaca para o bezerro.

Várias medidas foram adotadas pelos países que tiveram casos da doença em seus rebanhos, principalmente pelo Reino Unido. Dentre elas destacam-se a proibição do uso de farinhas protéicas de origem animal nas rações dos ruminantes; a proibição da utilização de miúdos (cérebro, medula espinhal, intestino e cabeça) oriundos de abates de bovinos, caprinos e ovinos, para fins alimentícios; incineração de animais doentes e suspeitos; fechamento de fronteiras e rastreamento de animais ou carne. Mesmo assim o controle pleno da doença não foi alcançado.

As implicações econômicas causadas pela doença, sobretudo a compulsória mudança de hábito alimentar pelos consumidores, chegou a uma diminuição do consumo do produto em até 50% em algumas regiões.

No Brasil, até o momento, não foi constatado nenhum caso da doença, o que não implica dizer que seu aparecimento não possa ocorrer. Ao contrário de vários países da Europa, Oliveira ( 2001, p. 44) afirma que aqui o sistema de produção de leite e carne bovina utilizado é baseado, quase que exclusivamente, na criação e engorda de animais no pasto. A suplementação alimentar, quando ocorre, utiliza fontes de proteínas de origem vegetal, tornando o país extremamente refratário ao surgimento e à manutenção da BSE.

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


Cristiano Lôbo da SilvaEnvie um email!
Professor - FTC
João Henrique de Mello Vieira RochaEnvie um email!
Professor - FTC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • meu pai teve essa doença
    Dizem que no Brasil não existe, mas há 2 anos perdi meu pai com 64 anos....moravámos no interior de SP. Ourinhos ele foi tratado em Campinas..Unicamp....acho que o Brasil deveria saber e divulgar mais esses caos...em 06 meses ele veio há óbito...foi horrivél...ayé hj não entendemos...os médicos dizem que talvez seja por ele ter trabalhado muitos anos em frig. qdo jovem...é uma doença maldita e muito estranha....sem mais obrigada....
    Sandra - 14/03/09 04:09

  • Qualidade do material
    Sou acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, e estou fazendo um seminário sobre esse assunto, no qual seu artigo muito me ajudou. Obrigado e parabéns.
    Levydson Medeiros - 17/03/06 01:49

  • quero saber se o problema que da nas vacas conhecido como mal de roda pode ser o mesmo mal da vaca louca.
    Achei muito interessante esse site sobre saude dos animais,Os jazendirros podem tirar bons proveitos
    tizza - 27/10/05 17:29

  • vaca louca
    sou estudande de biologia pela uenf foi muito bom obrigado
    anderson - 29/09/05 16:30

  • mal de vaca louca
    Gostaria que me orintaseem sobre esta mal, já que estou escrevendo um artigo sobre o mesmo. Achei muito bom, por isso gostaria de algo a mais sobre o tema oK! Ivone
    ivoneprocopio - 22/05/05 04:09

  • Vaca Louca
    Gostaria de saber se é possível haver risco de contaminação com a utilização de endectocidas injetaveis importados fabricados com excipientes de origem animal , como por exemplo o glycerolformal de sebo bovino ?
    Fernando - 06/03/03 11:28

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br