Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Pecuária de corte sustentável no pantanal

21/08/2002

:. Do mesmo autor
Manejo sustentavel das pastagens nativas do Pantanal: produzir mais sem afetar o meio ambiente

Avaliação da condição corporal de gado de corte no Pantanal

Cercas Ecológicas

Incremento de pastagem na planície pantaneira, Corumbá,MS

Seleção e descarte de matrizes no pantanal

Conservação do patrimônio genético, cultural e modelo pecuário

Cheia e Seca no Pantanal: Importância das Fazendas

A Sustentabilidade dos sistemas de produção tem sido constantemente debatida nas últimas décadas, enfocando a influência dos bovinos sobre o ambiente e a conservação de recursos genéticos animais. A palavra sustentabilidade vem sendo usada amplamente, de acordo com os interesses e sistemas de valores da sociedade, porém, quando não definida precisamente, perde o seu real significado.

Segundo a definição da Organização de Agricultura e Alimentos (FAO), manejo sustentável envolve a “conservação de recursos naturais e o repasse de tecnologias, de modo que assegurem o alcance e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentável não degrada o ambiente, é tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável”. Um agroecossistema sustentável é aquele que mantém a produtividade ao longo do tempo, com introdução mínima de insumos externos (suplementos alimentares, uso de fertilizantes e antibióticos), sem degradar os recursos naturais e a diversidade biológica.

O manejo sustentável de sistemas complexos, como o Pantanal, é extremamente difícil e constitui o principal desafio para cientistas, técnicos e proprietários rurais. O aproveitamento de uma área no Pantanal não deve ser unilateral, sendo necessário entender todo o processo (interações entre componentes bióticos e abióticos) e o papel de cada espécie no seu respectivo ecossistema. Portanto, o manejo sustentável deve se basear nos requerimentos das espécies de flora e fauna integrados com os requerimentos dos animais exóticos introduzidos e as necessidades do homem, levando-se em consideração as limitações do ambiente. A maioria dos estudos efetuados na região tem focado as partes componentes do sistema e resultados de interesse imediato, como o aumento da produção animal, em vez do esclarecimento dos processos que geram tais respostas.

Para que o sistema de produção de gado no Pantanal seja economicamente viável, ele deve otimizar o uso das pastagens nativas, e de práticas sanitárias alternativas para manter os animais saudáveis e com baixo custo. O criador também deve se preocupar em aplicar tecnologias já desenvolvidas e validadas na região.

A Embrapa Pantanal vem há anos desenvolvendo estudos, em busca de conhecimentos para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis, de produção de gado de corte para a região. Algumas tecnologias já estão disponíveis, tais como:

- o uso de estação de monta;

- desmama antecipada dos bezerros;

- descarte técnico;

- suplementação mineral estratégica;

- seleção de touros;

- everminação estratégica; e

- controle profilático-sanitário.

Atualmente, a Embrapa Pantanal vem estudando a integração bovino x planta x solos visando desenvolver metodologia de avaliação e monitoramento da sustentabilidade dos diferentes sistemas de produção, técnicas de manejo sustentável das pastagens nativas, como também, definir medidas de manejo adaptativo para sistemas convencionais e orgânicos, com base em indicadores ambientais, econômicos, sociais e de bem-estar animal.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Sandra Aparecida SantosEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Pecuária de Corte
    Gostei, de muito dos assuntos. O Seite de vocês é bem criativo, e bom para ser pesquisado. Gostaria, de algumas dicas, caso fosse possível. Sou Acadêmico, de Adm.no Agronegócio, estou fazendo a minha Monográfia, no seguimento gado de corte, com viabilidade no Paraná, mais preciso no Oeste Próximo a Cidade de Toledo. Será que seria viável, deixar de plantar soja, e cuidar da pecuária. Grato pela atenção SDS Sperotto
    Alcides Sperotto - 22/03/06 00:47

  • artigo
    Achei muito interessate esse novo enfoque,novo para mim,da produção de bovinos no pantanal.mas o que mais me interessou foi sobre as forrageiras nativas,até por que eu trabalho com análise de forrageiras.Ficaria muito grata se pudesse receber mais informações sobre este assunto.Muito obrigada.
    Jaline Rodrigues Falkenberg - 17/05/04 22:05

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br