Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Principais pragas e seus inimigos naturais na cultura do feijão caupi nos cerrados de Roraima

01/02/2007

:. Do mesmo autor
Controle de pragas poderá ser feito com inibidores de enzimas digestivas

Resistência de melancia ao pulgão Aphis gossypii

Controle biológico da larva minadora dos citros através de parasitóides em Roraima

Levantamento de pragas em plantios de Acacia mangium em Roraima

Principais pragas e seus inimigos naturais na cultura da soja nos cerrados de Roraima

O feijão caupi apresenta uma grande importância sócio-econômica para a agricultura de Roraima, visto que é a principal fonte de proteína vegetal de baixo custo consumida pela população local. Seu cultivo é praticado predominantemente por pequenos produtores que, com baixo nível tecnológico, obtêm rendimentos médios de 600 kg/ha de grãos.

Dentre os fatores que contribuem para a redução da produtividade do feijão caupi no estado é a presença de insetos-praga. Porém, existem diversos organismos também presentes nas lavouras que realizam o controle biológico das pragas. Com o objetivo de conhecer as principais pragas da cultura, bem como seus principais inimigos naturais, a Embrapa Roraima está desenvolvendo um projeto que visa identificar os principais insetos que causam danos na cultura do feijão caupi nos cerrados de Roraima, bem como os agentes de controle biológico dessas pragas.

O feijão caupi foi plantado em área de campo experimental e semanalmente monitorou-se, por meio de amostragens, utilizando-se o pano de batida, a presença e a quantidade de insetos. Os insetos coletados, quando necessário, foram criados em dieta natural até a emergência dos adultos ou dos parasitóides. No laboratório os insetos foram montados e identificados.

As principais lagartas desfolhadoras encontradas foram: Omiodes indicata (lagarta-enroladeira), Pseudoplusia includens (lagarta-falsa-medideira), Anticarsia gemmatalis (lagarta-da-soja) e Spodoptera sp.

Os principais coleópteros desfolhadores encontrados foram : Cerotoma arcuata e Diabrotica speciosa.

As principais pragas dos grãos foram os percevejos: Crinocerus sanctus (percevejo-vermelho-do-caupi), Piezodorus guildinii (percevejo verde pequeno), Nezara viridula (percevejo verde) e Euschistus heros (percevejo marrom).

Os principais insetos sugadores foram Empoasca kraemeri (cigarrinha verde) e Aphis craccivora (pulgão preto).

Os principais predadores observados realizando o controle biológico das pragas foram as vespas, as aranhas e a joaninha Cycloneda sanguinea.

Os principais parasitóides das lagartas foram vespinhas da ordem Hymenoptera, que ainda estão em fase de identificação.

Outros organismos, pragas e inimigos naturais, ainda não identificados, também foram coletados durante a pesquisa. A identificação desses organismos está em andamento e, em breve, serão divulgados na mídia e por meio de publicações científicas.

Alberto Luiz Marsaro JúniorEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Comentário sobre o artigo
    To fazendo um trabalho de munitoria de pragas do feijão caupi em moçambique para usar como tese de licenciatura. Acha que independente da população de plantas que tenho o número de 10 plantas é representativo?
    Ergino - 25/02/14 12:21

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br