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Principais relações de comercialização de produtos florestais não madereiros (PFNM) na Amazônia

07/12/2005

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Apesar dos produtos florestais não madeireiros – PFNM serem amplamente utilizados nos dias de hoje na forma de remédios in natura, industrializados como produtos cosméticos, como ingredientes da culinária regional, e mais recentemente na confecção de artesanatos e biojóias - bijuterias originadas de matéria-prima da floresta, tais como: sementes, fibras e cascas - pouco se conhece acerca dos padrões de produção e comercialização destes produtos, que são até mais valorizados pelo mercado internacional que o mercado brasileiro, como o óleo do côco de babaçu, amplamente exportado para a Europa.

Os produtores envolvidos nesta atividade são geralmente extrativistas e ficam à margem de conseguir um retorno econômico justo pelo seu trabalho, com a maior parte da renda concentrada nos intermediários. A falta de políticas específicas para a atividade, bem como de investimento em tecnologia para o aprimoramento da produção, colabora para a continuidade da atividade em moldes rudimentares, cujos métodos tradicionais de extração normalmente geram um grande desperdício de matéria prima, qualidade e um baixo preço pago por estes produtos.

A dificuldade de acesso às áreas onde os PFNM são abundantes, particularmente na Amazônia, é também um dos entraves que mantêm a retirada a granel destes produtos, colocados imediatamente à venda sem maior possibilidade de agregação de valor, devido ao alto custo de transporte até os pontos de comercialização dos centros consumidores. MAY et al (2001) já alertavam para esta realidade e destacaram que qualquer PFNM a ser comercializado além de ter que apresentar um alto valor agregado, deve ocorrer de modo uniforme no bioma regional e ter um atrativo especial, como por exemplo, estar relacionado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o local onde ocorre.

Muitos destes produtos são usados há séculos pelas populações existentes nas regiões tropicais, como, por exemplo, frutos e folhas utilizados na culinária regional, óleos e exudados aplicados na medicina popular, porém, a dispersão das espécies que originam estes produtos aumenta os custos de transporte e a comercialização passa então a ser controlada por uma cadeia de intermediários. Estas características favorecem a criação de relações sociais desfavoráveis dentro da cadeia produtiva dos PFNM em várias regiões da Amazônia, como, por exemplo, o chamado aviamento, muito comum nas áreas do estuário amazônico, em que os termos de troca são desfavoráveis aos extrativistas, já que recebem muito pouco pelos produtos extraídos da floresta e necessitam sujeitar-se a compra de gêneros de higiene, alimentação e outros produtos com preços três a quatro vezes maiores, praticados pelos comerciantes locais.

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Michelliny de Matos Bentes-GamaEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFRO

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  • PFNM
    A respeito do artigo nao tenho nada a dizer, apenas gostaria de saber se você tem alguma relaçao de empresas, associaçoes, cooperativas que comercializa PFNM. Att, Nelma
    Nelma - 05/01/09 15:02

  • babaçu
    achei de otimo interesse pois estou realizando um trabalho sobre o msemo ;e estava com duvidas mas depoi sque li acabei tendo novas ideias em relacao ao assunto...
    tania - 30/03/06 10:16

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