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Processo de inovação requer avaliação multifacetada

23/10/2009

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A inovação é geralmente definida como a implementação de uma invenção. Em outras palavras, ela consiste na transformação de uma invenção em um elemento comercialmente útil e socialmente aceito. Capaz de gerar melhorias, ganhos e/ou lucros, é caracterizada por sua novidade, sua praticidade e utilidade. Ela pode ser incremental ou radical.

Considerado como inovação, o novo produto, novo processo ou novo modelo de negócios tem uma vida caracterizada pelas fases de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Pode viver por muito tempo. Seu declínio não significa necessariamente seu desaparecimento, mas sim sua substituição na maioria de seus usos. Esta substituição ocorre quando outra inovação concorrente apresenta vantagens de menor custo e de rendimentos superiores.

A inovação provoca mudanças tanto na empresa que a adota quanto nos mercados que recebem seus produtos. A empresa pode, em certos casos, ser obrigada a rever as competências dos recursos humanos disponíveis. Os mercados podem sofrer alterações estruturais, criando, às vezes, um monopólio temporário.

A decisão de implementar uma invenção em uma empresa é orientada por cálculos de custos e benefícios. Ela merece ser tomada apenas se há uma expectativa de benefícios que podem ser, por exemplo, econômicos e sociais. O empreendedor se sente estimulado apenas quando tem pelo menos esperança de cobrir suas despesas com a venda ou troca dos produtos obtidos graças à implementação da invenção.

Em razão de sua inegável relevância para a sustentabilidade e competitividade empresarial, a inovação é considerada um fator fundamental de desempenho organizacional. Seu sucesso depende não apenas das condições de sua concretização mas também de seus resultados e impactos.

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Andre Yves CribbEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CTAA

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