Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Produção de Cordeiros

10/10/2008

1 - Introdução

Os sistemas de criação de ovinos no Brasil e no mundo são extremamente variáveis. É possível encontrar animais confinados em um sistema intensivo, até animais criados extensivamente, muitas vezes, quase em estado selvagem. Não há um sistema padrão que possa funcionar adequadamente em todas as regiões, pois as condições climáticas, taxa de lotação, área disponível para a criação e disponibilidade e qualidade das forragens são muito diferentes.

O Brasil tem hoje um rebanho de 13 milhões de cabeças e necessitaria de um rebanho de 28 milhões de matrizes para atender só o estado de São Paulo, supondo-se um consumo per capita de 5 Kg/ano. Esta suposição não é nada utópica haja vista que na Europa o consumo per capita é de 8 Kg/ano, e na Austrália, 20 Kg/ano. O consumo atual no Brasil é de 0,5 Kg/ano. Sendo assim, não há como atender a demanda nacional. Apesar de frigoríficos específicos trabalharem com ociosidade no Brasil é um grande importador de carne ovina, pois não há animais para serem abatidos. Ou seja, tem-se muito que crescer no sentido de se produzir carne, pele e leite. A produção de carne está fortemente impulsionada por esta alta demanda e, acredito que, nos próximos 10 a 15 anos não teremos recessão no setor. Contudo, é necessário salientar que a ovinocultura não é a “salvação da lavoura” como muitos estão pensando. É apenas mais uma atividade a ser explorada e que requer um controle rígido, assim como outros ramos agropecuários, para que se possa obter bons lucros.

A produção de carne ovina, tem aumentado recentemente, impulsionada por um mercado consumidor potencialmente grande nos centros urbanos brasileiros. No entanto, para a produção de animais jovens para o abate é preciso modificar o meio ambiente, principalmente no que se refere à alimentação. As alternativas que se apresentam são o uso de pastagem cultivada e o fornecimento de alimento no cocho, como forma de suplementar o pasto ou, então, manter os animais confinados. Para se tomar a decisão de confinamento total, parcial ou mesmo a suplementação a pasto, alguns fatores devem ser observados: o mercado ao qual são destinados os cordeiros, características de demanda, preço, etc.

A seguir será descritos os aspectos relativos ao manejo alimentar de cordeiros, criados tanto em confinamento quanto a pasto. Como já comentado, a aplicação das sugestões aqui apresentadas vai depender dos objetivos do programa de produção, bem como da economicidade da estratégia proposta em face das respostas esperadas.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima Topo da página


Alexis Wanderley de OliveiraEnvie um email!
Estudante Zootecnia - UFAL

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • ovinos em confinamento
    EU PARTICULAMENTE GOSTEI MUINTO DAS EXPLICAÇÕES EU SOU UM CRIADOR DE OVINOS EM CONFINAMENTO E APRENDI BASTANTE OBRIGADO E PUBLIQUE MAIS.
    Antônio vamberto gonçalves - 15/01/12 23:50

  • Produção de Cordeiro
    Muito boa as explicações.
    Carlos - 17/07/09 08:50

  • Gostei muito do artigo!
    Gostei do seu artigo, publique mais sobre o assunto. Obrigado!
    Julian - 10/10/08 11:34

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br