Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Programa de gestão ambiental da Embrapa Pantanal

26/09/2007

:. Do mesmo autor
A Interação Ser Humano-Natureza

A preocupação ambiental é um tema relevante que deve envolver governo, empresas e a sociedade civil como um todo. A adoção de um Sistema de Gestão Ambiental por parte das empresas privadas, públicas e demais instituições, trás diversas contribuições sociais que promovem a saúde da população, além de uma melhor utilização dos recursos. Assim, as empresas e instituições do setor público, particularmente as que têm como missão direta promover o bem-estar da sociedade, deveriam ser as primeiras a tomar a iniciativa de implantar um sistema eficiente de Gestão Ambiental.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem procurado adequar sua atuação institucional na adoção de práticas baseadas em ética para com o meio ambiente. Assim ao explicitar seu compromisso ambiental institucional para a sociedade, a Embrapa sinaliza para a necessidade de considerar em seu dia-a-dia e em suas linhas de atuação o componente ambiental, de forma sustentável e, assim tornar coerente seu discurso com a prática.

Na Embrapa Pantanal encontra-se em fase de implantação um Programa de Gestão Ambiental baseado em diversas ações voltadas a melhorias de processos implementadas a partir de 1995.

Uma das iniciativas bem sucedidas foi a implantação, a partir de 2001, do Projeto Solar, que propõe um controle gerencial dos resíduos sólidos produzidos na empresa, incentivando a prática da coleta seletiva na Unidade e também na residência de funcionários, contribuindo para reduzir o consumo de matérias-primas que causam impacto ambiental desde a fase de extração, geração, beneficiamento e destino final. Entre as principais contribuições da reciclagem destacam-se a economia de matérias-primas e energia, o combate ao desperdício e a redução da poluição ambiental. Desde a implantação do Projeto Solar, a Embrapa Pantanal contribuiu para evitar a derrubada de 204 árvores adultas e economizou o consumo de 102 mil litros de água. Em 2003 o Projeto Solar recebeu o Prêmio por Excelência na categoria Destaque da Unidade, e está sendo difundido para outras empresas e escolas dos municípios de Corumbá e Ladário (MS).

Em 2004 iniciou-se o processo de compostagem dos resíduos orgânicos gerados na Unidade, com produção final de húmus a ser utilizado na produção de mudas e para venda como "terra vegetal", além disso, foi implantado um sistema simplificado de tratamento de água no campo experimental (Fazenda Nhumirim), para torná-la potável.

Com a aprovação de um projeto interno à Empresa intitulado Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios e Campo Experimental da Embrapa Pantanal, diversas ações voltadas para a gestão de resíduos químicos gerados nos laboratórios e na Fazenda Nhumirim foram priorizadas e estão sendo implementadas. Este projeto contemplou ainda ações voltadas para a Educação Ambiental do público interno como: dinâmicas sobre percepção ambiental; palestras de sensibilização com a metodologia Os Seis Elementos, além de seminários para apropriação e aprofundamento de conceitos sobre ar, água, solo, flora, fauna e uma oficina para construção coletiva do “Kit” Os seis elementos onde, diversos pesquisadores da Unidade contribuíram para o sucesso de sua execução.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Fábio GalvaniEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br