Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Qualidade dos alimentos processados: o desafio da agroindústria familiar

19/10/2009

A melhor diferenciação para os produtos da agroindústria familiar processadora de alimentos é sem dúvida nenhuma a qualidade dos produtos elaborados. Quando se fala em qualidade, logo se pensa nos aspectos inquestionáveis da necessária segurança dos produtos, mas precisa-se com urgência também ter como objetivo a preservação dos aspectos sensoriais dos produtos elaborados, em termos de sabor, aroma, cor e textura.

Os consumidores precisam e querem novamente ter o prazer de saborear um bom produto. O que há de mais prazeroso do que sentir o aroma e sabor das frutas que o rótulo dos produtos nos indicam? Talvez para muitos consumidores seja importante sentir novamente o aroma e o sabor de frutas do cerrado brasileiro, por exemplo, ou de outros alimentos que tragam à sua memória lembranças agradáveis, que os remetam à sua infância saudável.

Conhecer este consumidor e informá-lo é dever do processador de alimentos consciente e interessado em manter o seu produto no mercado. O consumidor pode até conhecer as diferenças sociais de um alimento processado por uma grande empresa e o da agricultura familiar, mas este consumidor precisa ser cativado, principalmente, pela qualidade oferecida por estes produtos.

O consumidor não pode ficar em dúvida sobre determinados aspectos dos produtos adquiridos. A maior parte das suas dúvidas deve ser sanada com as informações contidas nos rótulos.

Definitivamente, processar alimentos não é “cozinhar” em uma outra escala, é necessário sim, conhecer e dominar as tecnologias envolvidas, estabelecer procedimentos, observar as normas de segurança e a legislação dos produtos, formar equipes de trabalho conscientes, adotar boas práticas de fabricação, informar o consumidor e preservar ao máximo as características do produto desejado.

Por esta razão, a Embrapa Agroindústria de Alimentos divulga e populariza os conhecimentos ligados à ciência e tecnologia de alimentos, tornando-os acessíveis àqueles que estão mais perto dos processadores da agroindústria familiar que são os futuros técnicos agrícolas e agropecuários.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Renata TorrezanEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CTAA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br