Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Qualidade Total no Agronegócio

10/08/2004

:. Do mesmo autor
Mais adubo para o agronegócio

Brasil que tem dado certo

Oportunidades e ameaças da visibilidade

A globalização, com a formação de blocos econômicos, maior velocidade na troca de informações, evolução mais rápida de tecnologias e a crescente complexidade e incerteza do ambiente organizacional vem influindo decisivamente para a mudança do padrão de concorrência das empresas. Somado a isto, com o fim da inflação desenfreada na última década, ocorreram mudanças expressivas no padrão de consumo.

Isto afeta visceralmente o modelo de gestão das empresas, voltando-as para o cliente. A isto chamamos de gestão da qualidade.

Normalmente a escolha por determinadas marcas ou produtos pelos clientes envolve alguns fatores. Um deles é a qualidade intrínseca dos produtos (aspecto, cheiro, cor entre outros). Não menos importante é o custo, e para isto ganhos de escala, melhoria nos processos, e outros são fundamentais para aumentar a competitividade. Outro aspecto é a segurança alimentar, e por isso o empresário deve estar atento para um rigoroso controle de qualidade da matéria-prima e para o controle de processos para se evitar contaminação física, microbiana e química (antibióticos, praguicidas, e outros). A eficiência no atendimento, ou eficiência logística também é outro fator crítico. Por fim destacamos a moral da empresa, ou ainda, como ela se relaciona com os seus colaboradores, a credibilidade da marca, a responsabilidade social e ambiental, além de outros atributos intangíveis.

Quando falamos de agronegócio devemos considerar uma complexa rede de troca de mercadorias, serviços, dinheiro e informações que ocorrem entre os diversos atores de uma cadeia produtiva, desde os fornecedores de insumos e outros bens e serviços antes da porteira, passando pela produção agropecuária em si, e os atores à jusante da porteira, como agroindústrias e distribuidores, até chegar ao consumidor.

Considerando esta intrincada cadeia de suprimentos, podemos dizer que a qualidade é definida pelo elo mais fraco, no caso o produtor rural. Geralmente, comparando-se com as indústrias de insumos, agroindústrias e distribuidores os produtores rurais enfrentam maiores problemas de infra-estrutura, capacitação gerencial/administrativa, além de sofrer mais intensamente com fatores biológicos e climáticos.

Portanto a qualidade como fator de competitividade deve ser trabalhada na cadeia produtiva como um todo, capitaneada por setores mais a jusante da porteira, desenvolvendo um trabalho que envolva múltiplos conhecimentos, para traduzir em atributos do produto (químicos, físicos, organolépticos) os desejos de sua majestade, o cliente.

José Eduardo Ferreira da SilvaEnvie um email!
Diretor de Comercialização - SEAPA - MG

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Produtor Elo mais fraco
    No meu ponto de vista o produtor não é o elo mais fraco, é falta de ser mais organizados entre eles, e ainda assim as empresas cada vez mais melhoram as qualidades dos produtos a ser ofertados a eles (produtor). Devido a grande quantidade de empresas ofertando os mesmos produtos ao produtor, ele vai comprar de quem tem melhor qualidade,melhor assistência e produto com o melhor beneficio a ele. Pois ele (produtor) tem que produzir com menor custo e com a melhor qualidade possível para agregar valor a seu produto, pois a Agroindústria também quer comprar produto de qualidade, para pruduzir e vender os seus produtos industrializados com qualidade.Quem faz funcionar toda as cadeias antes e depois da porteira é o PRODUTOR,ai as ofertas dos produtos cada vez melhor.
    João Antonio soler - 29/07/14 16:48

  • Agronegocio
    Parabens pelo trabalho, foi d muita valia pra mem
    Valvenagues Dutra - 08/11/12 12:32

  • agoindutria
    agroindustria e um setor muito burocratico,en que o principal aspecto e enpresas agoundustriais..
    alisson - 27/07/10 09:19

  • qualidade de produtos agriculas
    Achei muito interesante a colocação Do Jose Eduardo gostei muito da materia...Continui assim valeu abração
    roberth chagas - 01/10/09 18:05

  • falar mais sobre: agoindústria
    eu quero mais explicação sobre agoindústria
    renata santos de menezes - 07/10/08 11:32

  • Agroindustria
    A agroindustria pode ser um fotor importante para diminuir as desigualdades sociais, desde que acompanhada de um programa de qualificação profissional. pois este setor hoje,descarta quase que total a mão-de-obra desqualificada.
    Bernardo C. dos Santos - 27/04/08 11:47

  • agoindustria
    agroindutria é uma saida para combater as desegualdades sociais no Brasil só que existe uma grade burocracia neste setor.
    Ananilson - 03/08/05 22:10

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br