Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Seguro agrícola

25/03/2001

Embora o Governo Federal tenha anunciado que no plano de safra 1999/2000 haveria novidades na área de seguro agrícola e esteja estudando modificações na área do seguro rural, até o momento não há nenhuma alteração no seguro da safra de grãos.

Entre as modificações previstas estão a passagem da gestão do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) para o Ministério da Agricultura e a privatização do Instituto de Resseguros do Brasil, com leilão marcado para outubro de 1999.

No modelo atualmente vigente, de redução da participação do Governo na agricultura, salienta-se o papel a ser desempenhado pelos mercados futuros, que podem propiciar a cobertura de riscos de preço, através de operações de hedge, e pelas seguradoras privadas, engajadas na cobertura dos riscos da produção agrícola. Nesse modelo, a médio prazo, o PROAGRO se restringiria a dar cobertura aos riscos de produção da agricultura familiar.

No Brasil, a negociação de produtos agrícolas em mercados futuros ainda é incipiente, representando apenas 2% das mercadorias negociadas nas bolsas de futuros, e seu crescimento vem sendo lento, a partir de uma base muito baixa. No que se refere ao seguro privado, embora exista desde 1966 todo um arcabouço legal que permite e regulamenta esse ramo de negócios, há uma única empresa que funciona como uma seguradora privada, a Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (COSESP), uma estatal de São Paulo, que vem expandindo sua atuação para outros estados, principalmente o Paraná.

Recentemente uma seguradora privada começou a fazer seguro de pomares de maçã, outra estuda a possibilidade de fazer seguro de laranjais, e há duas multinacionais, uma norte-americana e outra mexicana, que avaliam sua entrada no mercado brasileiro de seguros agrícolas.

A abertura comercial do País tornou a questão do risco agrícola mais aguda, uma vez que a importação impede grandes elevações de preço após quebras de safra, que davam ao produtor alguma compensação pela redução no volume produzido.

Apresenta-se a seguir uma breve análise do desempenho recente do PROAGRO e do seguro agrícola da COSESP e as taxas-prêmio que vigorarão para as culturas de verão no ano agrícola 1999/2000.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Sônia Santana MartinsEnvie um email!
Pesquisadora - IEA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • trabalho seguro agricola
    Sou estudante de ciências Atuariais e preciso fazer um trabalho de conclusão de curso sobre seguro agricola (projeto de monografia). Se puder me mande material para poder melhorar minhas pesquisas.
    sabrina - 16/04/07 11:55

  • Trabalho Seguro agricola
    Sou estudante de Administração com enfase em agronegocios e preciso fazer um trabalho de conclusão de curso sobre seguro agricola. Se puder me mande material para poder melhorar minhas pesquisas. No aguardo, Carla
    carla sodre granado - 27/03/07 01:40

  • Seguro Agricola
    Esse produto merece ser aperfeiçoado, pois ainda não atende plenamente os desejos dos produtores e nem consegue sensibilizar as seguradoras, para uma forte atuação no mercado. Haja visto, que temos apenas 4 seguradoras operando, pois a Minas Brasil está fora nessa safra.Precisa de uma profunda discussão junto a comunidade produtiva do setor e também empresas seguradoras, a fim de que se encontre um ponto de equilíbrio que atenda satisfatoriamente um mercado que é responsábel por quase 30% do PIB (O Aronegócio). Já estamos fazendo um trabalho junto a Associações de Produtores de grãos, Associação Paulista de Produtores de Algodão, Federação das Associações de Produtores de Mandioca.
    Americo - 02/09/06 06:33

  • Solicitação de Material
    Prezada Sonia Santana Sou graduando do curso de administração com habilitaçcão em agronegocios,na FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências em Itabuna- BA, pretendendo desenvolver minha monografia na área de seguros agricolas como politica de garantia de safra,e lendo esse excelente artigo, gostaria de solicitar se possivel, o fornecimento de material bibliografico para o enrriquecimento do trabalho
    Matheus Vasconcelos - 25/04/06 21:04

  • Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br