Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Serviço Rural – Um Diferencial Competitivo

19/09/2006

:. Do mesmo autor
Comportamento Organizacional - Desafios da Gerência do Agronegócio.

Conduta Rural em Destaque

Mudando a Conduta Rural

Conduta Rural Motivada

Vendendo para o Agronegócio

O Triângulo do Atendimento Rural

A gestão de pessoas no agronegócio

Arrumação e venda de produtos da agricultura familiar

Qualidade de Vida Rural

Gestão Comercial do Agronegócio – Novos Paradigmas

Modelo Técnico – Caminho do Agonegócio

Comunicação informal no campo

Comportamento Organizacional - Craitividade Perdida

Comportamento Organizacional - Ousadia e Criatividade na Gestão de Pessas do Agronegócio

Comportamento organizacional – Cooperação Rural

Comportamento Organizacional - Educando a Organização Rural

Competência - caminho do sucesso

Conduta Empreendedora e Comunicação

Capital intelectual – instrumento de estímulo à renovação e ao desenvolvimento

Ainda estamos vivendo, não resta a menor dúvida, a era da prestação de serviços. Há alguns anos atrás os profissionais do marketing rural viviam num mundo que vendia produtos físicos, ou seja, tangíveis. Com a evolução dos mercados – principalmente o agropecuário –, e com o advento da globalização, onde os produtos e serviços precisam atender às necessidade, expectativas e anseios da população do planeta, verificou-se, em escala mundial, o desenvolvimento de empresas do agronegócio que prestam ou usam seus serviços como estratégia para atrair e manter seus clientes.

Serviço significa a ação ou efeito de servir. Decorre da atividade humana e tem como propósito facilitar a satisfação das necessidades dos consumidores; sem representar, todavia, um bem material. Significa qualquer ação ou desempenho intangível que uma parte pode ofertar a outra.

O serviço pode ou não estar ligado a um produto físico. Grande parte dos produtos rurais tangíveis possui algum tipo de serviço embutido. Por exemplo: ao adquirirmos um pulverizador de produtos químicos (bem tangível), ele vem acompanhado de um certificado que garante seus componentes por um determinado período de tempo. O pulverizado vem acompanhada de um manual contendo todas as instruções de uso e os cuidados que o consumidor deve ter. A garantia está intimamente ligada ao produto (tangível); entretanto, ela faz parte do serviço (intangível) de manutenção e conservação do pulverizador.

O serviços apresentam as mesmas características: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. Observe o diagrama a seguir:

1.INTANGIBILIDADE – os serviços são produtos intangíveis, isto é, eles não podem ser vistos, provados, cheirados e etc. Kotler menciona que para tornar menor a incerteza, os compradores buscam sinais ou evidências da qualidade do serviço. Assim, fica fácil concluir que a tarefa de gestor de um negócio é transformar o serviço tangível, ou seja, fazer com que os fatos e idéias referentes aos serviços sejam percebidos – como algo tangível – pelos clientes.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


José Carlos CairesEnvie um email!
Técncio de Nível Superior II - EMBRAPA/CPATC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br