Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Sistema Plantio Direto: Uma alternativa para os produtores de grãos de Sergipe

20/11/2004

O sistema convencional de preparo do solo, que preconiza o seu intenso revolvimento, tem como objetivos principais controlar as plantas invasoras, incorporar restos culturais e obter um leito de semeadura “ideal” para germinação das sementes e desenvolvimento inicial da plantas. No entanto, as seguidas passadas de arados e grades provocam ntensiva desestruturação do horizonte superficial, que combinado com a compactação subsuperficial diminui intensivamente a apacidade de infiltração de água no solo, deixando-o extremamente vulnerável ao processo de erosão hídrica e a altas temperaturas. Além disso, esse sistema de cultivo provoca acentuada baixa no teor da matéria orgânica e vida microbiana do solo, com conseqüente perda da fertilidade e queda na produtividade das lavouras.

Preocupados com a situação da elevada degradação e buscando uma alternativa para conservação dos solos agrícolas, na década de 1970, os produtores da região sul do Brasil iniciaram a utilização do Sistema Plantio Direto (SPD), que é uma prática conservacionista, onde o fertilizante e as sementes são depositados nas linhas de plantio com mínima movimentação do solo sem o seu prévio preparo. Segundo a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha - FEBRAPDP, entre safra verão/safrinha/inverno de 2003/2004, cerca de 22 milhões de hectares foram cultivados no Brasil utilizando o SPD, sendo que, a maioria das áreas se concentram no Sul e Cerrados do país. A principal característica desse sistema é a manutenção da cobertura do solo com restos vegetais, o que evita o impacto direto das gotas da chuva, as elevadas variações de temperatura e as altas taxas de evaporação da água do solo. Após alguns anos de implantação do SPD, observa-se a elevação nos níveis do teor de matéria orgânica e na atividade macro e microbiológica do solo, o que mantêm sua fertilidade e produtividade. Por isso o SPD pode ser considerado o sistema que mais se aproxima do conceito de agricultura sustentável ao longo do tempo.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Edson Patto PachecoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPATC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • SPD
    Gostei muito do artigo, e, como estudante de Agroecologia, acho muito importante termos sites como este, tratando de temas ecológicos, expostos de maneira clara e explicativa para que pessoas leigas também consigam se inteirar.
    Karoline - 04/06/11 15:52

  • SPD
    Sou técnico em agropecuária, curso agronomia na Universidade Estadual de Roraima, gostaria de saber se há condições de se trabalhahr este sistema na agricultura familiar, sabendo de uso de pequenas áreas teria condições de implantar e quais os pontos negativos e positivos para Agricultura familiar.
    Mário Cesar Martins Costa de Freitas - 02/07/09 10:05

  • Sistema de Plantio Direto
    Sou técnica em agropecuária, estou cursando agronomia na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)e gostei muito do seu artigo. Gostaria de saber dos pontos negativos do SPD, condições onde este ñ poderia ser implantado, caso existam, e como são feitas as abubações.
    Priscila Nascimento - 14/06/07 13:15

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br