Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Sistemas de irrigação para o tomateiro grupo agro-industrial

09/04/2003

POR:

José Orestes M. Carvalho, José Magno Q. Luz, Fernando C. Juliatti, Reges Eduardo F. Teodoro

De acordo com Silva & Marouelli (1999), até o início da década 80, o método de irrigação para o tomateiro para processamento mais utilizado no Brasil era o de sulcos superficiais, apesar da maioria dos solos terem altas capacidades de infiltração, não sendo apropriados para esse sistema de irrigação. Mas já na década de 70, produtores, extensionistas e pesquisadores iniciaram a procura por sistemas de irrigação mais eficientes, principalmente para solos com alta capacidade de infiltração.

Caixeta et al. (1977) compararam irrigação por sulcos com irrigação por gotejamento em um solo com textura grossa, aplicando a mesma quantidade de água para ambos os sistemas. Embora não tenham encontrado diferenças significativas para a maioria das características entre os métodos avaliados, a performance da irrigação por sulcos foi um pouco melhor para produtividade.

Soares & Faria (1983) estudaram a influência de sistemas de irrigação na produção de tomates para processamento em um latossolo. Eles obtiveram produção de frutos comercializáveis similar para os sistemas de irrigação por sulcos superficiais e aspersão. Entretanto, a eficiência do uso da água no sistema de aspersão foi aproximadamente duas vezes superior. Contudo, a irrigação por aspersão favoreceu alta ocorrência de frutos podres e 2,5 vezes mais frutos com podridão do final do florescimento.

Estudos sobre o efeito de diferentes sistemas de irrigação na produção e qualidade de frutos de tomate para processamento no sudeste da Espanha (região semi-árida) foram realizados por Prieto et al. (1999). Sob as condições experimentais, a irrigação por sulcos teve a menor produtividade quando um alto nível de umidade no solo foi mantido. O uso de estratégias de irrigação produzindo déficit hídrico moderado permitiu uma economia de água significativa, e também proporcionou um aumento no valor do Brix. Esse aumento em sólidos solúveis foi mais claramente observado usando irrigação por gotejamento. O déficit hídrico induzido nestes ensaios produziu alguma perda na produção de frutos vermelhos (maduros).

Páginas: anterior 1 2 3 4 próxima Topo da página


José Orestes Merola de CarvalhoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRO

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • comentario
    bem legal esse artigo, é bem completo.
    thaís - 10/05/12 11:18

  • irrigaçao
    gostaria de comentar que o sistema melhor de irrigaçao de tomate e por suco melhor e mais pratico
    Pablo Emerson - 18/02/12 22:30

  • projeto de irrigação de horta

    lidiana - 10/12/09 21:04

  • como fazer um projeto de irrigação de horta atraves gotejamento

    lidiana - 06/11/09 02:37

  • irrigacao
    Gostaria de saber mais sobre o sistema de irrigacao p/ horta de +- meio alquero , plantacao de quiabo . Aguardo resposta
    Libia Reis - 20/09/09 10:21

  • projeto de irrigação de horta
    como fazer um projeto de irrigação de horta?
    aron soares sahaba - 11/07/09 01:22

  • sistema de irrigaçoes para horta
    trabalhamos em uma horta muito grande, onde o sistema de irrigaçao ainda e manual, pensei em modificar e pretendemos implantar um sistema de irrigaçao que seja eficas
    AMAURI - 09/10/08 09:04

  • diferentes tipos de sitemas de rega
    gostaria de obter mais informaçoes sobre os diferentes sistemas de irrigaçao, antigos e modernos.. obrigado pela atençao
    silvana pinto - 07/04/08 11:01

  • irrigaçao
    qual a importancia da irrigaçao na cultura do tomate
    VILMa - 28/09/07 03:55

  • Irrigação por gotejamento em berinjela
    Gostaria de saber quais as vantagens do gotejamento na cultura de berinjela,qual a quantidade de agua que cada planta necessita (no caso a berinjela),como devo fazer a fertirrigalção,qual fertilizante composto de macro e micronutrientes devo utilizar na colheita(época de frutificação)Obrigado, Mateus.
    Mateus - 21/02/06 03:32

  • Dúvida
    Gostaria de saber se no uso do sistema de irrigação por gotejo na cultura de tomate industrial, onde houve incremento de produção (150-200 t por hectare) é necessário envarar o tomate ou matem o mesmo sistema do Pivot, tomate rasteiro.
    Elmiro V. Queiroz - 15/12/05 16:20

  • Re: sistemas de irrigação
    Em sistemas caseiros, onde a exigência de uniformidade na irrigação é pequena, pode-se fazer adaptações como estas, onde faz-se furos mais ou menos com mesmo diâmetro a pequenos espaços um do outro (pode ser 15 a 30 cm). Pode parecer mais barato, mas, deve-se avaliar as opções disponíveis no comércio local.
    José Orestes Merola de Carvalho - 18/08/05 06:32

  • sistemas de irrigação
    Gostaria de ter conhecimento sobre sistema de irrigação por gotejamento em horta pequena. Teve uma feira agropecuaria aqui em Goiânia na UFG onde havia um reservatório de + - 50lts e pequenos tubos de borracha flexivel alinhados nos canteiros. não vi gotejadores e fiquei na duvida como funciona. Voces podem me explicar ? Agradeço
    PAULO RONALDO VILELA DE LIMA - 02/08/05 05:40

  • Re: envio de informações sobre o sistema de irrigação...
    você pode encontrar mais informações sobre irrigação nos livros: Dengo, M.B. Meio ambiente e irrigação. Secretaria nacional de irrigação, 1992. Bernardo, S. Manual de irrigação. Editora da UFV, 1989.
    José Orestes Merola de Carvalho - 23/02/05 04:27

  • envio de informações sobre o sistema de irrigação...
    vcs poderiam me enformar de mais assuntos sober irrigaçao por favor????? agradeço
    pk@ - 19/02/05 11:12

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br