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Tecnologia de alimentos e agregação de valor a matérias-primas agropecuárias: uma dupla em crescente consolidação no Brasil

21/10/2009

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Tecnologia de alimentos e agregação de valor a matérias-primas agropecuárias: uma dupla em crescente consolidação no Brasil

¹André Yves Cribb

Classificada como uma das áreas das Ciências Agrárias, a Tecnologia de Alimentos envolve principalmente conhecimentos técnico-científicos, relativos à industrialização de produtos de origem vegetal e animal. Sua abrangência se estende desde a seleção de matérias-primas até o transporte e comercialização dos produtos. A tecnologia de alimentos fornece importantes recursos que auxiliam na geração de produtos com maior valor agregado em relação às matérias-primas agrícolas in natura. Tais recursos são principalmente relacionados com o processamento e a embalagem de alimentos.

A “agregação de valor” é uma estratégia de produção bastante recomendada para as empresas do setor agroalimentar. Utilizada a favor do aumento da competitividade, ela pressupõe a antecipação de tendências, a distinção de mercados em termos de quantidade e qualidade, a busca de inovações e marcas diferenciadas e a identificação da percepção dos consumidores. Geralmente, procura se evidenciar por meio da redução de custos de produção ou do aumento da propensão de compra do comprador. Baseia-se fundamentalmente na adaptação contínua e rápida das empresas a novas tendências do ambiente externo.

No setor agroalimentar, a geração/aquisição e aplicação de tecnologias eficientes é uma condição importante para a agregação de valor a matérias-primas. A redução de custos pode ocorrer em termos financeiros ou em termos de conveniência ou tempo. A propensão de compra pode ser aumentada graças à oferta de produtos com maior qualidade e segurança. Existem várias práticas adotadas para a agregação de valor a produtos. Tais práticas incluem a modificação dos ingredientes do produto, modificação das funções principais de uso do produto, substituição dos itens acessórios (embalagens, por exemplo), modificação da forma de distribuição, seleção dos locais de oferta do produto.

Apesar de ser tradicionalmente um país exportador de commodities, o Brasil vem agregando cada vez mais valor a seus produtos nos últimos trinta anos. A mudança na sua trajetória surgiu na década de 1970, quando os produtos manufaturados começaram a ganhar maior participação na pauta de exportação do Brasil. No período de 1997 a 2005, a proporção de agregação de valor nas exportações de semi-manufaturados e manufaturados dos agronegócios foi significativa, atingindo em média um nível superior a 50%.

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Pesquisador - EMBRAPA/CTAA

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