Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Tecnologia espacial a serviço de Roraima (II)

01/02/2007

:. Do mesmo autor
Desmatamento em Roraima: interpretando dados oficiais

Tecnologia espacial a serviço de Roraima (I)

Dando continuidade ao tema sobre a utilização de dados espaciais provenientes de satélites artificiais, no monitoramento de recursos naturais, um projeto de relevante importância tem sido o PROARCO (Programa de Monitoramento, Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal), conduzido através da parceria entre INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e IBAMA.

Desde o incêndio florestal de 1998, Roraima e os demais estados da Amazônia Legal Brasileira recebem, através do PROARCO, dados de satélite relativos a queimadas, conhecidos como focos de calor (hot spots). Conceitualmente, foco de calor é o registro de calor capturado por sensores termais, isto é, quando uma superfície atinge uma determinada temperatura (no caso, acima de 47º), ela é captada por sensores a bordo de satélites específicos.

Atualmente, o PROARCO recebe informações de focos de calor de 3 satélites: NOAA, GOES e MODIS, totalizando 16 imagens diárias. O projeto consiste na análise dos dados e na difusão aos órgãos parceiros, visando realização de ações integradas de prevenção e controle de incêndios florestais com a participação da sociedade civil (em brigadas comunitárias). Os dados gerados pelos satélites, depois de analisados, ficam disponíveis aos usuários na Internet aproximadamente 20 minutos após a passagem dos satélites. Em seguida, as informações podem ser repassadas para as equipes de combate e Comitês de prevenção e combate a Queimadas e Incêndios florestais. Nos estados há as chamadas Salas de Situação, que funcionam sob a responsabilidade de diversos órgãos de acordo com a realidade local e têm a finalidade de monitorar periodicamente os dados gerados pelo INPE/IBAMA e repassá-los às equipes locais de combate.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Maristela Ramalho XaudEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br