Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Transferência participativa de tecnologias na agricultura familiar em Roraima

17/09/2006

Como parte das atividades de transferência de tecnologias sob a coordenação da Embrapa Roraima está em execução, na comunidade de Pirilândia, município de Mucajaí (RR), projeto focado na produção de alimentos junto a agricultores familiares desta localidade.

O objetivo maior, além da oferta de alimentos e da preservação ambiental, é ampliar as oportunidades de trabalho e, principalmente de renda das famílias desta comunidade, com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar. O projeto “Validação de tecnologias para agricultores familiares da comunidade de Pirilândia” teve início em agosto/2005 e tem duração prevista de 21 meses. O financiamento do projeto é feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social/ Programa Fome Zero As instituições parceiras envolvidas neste projeto são a Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Prefeitura Municipal de Mucajaí.

Na Vila Pirilândia, distante aproximadamente 130 km de Boa Vista, moram atualmente, 30 famílias, que em sua maioria exploram pequenas áreas de 2 a 3 hectares (ha). As unidades de produção familiares estão baseadas no cultivo de culturas alimentares para o sustento das famílias e comercialização do pequeno excedente da produção nas feiras livres de Boa Vista.

O projeto em execução está focado em ações articuladas e participativas e as atividades estão centradas para a exploração dos recursos naturais, com ênfase para a utilização racional da água para irrigação de culturas de interesse; utilização de fertilizantes e corretivos com vista à otimização da capacidade produtiva do solo e exploração mais prolongada da área; criação de galinha caipira, como fonte de proteína animal para alimentação humana e recuperação de matas ciliares de igarapé existente na localidade, entre outras metas previstas.

Em 2006 foram realizadas atividades para o reconhecimento da oferta ambiental local, preparo de áreas, aplicação de corretivos e fertilizantes e reuniões com os agricultores. Nesta primeira fase estão integrados ao projeto 18 famílias e as atividades estão estabelecidas em nove propriedades (média de 1,5 ha/propriedade) e em uma área de 1,5 ha, que agrega nove agricultores em sistema de exploração coletiva. Em maio foi realizado o plantio das culturas selecionadas, segundo o interesse dos agricultores, sendo a macaxeira, o milho, o arroz e o amendoim as mais cultivadas, tanto em cultivo solteiro como consorciados. Foram implantadas ainda Unidades Demonstrativas com as culturas da soja verde, para consumo como hortaliça, o amendoim, o milho e a macaxeira em diferentes sistemas de plantio. Nestas Unidades Demonstrativas o foco é apresentar resultados de tecnologias geradas, adaptadas ou adotadas pela Embrapa Roraima para o Estado e monitorar o desempenho dos materiais que estão sendo apresentados, nas condições do manejo e tratos culturais praticados pelo agricultor.

O resultado esperado, pelas ações já realizadas e por outras programadas é, sobretudo a melhoria da qualidade de vida das famílias, pelo aumento da oferta de alimentos e da renda. Esta resposta poderá repercutir em outros setores do cotidiano das famílias como integração das atividades agrícolas, cultivos sucessivos na mesma área, em função do uso racional de fertilizantes e rotação de culturas, e preservação ambiental através do uso racional dos recursos naturais existentes no local.

Jane Maria Franco de OliveiraEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CNPF

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • solo
    Olá jane,tudo bem ? seramente? tá baon. Quanto ao progama pelo que vi.despresou o solo, acho que deviamos intervir não para prologar o maximo de tempo de exploraçãodo solo,mais para usa-lo indefidamente se fezermos o manejo adequado
    pero pero - 03/03/07 01:00

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br