Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Tratamento de dejetos:desafios da suinocultura tecnificada

02/08/2007

Os sistemas de produção de animais têm sofrido grandes transformações através do tempo para tentar suprir a demanda por alimentos de origem animal. Um fenômeno que se observa é a profissionalização do setor produtivo, transformando as granjas produtoras de animais ou de produtos destes em verdadeiras fábricas de proteína animal.

As características e tendências dos sistemas produtivos modernos apontam para um modelo de confinamento em unidades restritas, com aumento de escala de produção. Um dos aspectos que são considerados dizem respeito a redução de custos envolvendo a logística entre produção e a industrialização dos produtos cárneos.

Isto cria, em muitos casos, grandes problemas ambientais nas regiões produtoras, devido a alta geração de resíduos que na maioria dos casos tem como destino a simples disposição no solo. Esta prática faz com que, em muitas situações, se tenha um excesso de elementos no solo (nutrientes, metais, patógenos, entre outros), tornando difícil a absorção à mesma taxa em que estes elementos são aplicados. Este fato acarreta a lixiviação e/ou percolação destes resíduos para os corpos d´água superficiais e subterrâneos, causando a poluição destes ambientes.

Das alternativas existentes para o manejo de dejetos, o tratamento em muitos casos apresenta-se como única alternativa para viabilizar ambientalmente a atividade. Esta prática, via de regra, não é muito bem aceita pelos produtores, sofrendo resistência para sua aplicação. Os motivos para isto se devem, primeiramente, ao fato do dejeto suíno sempre ter sido visto pelo homem como um fertilizante do solo, tornando assim o seu tratamento desnecessário. Em segundo lugar pela necessidade da aplicação de recursos financeiros, nem sempre desejável pelo responsável da atividade, haja vista que na maioria dos casos os investimentos não são convertidos em renda direta.

No entanto, a situação ambiental crítica vivida em muitas regiões produtoras, aliada a possibilidade de restrições de mercado nacional e internacional já no curto prazo, demanda a necessidade de maior atenção no que diz respeito ao trato com os resíduos das atividade que produzem animais, assim como já aconteceu com o sistema produtivo (melhoramento genético, conversão alimentar, controle de doenças, etc.).

Páginas: anterior 1 2 3 4 próxima Topo da página


Aírton KunzEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CNPSA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Projeto Sobre Suinocultura
    Por gentileza estou atraz de um modelo de suinocultura, Quanto irei investir para ter um plantel de 20 a 25 matrizes com construção de galpão alimentação, toda infra-estrutura. estou tentando viabilizar a verba com o governo estadual mas precizo destes dados para ajudar uma ONG e ajudar 20 familias a criar uma renda justa.
    RAFAEL SENA - 24/07/09 21:22

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br