Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

17/03/2004

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

Por: Zilca Campos e Marcos Eduardo Coutinho.

Estudos de estimativas populacionais são fundamentais para identificação do status de conservação das espécies selvagens e para avaliação dos estoques sujeitos à manejo. Normalmente, os métodos tradicionais usados para o monitoramento das densidades das populações naturais são difíceis de execução no campo e onerosos a longo prazo. Várias espécies de vertebrados podem ser monitoradas com auxílio do ultraleve, tanto nas contagens de seus indivíduos como de seus ninhos. São eles: capivara, veado-campeiro, cervo, tamanduá-bandeira, quati, caititu, queixada, porco-monteiro, ema, tuiuiú, e jacaré-do-Pantanal.

Os levantamentos de populações de crocodilianos em todo o mundo são feitos principalmente em contagens noturnas. Esse método tem limitações no seu uso, para áreas remotas e vegetadas. Além disso, as contagens são afetadas pelas condições do habitat e fatores ambientais, como temperatura e nível de água. Os crocodilianos também aprendem a evitar os feixes de luzes que os identificam através do brilho dos seus olhos. O levantamento aéreo tem sido uma boa alternativa para amenizar os problemas metodológicos e econômicos das contagens noturnas de crocodilianos.

A Embrapa Pantanal utiliza a aeronave ultraleve no monitoramento da distribuição e abundância, na avaliação do potencial reprodutivo, na identificação dos padrões de movimento, e no estudo do comportamento de termorregulação dos jacarés, no âmbito das fazendas. As contagens de ninhos de jacarés na vegetação flutuante têm sido feita de ultraleve, desde 1989. O método cobre uma área conhecida de lagos vegetados em sobrevoos razantes localizando os ninhos e identifica-os nas condições de bom, inundado ou eclodido. A experiência do contador tem fundamental importância no êxito dessa ferramenta de pesquisa. Os efeitos do habitat e da sazonalidade nas densidades observadas dos jacarés foi executada em 1993 e 1994, nas áreas de lagos e rios intermitentes. As altas concentrações de jacarés na seca facilitam a eficácia do método, aliada a experiência do contador e das condições atmosféricas. A aeronave deve ser equipada com um GPS, para orientar os vôos nos transectos previamente estabelecidos, e de um termômetro para registrar a temperatura do ar. Os levantamentos de ultraleve devem ser conduzidos no primeiro horário da manhã (7 às 9 h) e no final da tarde (15 às 17 h), quando as condições atmosféricas são favoráveis, sem vento e com temperaturas mais suaves. A velocidade deve variar entre 60 a 80 km/h e a altitude deve ficar entre 40 a 50 m, que pode ser checada com auxílio de um altímetro de mão. A definição dos quadrantes de amostragens permanente permite o monitoramento ano após ano das variações das densidades das espécies contadas.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Ultraleve
    Ótimo artigo, mas o que meleva a contactar é a curiosidade de saber qual o aparelho ultraleve (Tipo, modelo) que voces estão usando? Lucas Augusto Piloto de Ultraleve Rio de Janeiro
    Lucas Augusto - 28/11/04 20:53

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br